O Primeiro Mês de um Cachorro em Casa

in , ,

O que fazer nos primeiros dias do meu pet em casa? Como adaptar esse filhote ao novo lar? Conheça as dicas e cuidados para esse momento mágico.

Quando o pet chega em seu novo lar, sendo ele filhote ou não, sempre vão gerar momentos de dúvidas caso seja o seu primeiro pet, não é mesmo? 

Neste primeiro momento, escolha o local onde o cãozinho irá ficar. Coloque nesse ambiente uma caminha, potinhos para água e alimento, e um brinquedo. Também lembre-se, se possível, de trazer alguma coisa com o cheiro da mãe, como um cobertor, fazendo com que ele se sinta familiarizado com o cheiro.

Também é importante marcar de buscar o filhote no horário mais cedo possível. Com isso, você terá o dia todo para oferecer a ele o máximo de sua atenção. Mostre a ele todo o espaço, fique próximo ao alimentá-lo, brinque e esteja presente.

Veja Dicas do Primeiro Mês com um Peludinho:

Primeiras Noites

Foto: Canva

As primeiras noites do filhote na nova casa podem ser tensas e estressantes para o cão, para o tutor e toda a família. Por estar sozinho ele certamente irá chorar, uivar e arranhar a porta querendo companhia.

Apesar de ser um momento tenso, isso é natural, afinal ele vivia numa matilha formada pela mãe os irmãos, e agora se vê “sozinho”. Mas o importante é não ceder, deixe-o chorar e repreenda-o apenas uma vez, depois não apareça mais por lá. Ele também precisa aprender a viver sozinho.

Se você ceder nos primeiros dias, seu cão se tornará dependente da sua companhia e, provavelmente, fará um escândalo na sua ausência. Daí o choro, o latido e o uivo serão para a vida toda.

Brinquedos, casinha e ração

Foto: Canva

Com a chegada de um novo ‘’aumigo’’ em casa, é muito tentador entrar em um pet shop e comprar tudo para agradar seu novo filhote. Mas devemos ir com calma, comece pelos utensílios básicos.

O primeiro conselho é comprar uma caminha que seja a mais simples. Sabe por quê?
Por que provavelmente seu filho de quatro patas irá destruir, isso faz parte do divertimento dele.

Já a ração é outro ponto que precisa ser considerado com cuidado para a chegada do cãozinho. Essa ração deve ser a mesma consumida na antiga casa do filhote. A troca ao longo do tempo é possível, mas ela deve ser feita de forma gradativa.

Quanto aos brinquedos, tomar cuidado com aqueles que facilmente são destruídos pois poderão ser ingeridos, e em ambos os casos, poderiam levar a uma obstrução. Quem sabe se você oferecer uma bolinha ele irá se distrair e cansar facilmente. Para os primeiros dias vale a pena evitar aqueles brinquedos que fazem barulho, eles só vão deixá-lo agitado demais, confuso ou até assustado. Deixe-os para mais tarde, quando ele já estiver acostumado com a nova casa.

Atenção e carinho.

Foto: Filme (Quatro Vidas de um Cachorro)

O novo filhote não conhece as regras da sua nova casa. Então seja paciente, dê atenção e carinho, tudo isso ajudará a diminuir o estresse dessa adaptação. Mas sem exageros, filhotes amam correr e conhecer o novo lar, e ficar no colo o tempo todo não será muito agradável.

Todo esse processo de adaptação dura algum tempo, variando de acordo com o cachorro e a raça. Mas esse período vai ajudar a fortalecer a relação do cão com a família. Por isso, paciência, atenção e muitos carinhos são essenciais.

Leia também: Como sobreviver às primeiras 24hr com seu filhote

E aí, gostou das dicas? Conta pra gente!

Camilla Dias do snowdoguinhoo

Escrito por Camilla Dias do snowdoguinhoo

Engenheira Sanitarista e Ambiental, tenho um filho de 4 patas, o @snowdoguinhoo, um Akita Inu muito fofo, carinhoso e adora uma bagunça, Snow foi quem que me ajudou a enxergar o mundo e os animais de outra maneira, hoje sou vegetariana, amante e defensora dos animais.

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Loading…

0

Comentários

0 comments

Mais artigos como este:

Adestramento de Cães

Conheça Melhor as Fases do Desenvolvimento Canino