Senciência e o Enriquecimento Ambiental

in

Descubra o que é senciência e porque é importante para o pet e seu ambiente.

Você já deve ter ouvido falar em senciência. Em agosto de 2019 foi aprovado o Projeto de Lei 27/2018, que reconhece os animais como sendo sujeitos de direito e não como objetos e, além disso, reconhece também sua senciência… Mas o que é isso?

O que é senciência?

O Projeto de Lei 27/2018 destaca que seres sencientes são seres “passíveis de sofrimento” – artigo 2º parágrafo 3º. De forma mais ampla, senciência significa ser capaz de sentir emoções, sejam positivas ou negativas e ser capaz de reagir a um estímulo de forma consciente.

Segundo a Dra. Cristiane Pizzutto (Pet South America, 2020), as emoções são geradas a partir de estímulos e muitos deles são ambientais, ou seja, o ambiente em que um animal vive é muito importante, pois é nele que o animal recebe os estímulos que gerarão emoções positivas ou negativas. Ela também enfatiza que o comportamento de um animal está ligado aos estímulos ambientais que recebe e a constante exposição a estímulos estressantes pode prejudicar sua saúde física e mental.

Qual a relação entre senciência e enriquecimento ambiental?

Se o ambiente em que nossos pets vivem influencia nas emoções que eles sentem, criar um ambiente adequado, sem estímulos estressantes e no qual eles possam experimentar mais estímulos positivos e, portanto, mais emoções positivas tem tudo a ver com o enriquecimento ambiental, pois essa é uma forma de promover bem-estar através de um ambiente em que o pet possa expressar seus comportamentos naturais, tendo oportunidades de escolha (BOERE, 2001) e melhorando sua qualidade de vida.

O que fazer?

Uma das formas de enriquecimento ambiental é o alimentar, você pode começar oferecendo as refeições do seu pet sempre de forma interativa, pode ser com um brinquedo dispenser de ração, um brinquedo recheado, um comedouro lento ou até mesmo com coisas que você já tenha em casa como rolinhos de papel higiênico ou caixas de papelão (atenção para sempre supervisionar o pet nessas brincadeiras até ter certeza de que ele não vai tentar comer o papelão).

Foto: @joy.2theworld

Mas você também pode enriquecer a rotina do seu pet de outras formas com brinquedos como pelúcias com diferentes texturas e barulhos, treinos e atividade física!

Foto: @snoopy_charlotte_pomeranians

É importante também conhecer as necessidades do seu pet e quais os comportamentos naturais da sua espécie para também proporcionar a ele a oportunidade de expressá-los de forma adequada. Os gatos, por exemplo, gostam de se caçar, ficar em lugares altos, se esconder para se sentirem seguros, arranhar… Já como comportamentos naturais dos cães podemos citar procurar alimento, roer, morder, correr, farejar, cavar.

Foto: @senhoritamaya_romeo
Foto: @senhoritamaya_romeo

Claro que, por mais que a gente queira, não temos como fazer com que nossos pets tenham apenas experiências positivas, mas podemos nos esforçar para que eles tenham mais experiências positivas do que negativas em suas vidas e assim sentirem também mais emoções positivas e viverem um bem-estar real.

BOERE, V. Environmental enrichment for neotropical primates in captivity. Ciência Rural, v. 31, n. 3, p. 543-551, 2001a.

Leia também: O Que Se Passa na Cabeça de um Cachorro?

Curtiu o texto? Conta aí pra gente!

Maíra

Escrito por Maíra

Sou formada em Letras pelas FAAT - Faculdades Atibaia e "quase" adestradora. Mamily da Joy e da Pepper que me deram coragem de buscar fazer o que realmente gosto: trabalhar com animais e ajudar as pessoas a melhorarem seu relacionamento com seus pets através da educação canina.

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Loading…

0

Comentários

0 comments

Mais artigos como este:

Pesquisas Apontam que Gatos e Cachorros Imitam a Personalidade do Tutor

5 Livros Para Saber Mais Sobre Ativismo