Cães e Gatos de Rua no Brasil

in ,

Muitos cães e gatos encontram-se em situação de rua no Brasil. Confira aqui como denunciar abandono e ajudar a causa animal:

Segundo a World Veterinary Association (WVA), há cerca de 200 milhões de cães abandonados no mundo. No Brasil, há 30 milhões de animais vivendo em situação de abandono, entre cães e gatos. Cerca de 10 milhões são gatos e 20 milhões são cães.

Em cidades grandes, estima-se que para cada cinco habitantes há um cachorro, destes, cerca de 10% estão abandonados e em cidades menores, a situação não é muito diferente também.

Cães e Gatos de Rua no Brasil

Essa questão tem sido analisada pelo Conselho Regional de Medicina do Estado de São Paulo (CRMV-SP), que tem procurado soluções para a melhoria deste cenário.

No Brasil, o abandono é uma realidade comum no dia a dia das ONGs e nas cidades como um todo.

Reproduzido: Internet

Os cães com maior risco de abandono são aqueles com problemas comportamentais, obtidos de abrigos ou a baixo custo, com idade igual ou superior a seis meses e os não castrados.

NÚMERO DE CASOS DE ABANDONO AUMENTAM NO VERÃO

Reproduzido: Internet

Infelizmente entre dezembro e janeiro, registram um aumento de até 70% de cães e gatos abandonados. É muito comum a presença de animais vagando em parques, amarrados em postes, jogados do carro ou simplesmente deixado pelos tutores em clínicas veterinárias e hotéis. A família simplesmente não volta para buscá-los.

“Infelizmente, recebemos muitos vídeos de pessoas em flagrante soltando animais nas estradas e nas ruas. Incentivamos a denúncia e vamos continuar a lutar para que a lei seja mais rígida”, explica o delegado Bruno Lima.

MAS, E AS ONGs DA CAUSA ANIMAL?

Os pets são muito dependentes dos seres humanos. Ao serem abandonados nas ruas, podem ser mortos, atropelados, envenenados, passam fome e sede. E infelizmente, as ONGs da causa animal, por falta de recursos, não têm condições de resgatar e cuidar de todos os animais abandonados.

Reprodução: Imagem feita por mim com os dados do Instituto Pet Brasil

Reprodução: Imagem feita por mim com os dados do Instituto Pet Brasil

De acordo com o levantamento feito pelo Instituto Pet Brasil (IPB), existem cerca de 370 ONGs pelo Brasil. Para um número tão grande de animais abandonados, 370 ONGs infelizmente não conseguem resgatar todos.

E para que isso aconteça um dia, a adoção de animais é muito importante, pois conforme forem adotando, mais espaço as ONGs terão para resgatar novos pets.

Texto relacionado: Adoção: Um Ato de Amor

COMO DENUNCIAR

“O primeiro passo para denunciar é ir até a delegacia civil mais próxima. Leve fotos e vídeos para realizar o boletim de ocorrência.”

Você sabia que existem tantos pets abandonados assim no Brasil? Você tem algum adotado? Conta pra gente aqui embaixo!

Camilla Dias do snowdoguinhoo

Escrito por Camilla Dias do snowdoguinhoo

Engenheira Sanitarista e Ambiental, tenho um filho de 4 patas, o @snowdoguinhoo, um Akita Inu muito fofo, carinhoso e adora uma bagunça, Snow foi quem que me ajudou a enxergar o mundo e os animais de outra maneira, hoje sou vegetariana, amante e defensora dos animais.

Comentários

Leave a Reply

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Loading…

0

Comentários

0 comments

Mais artigos como este:

Como Evitar Briga de Cachorro Durante o Passeio

Saiba Tudo sobre a Dermatite Alérgica a Picada de Pulga (DAPP)