Adestramento de Cães

Conheça as melhores informações de adestramento com os Ursinhos Chow Chow!

Olá, pessoal! Nós somos Prince, Maya e Leon, os Ursinhos Chowchow. E nesse post conversar sobre um tema muito importante: a educação canina ou adestramento positivo de ursinhos lindos e elegantes como nós.

Normalmente, quando os humanos adotam um cão, já sabem de alguns cuidados que precisam ter cãonosco. É o caso da alimentação, das vacinas, do conforto, das consultas ao veterinário e até mesmo da necessidade dos passeios diários e brinquedos.

Por outro lado, quando falamos de adestramento de cães, ele ainda é visto como algo que o cachorro só irá precisar se desenvolver algum problema de cãoportamento. E, mesmo assim, alguns tutores esperam que o cãoportamento se torne bastante grave antes de tomar uma atitude.

Por isso, nesse post queremos conversar com aucês a respeito do adestramento preventivo e mostrar que ele vai muito além da correção do cãoportamento canino. ele vai aujudar a gente que é cachorro a gastar energia e ter bem-estar mesmo sem destruir a casa, deixando sofás, camas móveis e rodapés intactos, acredita? Porque nós podemos ser felizes sem essas travessuras e ainda curtindo a vida e comendo gostosuras, como dizem nas festas de Halloween!

O que é o adestramento de cães?

@ursinhoschowchow

Quando as pessoas escutam a palavra adestramento, elas costumam pensar em dois aspectos principais:

  • Ensinar truques para o cão, como dar a pata, sentar, deitar, rolar, etc.
  • E algumas pessoas pensam de imediato na correção de certos cãoportamentos indesejados feita com a ajuda de um profissional. Até porque é o que mais vemos na mídia, com sensacionalismo de casos mais extremos.

Contudo, os dois grupos estão certos! Isso porque o adestramento de cães é a técnica utilizada para ensinar os pets por meio de treinos, rotinas e reforços. Sendo assim, não importa se aucê está ensinando o seu cão a deitar, a parar de pular nas pessoas quando elas chegam ou dessensibilizando comportamentos reativos, tudo faz parte do ensinamento para adestrar um cachorro.

Importância do treinamento

Quando aucontece do cão desenvolver um problema de cãoportamento mais grave, por exemplo quando se torna reativo, a necessidade do adestramento acaba se tornando evidente. Entretanto, como dissemos antes, o melhor é que os ensinamentos sejam passados muito antes disso. Assim o cão e a família vão ter um relacionamento harmonioso com muito mais qualidade de vida.

O ensino de truques é ótimo e pode ser feito pelo próprio tutor, além de divertir, ainda cria laços com o cãopanheiro. Mas ele também tem uma função muito prática. Como por exemplo:

  • Seu cão entender o comando “senta” em um momento que está pulando em aucê.
  • Durante algum exame ou cãosulta ao veterinário.
  • Saber esperar e não atravessar a rua correndo.
  • Socializar e não estranhar com outras pessoas e animais.
  • Saber fotografar e ser um modelinho pet influencer, como nós.

É muito importante cãomeçar o adestramento de cães desde cedo, pois ajuda a promover a sociabilização. Além disso, é fundamental corrigir cãoportamentos indesejados para evitar que a relação da família com o cão seja prejudicada. Contudo, um cão de adulto e até idoso, ainda pode ser adestrado, pois não há idade para aprender. O Leon, chegou em casa já com cerca de 5 anos e está sendo adestrado adulto para melhorar o comportamento e dessensibilizar situações em que ele apresenta reatividade.

Tipos de adestramento de cachorro

@ursinhoschowchow

O tipo de adestramento mais conhecido, sem dúvida, é o adestramento de cãoportamento. Isso por conta de seu papel prático no dia a dia. Entretanto, os cães também podem ser treinados para desenvolver vários tipos de função, sendo que, para alguma delas, além do treinamento, é levado em conta também o temperamento de cada raça. Por isso, vamos falar sobre os principais tipos de adestramento:

Adestramento de comportamento

Esse tipo é voltado para o ensino tanto de truques, como “senta”, “deita”, “junto”, entre outros, quanto para socializar o cão. Além disso, o adestramento de cãoportamento também serve para mostrar ao pet o que o tutor espera dele, como por exemplo, não latir, não subir no sofá, andar ao lado, etc.

Adestramento para cães de exposição

Nesse tipo, os cães são treinados para desempenhar vários truques, percorrer circuitos de agilidade e até marchar de determinada maneira a fim de atender todos os critérios da exposição.

