Como Escolher um Filhote de Cachorro: Os 5 Obstáculos Que Todo Dono Vai Encontrar e Como Vencê-los

in ,

Fique atento aos sinais que o filhote dará sobre sua personalidade!

Você pensa em criar um novo filhote de cachorro? Se sim, pode estar com dúvida sobre qual cão combina mais com você e sua família. Essa dúvida é uma coisa boa. Sabe por que?

Vamos dar um passo para trás para entender.

O que a maioria das pessoas faz? Decide criar um cachorro no impulso e leva para casa um filhote sem nenhum tipo de planejamento.

Foto: Canva

Um filhote de cachorro com certeza dá trabalho, mas existem alguns obstáculos que, sendo considerados, podem tornar sua vida bem mais fácil.

E muitas pessoas falham em reconhecer esses obstáculos, descobrindo tempo depois que aquele cão tem características que geram enormes atritos no dia a dia.

Por isso, vamos conhecer os maiores obstáculos na sua jornada e como vencer cada um deles para escolher o filhote de cachorro perfeito para você.

Obstáculo 1: Pensar no que você pode oferecer

Criar um cachorro é menos sobre o que você quer, e mais sobre o que ele precisa. E cada raça possui necessidades específicas que precisam ser atendidas.

Se você ignora essas necessidades, seu dia a dia será uma dor de cabeça. Por isso é importante considerar antes de escolher seu filhote:

  • Será que tenho espaço o bastante para ele?
  • Será que tenho tempo para dar a atenção que ele precisa?
  • Será que tenho disposição para exercitá-lo o suficiente?

Como ultrapassar essa barreira?

Escolhendo um cão que se adapta ao seu espaço

Algumas raças precisam de mais espaço que outras, e essa questão nem sempre está diretamente relacionada ao porte do animal.

Por isso pesquise bastante sobre a necessidade de espaço antes de decidir por um filhote específico. Converse com donos experientes e criadores da raça.

Acertar no casamento entre cão e espaço será essencial para determinar a qualidade de vida que ele e sua família terão no longo prazo.

Escolhendo um cão que se adapta ao seu tempo disponível

Alguns cães são mais dependentes e não suportam muito tempo sozinhos. Outros são mais seguros e aceitam bem a vida sem uma companhia constante.

Quantas horas por dia você fica ausente? O filhote escolhido pode suportar esse período sem sua companhia? Ou é melhor optar por um cão mais independente?

Cães dependentes podem desenvolver sintomas de estresse e ansiedade quando ficam muito tempo sozinhos. Faça uma reflexão e seja responsável ao tomar essa decisão.

Escolhendo um cão que se adapta ao seu estilo de vida

Você possui um estilo de vida sedentário? Então criar um Border Collie pode ser uma péssima ideia, porque ele vai exigir muitas horas de exercício todos os dias.

Você é super ativo e busca um companheiro para corridas e pedaladas? Então optar por um Buldogue pode frustrar suas expectativas.

Cada raça possui necessidades instintivas distintas. Ao pesquisar e conversar com outros donos sobre o cão dos seus sonhos, tenha certeza de combinar bem isso.

Foto: Canva

Obstáculo 2: Saber de onde virá seu filhote

O lugar deve ser escolhido com carinho. Seja de um criador ou de um abrigo, certifique-se que o local preza pela saúde e bem estar do animal.

Se você ignora essas condições, pode ter problemas de saúde e comportamento no futuro. Por isso é importante considerar antes de escolher seu filhote:

  • Será que o local tem boas condições de higiene e conforto?
  • Será que o local entregará um filhote saudável e sociável?
  • Será que o local tem boas referências?

Como ultrapassar essa barreira?

Escolhendo um local sério

Eu definitivamente não recomendo que você adquira seu filhote em um Pet Shop ou em locais como Mercado Livre ou OLX.

O ideal é que você seja capaz de visitar pessoalmente a instalação para verificar as condições do local onde o filhotinho é mantido.

As condições de higiene e conforto dizem muito sobre o tipo de cachorro que você receberá em casa.

Escolhendo um filhote com pais saudáveis e sociáveis

Se você fez a lição de casa e pesquisou sobre o filhote que deseja, descobriu que existem doenças comuns à raça do seu cão.

Por isso é importante investigar o histórico de saúde dos pais e perguntar ao criador se eles possuem alguma doença genética que possa ser transmitida.

Aproveite para observar o temperamento deles. Os pais são confiantes e dóceis? Ou são inseguros e agressivos?

Escolhendo um local com boas referências

Quando você está no processo de pesquisa por um filhote, é muito comum encontrar donos de cachorro dispostos a dividir com você a experiência que eles tiveram.

Aproveite essa oportunidade para perguntar sobre criadores ou abrigos de confiança. Visitar um local por indicação aumenta muito suas chances de sucesso.

Obstáculo 3: Saber escolher o filhote certo

Nenhum filhote deve ser escolhido pela beleza ou forma que ele olha para você.

Você terá cães com diferentes níveis de energia chamando sua atenção em uma ninhada. E a interação entre eles diz muito sobre como será o temperamento do cão adulto.

Portanto, resista aos encantos e faça uma escolha inteligente pensando em como será a convivência com ele no dia a dia.

Tem alguns filhotes que você precisa identificar:

Fique de olho no filhote submisso

Ele estará quase sempre no canto, interagindo pouco na ninhada. É como aquele aluno recém chegado na escola, sem amigos e tímido demais para falar com alguém.

Você pode escolher esse cão, mas saiba que ele provavelmente será um cachorro inseguro que dará mais trabalho durante a socialização.

