Pitbull: Saiba Tudo Sobre Essa Raça de Cachorro

in ,

Longe de todo o preconceito: os cachorros da raça Pitbull são amorosos, leais e excelentes companheiros – principalmente para as crianças! Saiba mais no conteúdo a seguir.

Ao contrário do que muitos pensam, o American Pit Bull Terrier – mais conhecido apenas como Pitbull – é uma raça muito inteligente, carinhosa e companheira.

Sua fama de bravo e agressivo nada mais é do que um mal-entendido e, até mesmo, um preconceito – afinal, assim como todas as raças, o comportamento do Pitbull depende da forma que ele é criado.

Se interessou em saber mais sobre a personalidade do Pitbull? Continue a leitura e descubra como é a convivência com a raça, os cuidados necessários e entenda porquê o Pitbull é conhecido como cachorro babá. Confira:

Índice de leitura:

A origem do Pitbull:

Foto: Canva

Para conhecer melhor esta raça, que tal saber um pouco mais sobre a origem dela?

A história dos Pitbulls começa na Inglaterra, Irlanda e Escócia no século 19, em um momento turbulento onde brigas de cachorros estavam em alta (devido a este motivo, a raça Pitbull é erroneamente vista como briguenta e perigosa).

Para obter um cachorro forte, atlético e imponente, as raças Buldogues e Terriers foram cruzadas, resultando no cão nomeado, a princípio, de “Bull-and-Terrier” – conhecido mais tarde como Pitbull.

Por volta de 1845, a raça foi levada para os Estados Unidos, onde sua participação em rinhas durou por mais algum tempo até essa atividade se tornar ilegal.

A partir deste momento, sua presença começou a se tornar maior em casas onde os Pitbulls eram considerados cachorros de guarda e, até mesmo, de companhia.

Em 1898, a raça Pitbull foi registrada no United Kennel Club (UKC) após ser oficialmente reconhecida por esta instituição de registro e legalização canina.

Pitbull: o cachorro babá

Foto: Canva

Em 1936, a raça Pitbull se popularizou entre as famílias devido ao programa “Os Batutinhas” onde existia o cachorro Pete, um grande companheiro das crianças.

Assim, o Pitbull se tornou muito querido no âmbito familiar devido à sua tolerância e afeto com as pessoas – em especial, com as crianças.

Seu comportamento dócil começou a desmistificar sua fama de violento (devido ao seu passado cruel) e muitas pessoas começaram a optar pela companhia da raça Pitbull em casa.

Como é a personalidade do cachorro Pitbull?

Foto: Canva

Apesar das especulações envolvendo genética e comportamento do Pitbull, de uma coisa sabemos: o que, realmente, determina a personalidade desta raça é a criação!

Se, desde filhote, o Pitbull for criado com amor, afeto e respeito, ele se mostrará um cachorro muito manso, dócil e companheiro – ideal para famílias que desejam dar muito carinho a um amigo de quatro patas.

Tayná e Thulio, tutores da Arya (@pitbull_arya), podem confirmar tudo o que é dito sobre a criação desta raça. Arya, desde pequena, é uma cachorra muito amada e, acima de tudo, respeitada por todos ao seu redor. Não é à toa que o vínculo desenvolvido entre ela e sua família é muito forte.

“Nunca levamos em conta toda essa má fama que o Pitbull tem. Nunca consideramos que são cães agressivos, mas sim que o comportamento deles depende da sua criação. Hoje podemos afirmar isso com a certeza de que uma Pitbull é a nossa melhor amiga e que ensinamos à ela o amor.” diz Tayná que também assegura a importância de conhecer bem seu cachorro, incluindo os limites dele.

O Pitbull é um cachorro extremamente inteligente e facilmente sociável com pessoas estranhas e outros animais – é importante estimular essa socialização desde filhote para conseguir os melhores resultados.

Mas, mesmo não sendo cuidado desde pequeno, podemos perceber este comportamento no Romeu (@romeu.pitbull), um Pitbull que foi resgatado de uma situação de abandono e maus tratos pela Nathalia, sua atual tutora. Hoje, Romeu recebe muito amor e atenção de sua família que inclui mais três irmãos cachorros.

