Otite Canina: O que é e Como Prevenir

in , ,

Saiba mais sobre a doença que pode ocorrer no ouvido do seu pet!

O que é otite?

A otite canina é uma doença bem comum em cães, pois eles apresentam um canal auditivo longo que facilita a ocorrência de infecções e dificulta na prevenção e tratamento.

Conheça melhor a doença:

Raças mais acometidas:

O processo inflamatório se localiza no conduto auditico do animal e é mais comum em raças que apresentam orelhas longas pois estas complicam a entrada de ar e uma secagem adequada do canal auditivo. Isso deixa a região úmida e aquecida, o que favorece o crescimento microbiano.

Dentre as raças mais acometidas estão o Basset Hound, Golden Retriever, entre outros. Alguns gatos também podem apresentar otite, poém não é tão comum quanto em cães, pois a anatomia do ouvido felino não é tão favorável ao seu aparecimento.

Foto: Canva

Quais são os principais sinais da otite canina?

Os sinais podem variar de acordo com a causa, mas existem alguns clássicos como: prurido forte nas orelhas, inclinação da cabeça para o lado, inchaço e hiperemia (vermelhidão), secreções que podem levar a um odor desagradável, perda da audição e dor intensa.

Vale lembrar que um animal com dor pode se tornar mais agressivo, principalmente quando alguém se aproxima do local dolorido, no caso as orelhas.

Como a coceira na região é muito intensa, o cão pode apresentar ferimentos causados por ele mesmo de tanto se coçar.

Como a otite é causada?

A otite canina apresenta causas distintas e afeta diferentes locais do ouvido, podendo ser classificada em: otite externa, otite média ou otite interna.

A otite infecciosa é causada por bactérias e na maioria das vezes apresenta pus. Precisa ser tratada com antibióticos em associação com o medicamento tópico que deve ser usado na região infeccionada.

A doença também pode ocorrer por fungos como Malassézia, sendo a forma mais comum e apresentando acúmulo de cera com um cheiro característico.

A otite causada por parasitas tem como principais causadores os carrapatos e ácaros e deverão ser tratadas de formas diferentes de acordo com o nível da doença.

Animais que produzem uma quantidade muito grande de cera podem apresentar inflamações pelo seu acúmulo.

Além destes, outros fatores podem ser responsáveis pelo aparecimento de otites, como sarna, alergias, corpos estranhos, tumores, entre outros.

Como é feito o diagnóstico?

O diagnóstico da otite é feito através dos sinais apresentados e do histórico do animal relatado pelo tutor. Também é realizada a avaliação do conduto auditivo com um otoscópio e a citologia da cera encontrada para determinar a principal causa do problema.

Foto: Canva

Qual o tratamento ideal para otite?

Para o tratamento da otite são usados medicamentos tópicos e deve ser feita a limpeza adequada dos ouvidos do cão.

De acordo com a causa encontrada, pode ser necessário o uso de outros medicamentos como antibióticos e anti-inflamatórios.

Como prevenir?

Para prevenir a ocorrência de otite, deve-se manter uma boa higiene do ouvido e orelhas do cão. Essa limpeza inclui a tosa dos pelos excessivos que podem crescer na parte interna da orelha para reduzir o acúmulo de sujeira na região.

Atenção!

Deve-se tomar muito cuidado ao dar banho nos animais para que não entre água em seus condutos auditivos. É recomendado que nesses momentos se coloque um algodão nos ouvidos.

Também é de suma importância levar os cães ao veterinário regularmente para exames de rotina.

Leia mais: Doenças mais comuns de cada raça de cachorro

Você conhecia a otite canina? Conta pra gente nos comentários!

Amanda

Escrito por Amanda

Estudante de Medicina Veterinária, com interesse em clinicar. Pretendo me especializar em Medicina de Felinos ao final da faculdade, porém também tenho um grande amor pelos cãezinhos. Tenho um perfil de estudos no Instagram (@veterinanda_) onde compartilho um pouquinho da minha rotina como universitária e disponibilizo vários resumos para os amigos da graduação e apaixonados por animais, assim como eu.

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Loading…

0

Comentários

0 comments

Mais artigos como este:

Conheça o BOX.Petiko para Gatos!

Síndrome e Cuidados com Cães Braquicefálicos