Por isso, esteja preparado antes de recebê-lo. Seu cão precisa encontrar um lar com uma liderança forte que transmita a segurança que ele precisa.

Fuja do filhote dominante

Ele literalmente passa por cima dos irmãos para chegar até você. É aquele cão que pisa nos outros, pula em você e começa a brincar mordendo sua mão.

Você pode escolher esse cão, mas saiba que ele provavelmente será um cachorro hiperativo e mais resistente ao adestramento.

Por isso, esteja preparado antes de recebê-lo. Estude o comportamento canino para assumir uma liderança forte que estabeleça regras e limites claros de convivência.

Escolha o filhote moderado

Ele estará interagindo na ninhada sem exageros e vai se destacar em meio aos demais pelo equilíbrio.

Esse cão será mais fácil de treinar e socializar, será mais confiante e propenso a respeitar as regras e limites determinados por você.

Por isso, esteja preparado para observar a ninhada por um tempo até identificá-lo. Quando isso acontecer, interaja a sós com ele para confirmar sua intuição.

Foto: Canva

Obstáculo 4: Ter paciência para receber o filhote

Você já ouviu falar em imprinting canino?

É uma das primeiras fases da vida de um animal, quando ele vai aprender aspectos sociais e psicológicos da sua espécie, como comportamento e comunicação.

Para simplificar, é quando um cão aprende a ser um cão. No caso dos cachorros, acontece entre o 1º e o 4º mês de vida, quando formam sua “personalidade”.

Durante esse período eles desenvolvem a habilidade de comunicação com outros cães da matilha e aprendem a se posicionar socialmente na hierarquia.

Como ultrapassar essa barreira?

Mantenha seu filhote na matilha original por mais tempo

Durante os primeiros passos dos filhotes de uma ninhada, a mãe e os outros cães adultos costumam permitir que os cãezinhos façam quase tudo.

Mas conforme vão ficando mais velhos, os cães adultos começam a não tolerar mais atitudes incorretas e indesejáveis na visão de um cão. Por exemplo, perturbar o sono de um adulto, latir sem motivo, roubar comida ou desafiar o líder.

Ou seja, os cães adultos corrigem e educam os filhotes entre o 1º e o 4º mês de vida. Imagine então o que acontece quando você retira um filhote com 45 dias de vida?

Você vai precisar negociar e ter paciência

Alguns criadores entregam seus filhotes pouco tempo após o nascimento, mas agora você já entende a importância da fase de imprinting.

Por isso negocie a permanência do seu filhote com a primeira matilha até que ele complete 4 meses de vida e ultrapasse essa fase.

Vença a ansiedade de ter logo seu filhote em mãos e pense no desenvolvimento pleno dele. O que é aprendido nessa fase pode ser muito difícil de resolver no futuro.

Obstáculo 5: Se preparar para receber o filhote

Se você pretende criar um cachorro, saiba que escolher o cão ideal não basta. Você precisa saber introduzi-lo de maneira adequada.

Em outras palavras, você possui uma capacidade incrível de estragar seu filhote em tempo recorde. Você conhece donos que fazem isso, eles geralmente:

– São arrastados por seus cães no passeio

– Encontram coisas destruídas em casa

– Reclamam de cães que rosnam ou atacam estranhos

– Sofrem com latidos constantes

– Criam cães inseguros, ansiosos e estressados

Você quer muito ter um cachorro mas não está afim de cometer os mesmos erros que todo mundo? Eu recomendo o E-book Estilo Ruff Ruff:

O que é o E-book Estilo Ruff Ruff?

É um material que escrevi com os conhecimentos essenciais para quem deseja criar um cachorro, especialmente em ambientes pequenos como um apartamento.

Pode parecer loucura, mas muitas pessoas esquecem que cães e donos pertencem a espécies diferentes. Seu cachorro não fala a sua língua e você terá problemas se não alinhar bem essa comunicação.

Isso é o que acontece quando donos me procuram com perguntas do tipo:

– Por que meu cachorro não se alivia no local certo?

– Por que meu cachorro rosna quando está comendo?

– Por que meu cão destrói tudo quando estou fora?

– Por que meu cachorro late sem parar?

– Por que ele puxa tanto enquanto passeia?

Depois de entender como seu cachorro se comunica, você precisará definir bem o que chamo de regras e limites essenciais para uma boa convivência e comunicá-las de uma maneira que ele entenda.

O E-book Estilo Ruff Ruff vai te ajudar a:

– Alinhar a comunicação

– Estabelecer regras e limites

– Acertar na socialização

– Entender o que motiva seu cão a aprender mais

– Usar tudo isso a seu favor

Esse material é dedicado a ajudar pessoas como você, que tem ou pretende ter um cachorro, e reconhece que educar um cão da maneira correta pode evitar muita dor de cabeça no futuro.

Aperta aqui para saber mais sobre ele e use o cupom PETIKO no checkout para garantir um desconto exclusivo.

Leia também: Como Evitar Briga de Cachorro Durante o Passeio

Como seu filhote se comportou quando chegou? Conta pra gente!

Ruff Ruff

Escrito por Ruff Ruff

A Ruff Ruff é uma marca feita para cães com estilo e pessoas com atitude. Nós combinamos referências da moda orgânica, urbana e funcional para criar produtos feitos à mão - com design minimalista e qualidade excepcional.

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Loading…

0

Comentários

0 comments

Mais artigos como este:

O Gatinho Chegou, E Agora?

Liberdade Para Tamy: Santuário Precisa de Ajuda Para Abrigar Elefante de 50 Anos