Romeu @romeu.pitbull e sua tutora Nathalia

“Ele é muito obediente! Os quatro cães têm uma convivência tranquila, brincam muito e respeitam o espaço um do outro. O Romeu é muito companheiro, está comigo em todos os lugares, e nunca tive problema de agressividade com ele. Pelo contrário, ele é extremamente amoroso”, afirma Nathalia.

Além disso, essa raça tem um forte instinto protetor e uma grande autoconfiança que, apesar da força física, o Pitbull costuma relacionar estes atributos ao seu caráter sensível e gentil.

Convivência com um Pitbull

Foto: Canva

Viver na companhia de um Pitbull é sinônimo de ter um amigo muito leal e amoroso. Esta raça é muito apegada aos seus tutores e podem se tornar amigos inseparáveis das crianças da família.

Um exemplo da cumplicidade e amor da raça Pitbull, é o Thor Eduardo (@thoreduardo).

Ele chegou de surpresa na vida da Camila e sua família e, logo de cara, conquistou a todos com seu jeito doce de ser.

“O que sentimos no nosso dia a dia com o Thor, e depois descobrimos que é uma característica da raça, é o comprometimento com a matilha. Isso se reflete nas atitudes do Thor, ele é muito companheiro, parceiro, amoroso… é nítido que ele realmente quer nos fazer bem! Mantemos uma rotina bem ativa, com passeios e muitas brincadeiras, o Thor ama brincar com crianças e isso a gente compartilha todos os dias nos stories”.

Thor Eduardo (@thoreduardo) e sua tutora Camila.

Para conviver com um cachorro da raça Pitbull, é preciso estar ciente de que ele tem muita energia para gastar. Passeios, brincadeiras e atividades que estimulem a mente e o corpo são essenciais para garantir o bem-estar do seu companheiro.

Quebrando preconceitos: é hora de acabar com os estereótipos do Pitbull

Foto: Canva

Como vimos ao longo deste conteúdo, ainda há preconceito (e muito receio) envolvendo a raça Pitbull.

É preciso entender que a origem desta raça envolve muita exploração e os Pitbulls não passam de vítimas. É uma raça muito incompreendida, mas que, felizmente, está conseguindo conquistar cada vez mais a confiança e o coração de milhares de tutores ao redor do mundo.

Uma destas pessoas que abriu o coração para a raça Pitbull é a Gledi, tutora da Zara (@zara_pitt). No vídeo abaixo, ela conta um pouco sobre a rotina, o preconceito enfrentado e, até mesmo, sobre o que levar em consideração antes de ter um cachorro desta raça em um conteúdo exclusivo para a Petiko.

Para conferir, é só apertar o play.

Cuidados especiais ao ter um Pitbull

Foto: Canva

Assim como todas as raças, os Pitbulls precisam de alguns cuidados específicos para viver bem.

Alimentação:

Por se tratar de um cachorro de porte médio, com ossos e músculos fortes, é preciso se atentar à alimentação. Uma dieta equilibrada que auxilie no controle do peso é interessante para o bem-estar do Pitbull.

Exercícios físicos:

Esta raça precisa de atividades que estimulem o exercício físico e o gasto de energia diariamente. Por ser um cachorro atlético, ele adora brincar e se movimentar para se manter feliz e saudável.

Uma ótima opção para auxiliar no gasto de energia em casa é a assinatura do BOX.Petiko. Todo mês, o cachorro recebe brinquedos, pelúcias (e até petiscos) que auxiliam no enriquecimento ambiental, tornando o ambiente em que seu pet vive muito mais interessante, divertido e feliz.

Saúde:

O Pitbull é um cachorro que costuma ser muito saudável. Geralmente, não apresenta problemas de saúde com frequência, mas é preciso se atentar a algumas possibilidades

As complicações mais comuns desta raça são a obesidade e a displasia de quadril (uma má formação óssea coxofemoral, que pode comprometer, progressivamente, os movimentos do cão). Essa doença não tem cura, mas, quando diagnosticada precocemente, é possível ser tratada para reduzir a dor e o desconforto.

