O Gatinho Chegou, E Agora?

in

Preparado para os desafios com seu novo gatinho? Leia mais!

A chegada de um filhote é sempre uma alegria, não é mesmo? Ele brinca com qualquer coisa, interage todo tempo, faz gracinhas, é uma fofura dormindo, então o que pode sair errado?

Um erro muito comum dos tutores é não iniciar uma rotina de condicionamento à manipulação com os filhotes. Um dos segredos para um gato se desenvolver emocionalmente saudável e seguro é a interação positiva com as rotinas do dia a dia.

O que fazer quando o gato chega?

Antes de qualquer coisa, consulta veterinária! Vacina, vermifugação, exame físico e talvez até algum tratamento. Veja se está tudo em ordem com ele antes de começarmos. Essa é a etapa mais importante nesse comecinho.

Dependendo do histórico do filhote, ele pode ou não ter tido atenção da mãe e convívio com os irmãos. Esse “momento família” ajuda muito no seu desenvolvimento. Porém, a grande maioria dos gatos vem de uma primeira infância difícil e muitas vezes até traumática. Portanto, precisamos ter muita paciência e trabalhar sempre as interações positivas. Afinal o que é isso e como fazer?

Foto: Canva

Um gatinho bem condicionado durante toda sua infância (até os seus 12 meses) dificilmente se mostrará medroso ou arredio para atividades como cortar as unhas, limpar os ouvidos ou mesmo visitar o veterinário! Todas essas ações podem começar logo na chegada dele.

É claro que nos primeiros dias ele estará se habituando ao novo ambiente e à nova família. Ele pode até vocalizar um pouco nas primeiras noites. Sim, você pode dormir com ele, mas é importante decidir se dormirá sempre. Você acostuma o pequeno a dormir com você e depois de alguns meses coloca ele para fora do quarto? Vamos gerar um problema aí!

Passada a fase de adaptação, podemos começar a fase do condicionamento e das interações positivas. Simule uma consulta veterinária: passe as mãos no corpinho dele como se estivesse examinando, coloque o seu dedo dentro da orelhinha, abra a boquinha dele, tudo de forma muito delicada. No dia seguinte, aperte com cuidado as patinhas para que as unhas se projetem (aproveite e admire tanta beleza, porque dedinhos de gato são uma verdadeira fofura!).

Chame as crianças também. Aproveite para ensinar a elas a pressão leve do toque que elas devem fazer no gatinho. Tudo parece uma grande brincadeira, não é mesmo? Mas não é! O que eu estou ensinando para vocês é uma técnica chamada “handling (manusear na tradução livre), ou seja, é acostumar o gato ao toque. Essa técnica é feita por criadores, sendo muito difundida na Europa, nos clubes de criação na década de 2000 e permanece até hoje, já que seus efeitos são superpositivos.

Foto: Canva

A técnica consiste em acariciar o gato por 15 a 30 minutos todos os dias com mãos diversas (homem mulher e criança). Dessa forma, além de se acostumar com pessoas, ele acostuma com diferentes mãos, texturas e pressões.

Apenas cuidado para não sobrecarregar o gatinho por muito tempo. Um ou dois minutinhos nas primeiras semanas e aos pouquinhos você pode ir aumentando. Dez minutinhos no primeiro dia e com o tempo, não passar de 30 minutos. Este exercício deve ser leve e gostoso para ele e não algo negativo.

Se o filhote estiver confortável, coloque-o na caixa de transporte por alguns segundos, passeie com ele pela sala, coloque-o no chão, brinque. Ao longo dos meses, você pode começar a sair com ele para o hall, elevador, sua garagem e por fim, ligar o carro e dar uma volta no quarteirão.

No final, petisquinho gostoso como prêmio! Aproveite as gostosuras do seu Box!

Com BOX.Petiko seu bichano recebe mensalmente em casa petiscos super premium e brinquedos para muita diversão!

Chegou visita? Se ela gostar de gatos e se sentir confortável em te ajudar com o treinamento, ela pode ficar com ele no colo ou próximo a ela por alguns minutos também.

Você pode revezar as atividades: em um dia você pega nas patinhas e aproveita para cortar as unhas, no outro dia você aproveita para limpar as orelhinha com algodão seco, no outro dia, os olhinhos com gaze e água filtrada, no outro você escova o pelinho e assim sucessivamente. Importante – é preciso ter cortador de unhas próprio para pet. Não use cortador humano ou tesourinha, pois é perigoso.

Foto: Canva

É natural que nos primeiros dias ele estranhe um pouco, brinque com a sua mão e até tente te morder. Afinal, tudo isso é muito novo para ele. Com o tempo, ele associará com algo gostoso no dia a dia dele. Portanto, não pare. É muito comum os tutores fazerem as atividades apenas no começo, na primeira semana e depois parar. Vamos regredir no condicionamento e cada vez que retomarmos, será como se fosse do zero!

Faça um pouquinho por dia. Esses exercícios são importantes não só para o gatinho, mas para estreitar a relação entre vocês, educar as crianças sobre guarda responsável, além de ser um relaxante natural para todos.

Você deve trabalhar o condicionamento e as associações positivas durante todo o primeiro ano do gatinho (12 meses). Você investirá menos de doze meses para desfrutar de um gato calmo e seguro por vinte anos. Vale a pena!

Um beijo e até a próxima dica,

Val.

Leia também: Como Fazer Meu Gato Gostar da Caixa de Transporte

E o seu gatinho quando chegou? Como foi?

Valéria

Escrito por Valéria

Oiii! Meu nome é Valéria e trabalho com Comportamento Felino desde 2005. Sou Bióloga, Cat Groomer, Terapeuta Floral e idealizadora da Gatos no Divã. A Gatos no Divã é uma empresa de consultoria comportamental para gatinhos (online e presencial) e também de cursos e palestras (inclusive para quem não é médico veterinário). Meu objetivo é sempre levar informações embasadas e de qualidade sobre comportamento felino para todos os públicos!

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Loading…

0

Comentários

0 comments

Mais artigos como este:

Pitbull: Saiba Tudo Sobre Essa Raça de Cachorro

Como Escolher um Filhote de Cachorro: Os 5 Obstáculos Que Todo Dono Vai Encontrar e Como Vencê-los