5 Livros Para Saber Mais Sobre Ativismo

in

Para quem gosta do tema – e também de boas histórias.

1. Desistir Nunca Foi Uma Opção

Da minha amiga, atriz e ativista Julia Bobrow, em parceria com Daniel Guth, o livro conta a história de Mocinha – uma linda vira-lata resgatada das ruas que, um ano depois de ser adotada, foi acometida por uma misteriosa doença degenerativa. Aos poucos, Mocinha foi perdendo os movimentos das patas traseiras e dianteiras.

Entre a tetraplegia e, em seguida, a paralisia completa, as indicações e conselhos seguiam o senso comum em casos assim: a eutanásia. Mas desistir nunca foi uma opção. Mocinha não sentia dor nem sabia o que era sofrer. Viveu de forma plena e feliz. E sua história de superação é um exemplo da luta pelos direitos dos animais com deficiência.

2. O Zoológico de Varsóvia

O livro conta a história real de Jan e Antonina Zabinski, encarregados do Jardim Zoológico de Varsóvia, na Polônia, que salvaram centenas de animais e judeus durante a Segunda Guerra Mundial.

Baseado no diário de Antonina, a autora Diane Ackerman detalha a luta do casal para proteger os animais que sobreviveram aos bombardeios e à crueldade dos soldados alemães, e a coragem de salvar mais de 300 judeus abrigando-os nas dependências do zoológico. A obra ressalta também a obsessão dos nazistas por animais raros e o plano dos seguidores de Hitler em criar o que chamavam de “linhagem pura” a partir de exemplares de determinadas espécies. Em 2017, o livro virou filme sob a direção de Niki Caro.

3. Resgate Animal

Um livro interativo – e incrível – para crianças e adultos! Do genial Patrick George, o leitor é o herói da história: basta virar as páginas transparentes e passar o elefante que está no circo para a selva; o urso que está no zoológico para a floresta; a orca que está piscina para o oceano; entre outros tantos resgates.

Uma maneira divertida, simples e gentil de introduzir a importância da liberdade e do bem-estar dos animais não só às crianças, mas também a nós, adultos, muitas vezes desprovidos de informação ou, simplesmente e sem maldade, agindo de forma automática, sob velhos hábitos.

4. Behind The Dolphin Smile

Do ex-treinador de cetáceos e hoje ativista Richard O’Barry, ainda sem versão traduzida para o português, o livro não só é uma lição de ativismo, mas também de como nós, seres humanos, somos capazes de mudar o mundo mudando nossas próprias escolhas.

O’Barry treinava os cinco animais que interpretavam o golfinho Flipper na famosa série de televisão homônima exibida nos anos 1960. Quando o show foi cancelado, a golfinho com a qual o treinador tinha mais afinidade morreu de estresse em seus braços. Foi quando Richard percebeu que a maior parte de sua carreira como treinador de animais havia sido um erro e prometeu a si mesmo que, a partir de então, dedicaria a sua vida a reabilitar e libertar a espécie que ele havia, de certa forma, ajudado a prender com o sucesso de Flipper.

5. Ativismo Consciente: A Importância da Inteligência Emocional na Causa Animal

Desta mesma autora que vos escreve, ao contrário do que eu mesma acreditava no início da minha jornada como ativista, identificar-se com uma causa não significa que estejamos preparados para lutar por ela. É preciso estudo, tempo, dedicação, planejamento e, principalmente, inteligência emocional.

Neste meu primeiro livro, compartilho minha experiência de mais de 10 anos como militante da causa animal, meus erros, acertos e aprendizados, incluindo o mais importante de todos eles: respeitar o processo evolutivo de cada ser humano para mudar a vida de cada animal.

Leia também: 5 Documentários Sobre Ativismo para Assistir na Quarentena

E aí, já leu algum livro da lista? Conta pra gente!

Carol Zerbato

Escrito por Carol Zerbato

Escritora, publicitária e ativista pelos direitos dos animais, Carol Zerbato já foi locutora e repórter; trabalhou com comunicação corporativa e assessoria de imprensa; e atuou como redatora e revisora. Foi uma das embaixadoras da campanha contra a Leishmaniose Canina e é uma das madrinhas do Santuário de Elefantes Brasil. É autora do livro Ativismo Consciente: A importância da Inteligência Emocional na Causa Animal, criadora da Cachorra Carol, palestrante e mãe de três filhos: Rachel, a mais velha, uma labralata; Deloris, a do meio, uma gata vira-lata; e Ben, o caçula, um humano.

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Loading…

0

Comentários

0 comments

Mais artigos como este:

Senciência e o Enriquecimento Ambiental

Pitbull: Saiba Tudo Sobre Essa Raça de Cachorro