Como Evitar Briga de Cachorro Durante o Passeio

in ,

Seu cachorro costuma arrumar brigas com outros pets durante o passeio? Confira aqui um tutorial completo de como evitar esta situação:

Foto: Canva

Como evitar briga de cachorro durante o passeio sem conhecimento de adestramento, sem precisar se machucar toda e de uma maneira que realmente acabe com esse problema de vez.

Essa é a informação que você está buscando? Então pode parar de procurar porque você acabou de encontrar.

Como Evitar Briga de Cachorro Durante o Passeio

Uma briga de cachorro pode resultar em desastre. Seu cão pode se machucar seriamente, enquanto você pode sofrer consequências ao tentar separar uma briga.

Continue lendo para descobrir como evitar uma briga de cachorro e, quando isso não for possível, entenda como separá-los rapidamente sem correr riscos.

POR QUE UMA BRIGA DE CACHORRO ACONTECE?

Foto: Canva

Você já parou para pensar porque alguns cães brigam quando se encontram? Entender o motivo é o grande segredo para evitar que dois cães cheguem às vias de fato.

Cães podem ser dominantes ou submissos.

Uma briga de cachorro acontece quando pelo menos um dos cães possui uma energia dominante. Quando o encontro envolve dois cães dominantes, qualquer briga tem o potencial de ser destrutiva.

Então o primeiro passo é reconhecer que tipo de energia seu cachorro tem. Depois você deve ser capaz de reconhecer o tipo de energia do cão que está prestes a cruzar com vocês.

Durante o passeio apresente seu cachorro à cães com uma energia declaradamente submissa. Sempre pergunte ao dono sobre a energia do cão antes de tentar uma aproximação.

“Posso me aproximar? Ele é manso com outros cães?”

Com o tempo você desenvolverá a habilidade de distinguir cães dominantes e submissos sem precisar perguntar, somente observando o comportamento do cão e dono à distância.

Leia: Como saber se seu cachorro é dominante ou submisso

CRIANDO UM FILHOTE QUE NÃO GOSTA DE BRIGAR

Foto: Canva

Ninguém precisa ser um gênio para entender que um cão criado para ser calmo e pacífico dificilmente entrará em confusão. Minha recomendação é que você dê atenção especial ao período de socialização do seu filhote.

Para socializar seu filhote tudo o que você precisa fazer é:

  • Apresentá-lo desde cedo a cães amistosos
  • Apresentá-lo desde cedo a pessoas calmas
  • Apresentá-lo desde cedo a barulhos em geral

A ideia de usar a socialização como uma preparação é justamente fazer com que seu cachorro encare a convivência com outros cães e pessoas como uma coisa normal.

Mas e se o seu cachorro não for mais um filhote?

Leia: Os treinamentos essenciais que todo cachorro deve receber

COMO REABILITAR UM CACHORRO ADULTO

Existem idades que são ideais para socializar o cão e há outras em que devemos tomar o máximo cuidado com traumas. Se você resgatou um cão, é possível que ele traga traumas e seja agressivo com outros cachorros.

Cães anti sociais, que ameaçam permanentemente outros cachorros, podem tornar super desagradável uma viagem ou um passeio. Daí a importância de uma reabilitação bem-orientada, mesmo que ela leve um tempo.

A fase mais crítica para cães naturalmente dominantes é a puberdade, quando alguns animais ficam super agressivos com os demais. Machos castrados normalmente são menos agressivos, portanto, considere essa opção.

Mas que dicas práticas você pode aplicar a partir de hoje?

CONTROLE SUAS EMOÇÕES DURANTE O PASSEIO

A primeira coisa que você deve prestar atenção ao passear com seu cão é sua própria atitude quando percebe outro cachorro. A maneira como você reage influencia muito o comportamento do seu cão.

Se você sentir medo – seja um sentimento de pavor ou um leve receio – ou tomar alguma precaução excessiva, isso pode ser interpretado como sinal de perigo, e seu cão ficará cada vez mais agressivo na presença de outros cães.

Não demonstre jamais que você está se preparando para agarrar ou puxar a guia, e também não deixe a guia tensa ao passar por outro cachorro. A guia tensa pode ser interpretada por seu cachorro como sinal de perigo.

Disfarce sua ansiedade ao máximo e tente realmente ficar calmo, os cães captam com muita facilidade nosso estado de espírito, e às vezes fica difícil enganá-los.

