Gato Preto: Sim, Eles Ainda Sofrem no Dia das Bruxas

in

É inacreditável que esse tipo de preconceito ainda exista. Mas, acredite: a ignorância ainda existe e, ano após ano, se intensifica todo fim do mês de outubro.

Em outubro passado, escrevi sobre isso e me fiz a mesma pergunta: em que ano estamos mesmo?

Afinal, convenhamos: acreditar que gato preto dá azar não pode nem ser considerada uma crença infantil, já que a nova geração – sorte a nossa – se demonstra mais evoluída e consciente que a minha, por exemplo.

Isso é lenda

A superstição que envolve os gatos, sobretudo os pretos, teve origem na Idade Média, quando, por conta dos hábitos noturnos dos felinos, acreditava-se que eram seres “das trevas”. Os bichanos chegaram até a entrar na lista dos perseguidos pela Inquisição.

As consequências do preconceito

Uma pesquisa da ONG britânica Cats Protection, publicada na Revista Galileu em 2017, indica que gatos pretos demoram 13% a mais de tempo para serem adotados em relação a outros bichanos. Por aqui, no Brasil, a situação não é diferente: segundo a ONG Catland, entrevistada para a mesma reportagem, 60% dos animais que esperam por um lar têm pelagem escura.

Foto: Canva

Hoje, principalmente agora em outubro, mês do Halloween, os gatos pretos ainda sofrem pelo preconceito e pela ignorância dos seres humanos: são apedrejados, queimados e até envenenados por ainda serem considerados símbolos de azar.

Por sorte, o preconceito não é mundial. Na Escócia, por exemplo, gatos pretos significam prosperidade.

Como protegê-los?

No entanto e infelizmente, a ignorância ainda predomina em diversas regiões do mundo. Por isso, alguns cuidados são fundamentais nesta época do ano:

Se você tem a sorte de ter um gato preto e ele tem o hábito de sair de casa, não permita esses passeios durante o mês de outubro até o começo de novembro;

Foto: Canva

ONGs e protetores independentes sérios e idôneos suspendem a doação de animais neste período do ano, para evitar que sejam adotados para fins de maus-tratos. Existem supostos adotantes, inclusive, que querem o felino apenas como acessório de fantasia e adotam já com a intenção de abandoná-lo depois do Halloween. Por isso, se você resgatou ou está oferecendo lar temporário a algum bichano, não cogite doá-lo neste período;

Espalhe, compartilhe, dissemine toda e qualquer informação que ajude a proteger os gatos pretos.

Importante lembrar que maltratar animais é crime ambiental e deve ser denunciado. Veja como agir aqui.

Leia também: Gato Preto: Preconceito e Ignorância Resultam em Maus-tratos no Dia das Bruxas

Curtiu o texto? Comenta aí!

Carol Zerbato

Escrito por Carol Zerbato

Escritora, publicitária e ativista pelos direitos dos animais, Carol Zerbato já foi locutora e repórter; trabalhou com comunicação corporativa e assessoria de imprensa; e atuou como redatora e revisora. Foi uma das embaixadoras da campanha contra a Leishmaniose Canina e é uma das madrinhas do Santuário de Elefantes Brasil. É autora do livro Ativismo Consciente: A importância da Inteligência Emocional na Causa Animal, criadora da Cachorra Carol, palestrante e mãe de três filhos: Rachel, a mais velha, uma labralata; Deloris, a do meio, uma gata vira-lata; e Ben, o caçula, um humano.

Comentários

Leave a Reply

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Loading…

0

Comentários

0 comments

Mais artigos como este:

Importância dos Passeios com os Cães

Adestramento de Cães