Adestramento para cão guia

Esse é feito com cães selecionados de acordo com o temperamento dele. O adestramento ensina o cão a perceber o fluxo de trânsito, a desviar de obstáculos, entre diversos outros fundamentos, para que assim, se torne apto a conduzir deficientes visuais.

Adestramento para cão terapeuta

Nesse caso, o cão é treinado para ajudar os médicos e psicólogos em terapias dentro de hospitais e asilos. Então são socializados com todo tipo de situação, ambiente e pessoas. Além de acostumados ao toque, barulhos, pisos diferentes etc. Inclusive já fizemos uma entrevista com uma mamãe de cão terapeuta e aucê pode cãonferir nesse link.

Treinamento de agilidade

O treinamento de agilidade é voltado para os cães que já entendem os principais comandos, serve para ensinar a passar pelos saltos, obstáculos e outros desafios típicos dos circuitos de agility.

Aueu citei alguns, mas ainda existem vários outros tipos de adestramento de cães. Como é o caso dos cães de guarda ou policial, onde os cães aprendem coisas úteis para desempenhar cada função.

Reforço positivo

@ursinhoschowchow

Aueu aposto que não há dúvidas que nós somos animais extremamente inteligentes. Entretanto, o problema, muitas vezes, está na forma de como educar o seu cão.

O reforço positivo está entre os métodos de treinamento mais recomendados atualmente. Ele consiste em ganharmos uma recompensa sempre que a gente atende aos cãomandos da maneira esperada. Ou seja, nada de punir o cão quando ele faz algo de errado, ok? Adestrar é educar com amor e carinho.

O método é eficaz e nós somos a prova disso! Pois, enquanto com as punições é alertado a gente sobre o que ele não pode fazer, a recompensa já nos mostra exatamente o que é esperado. Com isso, além do adestramento não se tornar uma experiência traumática, o reforço positivo ainda melhora a nossa relação com os nossos tutores. Sem contar que normalmente a gente ganha bastante petisco, o que é um motivador incrível para nós?

BOX.Petiko como aliado do adestramento positivo

Aqui em casa a mamãe usa alguns recursos importantes como aliado do nosso adestramento de cães e manutenção dele. Sim, a gente foi adestrado em 2017, mas fazemos treinos frequentes para aprimorar e não esquecer as lições. Isso porque se não treinar, a gente esquece tudo, assim como você esqueceu as aulas de química orgânica da escola, né? hihi

Bom, então algumas coisas são muito importantes para manter a nossa energia equilibrada, os treinos de comandos e também aqueles que nos ensinam o que não pode fazer e como direcionar o foco para outro caminho, veja só:

  • Petiscos super premium: durante os treinos a mamãe sempre nos dá uma recompensa positiva e nada como um petisco delícia, né?
  • Cordas: Elas ajudam a gastar a energia, em especial dias que não tem passeio. E assim garantimos a integridade dos móveis.
  • Pelúcias: Mamãe ensinou que não podemos comer e nem cavar o sofá. Aí aprendemos que podemos morder pelúcias e ainda há uma super vantagem: as pelúcias nós preservamos, então nada mais explode aqui em casa.
  • Brinquedos Interativos: Eles ajudam no trabalho cognitivo e no enriquecimento alimentar, mantendo a cabeça e o corpo ativos, que nos traz equilíbrio e bem-estar!

Então, quer começar o adestramento do seu cão com o reforço positivo? Auproveita para garantir seu kit de Adestramento e diversão, o BOX.Petiko. E essa é uma recomendação após anos de testes de qualidade dos @ursinhoschowchow!

E se aucê está na dúvida e quer saber mais como usar o BOX.Petiko no adestramento, NESSE POST a gente te mostra mais detalhes de como aproveitamos o BOX aqui em casa, confira!

Lambeijos!

Leia também: Adestramento Básico para Cães

Pensa em adestrar seu peludo? Conta pra gente!

Ursinhos ChowChow

Escrito por Ursinhos ChowChow

Oi! Nós somos Prince e Maya, os Ursinhos ChowChow do Instagram e agora Blogueirinhos da Petiko!
Espere posts com dicas de Pet pra Pet, cheio de aventuras, alegria e surpresa, como tudo que é Petiko deve ser!

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Loading…

0

Comentários

0 comments

Mais artigos como este:

Gato Preto: Sim, Eles Ainda Sofrem no Dia das Bruxas

O Primeiro Mês de um Cachorro em Casa