Além disso, o Pitbull pode desenvolver problemas como: surdez unilateral ou bilateral (doença hereditária), sensibilidade na pele (podendo desenvolver algumas alergias) e catarata (também envolvendo causas hereditárias).

Por isso, é importante manter uma rotina de visitas ao médico veterinário para check-ups gerais.

Escovação dos pelos:

Esta raça possui pelos curtos, o que reduz o acúmulo de sujeira e não apresenta nós e embaraçados.

Mas, assim como qualquer outro cachorro, o Pitbull deve ser escovado diariamente para eliminar o excesso de pelos mortos, garantindo mais saúde e beleza aos pelos.

Unhas e dentes:

É essencial se atentar ao tamanho das unhas do seu cachorro. Cortar as unhas regularmente (lembrando que é preciso ter cuidado nesta tarefa) evita que seu pet se machuque ao se coçar.

Além disso, outro cuidado importante é criar uma rotina de escovação dos dentes desde que o cachorro é filhote (lembre-se de utilizar dedeiras, escovas e cremes dentais específicos para cães). Assim, fica muito mais fácil garantir a saúde bucal do seu Pitbull.

Diferenças entre os tipos de Pitbull:

Você sabia que existem diferentes tipos de Pitbull? Além das mudanças na aparência, também há algumas diferenças na personalidade. Confira:

American Pitbull Terrier

Foto: Canva

Este, com certeza, é o tipo mais famoso de Pitbull. O American Pitbull Terrier é descendente do Bull-and-Terrier, e apresenta uma personalidade amigável, amorosa e, de certa forma, territorialista.

Apesar de ser tão popular, a Confederação Brasileira de Cinofilia (CBKC), órgão responsável pelos registros de raças, ainda não reconhece o American Pitbull Terrier.

American Staffordshire Terrier

Foto: Canva

Este é o tipo mais alto e mais pesado entre os Pitbulls, fazendo com que ele seja facilmente reconhecido.

Por trás da força e do corpo musculoso, o American Staffordshire Terrier é extremamente carinhoso e leal.

Staffordshire Bull Terrier (Staffbull)

Foto: Canva

Ele é mais leve e mais rápido do que os outros tipos de Pitbull, apesar do seu corpo musculoso.

É conhecido por ser extremamente dócil e leal com sua família, além de estar sempre animado e cheio de energia.

American Bully

Foto: Canva

Esta é um tipo relativamente novo de Pitbull mas que já se popularizou entre as família do mundo inteiro.

O American Bully é o resultado do cruzamento entre o American Pitbull Terrier e Bulldogue Inglês, que gerou uma personalidade companheira, protetora, carinhosa e animada.

Seu porte é um pouco menor do que os outros tipos de Pitbull, mas seu corpo forte e musculoso ainda está presente.

Red Nose

Foto: Freepik

Primeiro, você deve saber que o Red Nose não é um tipo de Pitbull, e sim, uma “família” de origem irlandesa.

O Pitbull Red Nose é conhecido pelo seu focinho vermelho que inspirou o nome de uma famosa marca de roupas devido a sua grande popularidade nos Estados Unidos.

Após saber um pouco mais sobre a raça Pitbull, você pôde perceber que são cães incríveis, cheios de amor para dar. Ao serem criados com carinho, respeito e atenção, eles enchem a casa de alegria e se tornam membros superimportantes da família.

Leia também:
Dicas de como dar remédios para cachorro
6 dicas de como apresentar seu cachorro ao seu novo bebê
Como superar o problema dos latidos excessivos
5 dicas para aumentar o vínculo entre você e seu pet

Gostou do conteúdo? Compartilhe em suas redes sociais e ajude a acabar com o preconceito que cerca a raça Pitbull <3

Equipe Petiko

Escrito por Equipe Petiko

Para pessoas que amam seu pet. Feito por pessoas que amam os seus.

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Loading…

0

Comentários

0 comments

Mais artigos como este:

5 Livros Para Saber Mais Sobre Ativismo

O Gatinho Chegou, E Agora?