Leia: Como uma energia calma pode afetar seu cão positivamente

MOSTRE PARA O SEU CACHORRO QUE OUTROS CÃES SÃO LEGAIS

Foto: Canva

Procure fazer seu cachorro ter associações positivas na presença de outros cachorros. Assim que ele avistar um cão, ou quando você fizer isso, mostre-lhe seu brinquedo preferido e convide-o para brincar.

Distraia seu cachorro agindo de tal maneira que o outro animal passe praticamente despercebido. Logo ele associará a presença de outro cachorro com brincadeiras e olhará para você esperando receber alguma coisa.

Mas tenha cuidado de não recompensá-lo quando ele mostrar agressividade. É extremamente importante atrair sua atenção no exato momento em que avistar o outro e antes que mostre qualquer sinal de agressividade.

Caso não dê tempo, não o recompense e repreenda-o de maneira que a agressividade cesse imediatamente.

Leia: 2 passos para entender como seu cão se comunica

TREINE SEU CACHORRO EM GRUPO

Foto: Canva

Quando mais socializado for seu cão, mais fácil será o treinamento, portanto, deixe ele ficar junto de outros cães que ele já conheça e com os quais não brigue.

Se o seu cachorro tem o costume de ficar em creche, conheça muito bem os animais com os quais ele convive diariamente. Deixar ele junto de outros cães só vale se o relacionamento entre eles for positivo.

Treinamento em grupo também é uma forma de fazer seu cão aprender a tolerar outros cachorros. Encontrar apenas um cachorro pode deixar seu cão agressivo, porque toda sua ansiedade se direciona para um alvo só.

Enquanto a companhia de vários cachorros ao mesmo tempo pode ser uma ótima maneira de socializar seu cão, porque a ansiedade dele será dividida entre vários.

Faça o teste.

Leia: Creche ou Dog Walker: qual a melhor alternativa para o seu cachorro?

ESCOLHA UM TUTOR PARA O SEU CACHORRO

Foto: Canva

Mesmo quando adulto, sempre é possível melhorar a sociabilização. Se você puder contar com a colaboração do dono de outro cachorro, existe um exercício que pode ajudar a resolver o problema.

O exercício consiste em mostrar ao seu cão que aproximar-se de outro não quer dizer disputa. O exercício deve ser feito de maneira que imite dois cachorros amigáveis se encontrando.

  1. Primeiro diminua a tensão entre eles, procurando fazer os cães andarem lado a lado (ambos na guia).
  2. Depois eles devem ficar ainda mais próximos conforme a tensão for diminuindo, mas certifique-se de quem mantenham uma distância suficiente para que não se mordam.
  3. Em seguida vá aproximando-os, sempre mostrando autoridade e impedindo-os de tensionar a guia. Seja firme e não tolere nenhum comportamento agressivo. Eles não devem nem poder se encarar.
  4. O último passo consiste em segurar um deles e deixar o outro cheirar o traseiro do que está sendo segurado, e depois inverter a situação. O que está sendo cheirado deve ser recompensado para associar o ato a algo agradável.

Esse processo demanda paciência e habilidade. Caso você não tenha experiência suficiente, contrate um especialista.

Leia: Como passear sem estresse: a melhor coleira para um cachorro que puxa

RESUMO

  • Separar brigas é perigoso; é melhor saber como preveni-las.
  • Comportamento agressivo com outros cães não deve ser aceito.
  • Socialize seu filhote com cães amistosos, pessoas e ruídos.
  • A fase da puberdade de seu cão é a mais crítica com relação a brigas.
  • Não se mostre amedrontado nem tensione a guia ao passar por outros cachorros. Ignore-os, mantenha a calma e continue andando.
  • Procure fazer seu cão associar a presença de outros cães com recompensas e coisas divertidas.
  • Seja muito cauteloso ao apresentar dois cães agressivos. Faça-os andar lado a lado, primeiramente, para depois começar a aproximá-los.

Confira outras dicas do Estilo Ruff Ruff no BLOG.Petiko
Ou acesse: Textos Ruff Ruff

Como é o comportamento do seu cão nos passeios? Ele arruma briga com outros pets? Conta pra gente o que achou do artigo! 🙂

Ruff Ruff

Escrito por Ruff Ruff

A Ruff Ruff é uma marca feita para cães com estilo e pessoas com atitude. Nós combinamos referências da moda orgânica, urbana e funcional para criar produtos feitos à mão - com design minimalista e qualidade excepcional.

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Loading…

0

Comentários

0 comments

Mais artigos como este:

A Máfia dos Tigres: A Exploração Além do Óbvio

Cães e Gatos de Rua no Brasil