Por que o cachorro lambe o tutor? Descubra agora!

in ,

O seu cachorro costuma te lamber frequentemente? Sim? Então venha descobrir os motivos por trás desse curioso comportamento!

Se você convive com um cachorro, provavelmente já deve ter recebido os famosos “lambeijos”, não é mesmo? Apesar de comum, nem sempre os tutores conhecem os motivos por trás desse comportamento.

A princípio, você precisa saber que não existe apenas um motivo que leva os cães a lamberem seus tutores. Mas, hoje, você vai conhecer as possíveis causas desse comportamento. Confira!

Afinal, por que os cães lambem as pessoas?

Cachorro lambendo tutora
Foto: Canva

Compreender o comportamento canino é fundamental para melhorar a relação entre você e seu pet, além de garantir mais qualidade de vida a ele. Então, chegou a hora de conferir os motivos que levam os cães a lamberem seus tutores.

Demonstração de carinho

Antes de tudo, você precisa saber que os cães são animais de matilha – isso significa que o seu cãozinho vê você como parte dessa dinâmica!

Dessa forma, ao ver você como alguém que promove amor, segurança e alimento, seu cachorro deseja retribuir tudo isso com pequenas atitudes no dia a dia, como a lambida – também conhecida como “lambeijo”!

Os cães não sabem demonstrar afeto da mesma forma que os humanos, por isso, a lambida é uma das maneiras que eles encontram para dizer que estão felizes com a presença dos seus tutores!

Chamar a atenção

Se o cachorro está se sentindo sozinho e deseja interagir com seu tutor, é provável que ele vá buscar essa atenção através das lambidas.

Esse é um dos métodos que os cães usam quando estão carentes, ou então, quando desejam chamar a atenção dos tutores para uma situação específica – como quando o comedouro está vazio ou quando ele quer brincar.

Colhendo informações

Assim como pelo olfato, com a lambida os cães conseguem descobrir o humor e o estado de saúde dos seus tutores, além de saber por onde e com quem eles estiveram.

Não é à toa que, quando recebemos visitas em casa, nossos cães decidem lambê-las. Eles colocam suas habilidades de detetive em prática para descobrir tudo sobre essas novas pessoas!

Sinal de ansiedade

Além dos motivos acima, a ansiedade também pode ser uma das causas por trás das lambidas dos cães.

Se, de uma hora pra outra, seu cachorro começou a te lamber mais do que o normal, pode ser que ele esteja com um acúmulo de energia que está resultando em um quadro de ansiedade.

Quando um cachorro está ansioso, a lambida vem acompanhada de outros sinais que devem ser analisados com atenção, como:

  • Latidos excessivos;
  • Destruição de objetos;
  • Lambedura persistente das patas;
  • Comportamento agressivo;
  • Necessidades no lugar errado;
  • Frequência cardíaca elevada;
  • Respiração ofegante;
  • Ansiedade de separação
  • Medo de situações do cotidiano, como barulhos.

Ao notar que seu cãozinho está te lambendo com mais frequência, além da presença dos sintomas acima, é recomendado que você o leve para se consultar com um Médico Veterinário.

Como diminuir a ansiedade do seu cachorro

Solucionar a ansiedade dos cães nem sempre é uma tarefa fácil. Em muitos casos, os Médicos Veterinários podem recomendar a aromaterapia e até o uso de florais.

Porém, no dia a dia, é possível tomar algumas medidas para reduzir a ansiedade do seu pet. Confira:

  • Estabeleça uma rotina de passeios diários;

  • Dedique um tempo do seu dia para interagir com ele através de carinhos e brincadeiras;

  • Aposte no adestramento, ensinando comandos básicos como “senta” e “fica”;

  • Quando sair/voltar para casa, não faça “festa” para o seu pet ou prolongue as despedidas. Aja com naturalidade para que ele entenda essa situação como algo que faz parte da rotina;

  • Inclua o enriquecimento ambiental na rotina do seu cachorro com a ajuda de brinquedos e comedouros interativos.

Itens que promovem enriquecimento ambiental

Você sabia que o enriquecimento ambiental torna a rotina dos pets mais divertida, desafiadora e benéfica?

Essa técnica consiste em um conjunto de práticas que estimula o pet, resgatando seus instintos de maneira saudável, para que ele tenha mais qualidade de vida.

Além de ajudar a reduzir a ansiedade, o enriquecimento ambiental promove muitos outros benefícios aos pets. Por exemplo:

  • Diminuição do tédio e do estresse;
  • Gasto de energia física e mental;
  • Melhora nas habilidades cognitivas;
  • Reconexão com os instintos;
  • Diminuição do medo e aumento da confiança.

Agora que você já conhece os benefícios de incluir atividades que promovem enriquecimento ambiental à rotina do seu cachorro, chegou a hora de conferir alguns itens que fazem sucesso entre os pets e seus tutores.

Comedouros interativos

Comedouro interativo Lambe Lambe para cachorro da Petiko
Comedouro interativo Lambe Lambe da Petiko

Em primeiro lugar, você precisa se lembrar de que, na natureza, os ancestrais de nossos pets não tinham um comedouro repleto de alimento disponível. Pelo contrário, eles precisavam caçar!

Mesmo após todos esses anos de domesticação, muitas vezes o instinto dos nossos cães fala mais alto. Assim, quando não há esses estímulos e desafios, os pets podem desenvolver acúmulo de energia, desencadeando estresse e ansiedade.

Existem diversos tipos, formatos e cores de comedouros interativos. Eles se assemelham aos comedouros comuns, mas contam com “obstáculos” no centro, que desafiam os pets a conseguirem seu alimento.

Mas não se preocupe! A tarefa não se torna impossível por conta do comedouro lento, apenas mais desafiadora – e, consequentemente, mais interessante e divertida.

Para alimentar seu pet em um comedouro lento, basta colocar a comida (seja ração ou alimento natural) como de costume na tigela. Ela ficará exposta entre os obstáculos, pronta para receber seu cachorro!

Brinquedos de corda

Brinquedo Bombom de Corda para cachorro da Petiko
Brinquedo Bombom de Corda da Petiko

Esses brinquedos ajudam a satisfazer a necessidade de mastigação, enquanto auxiliam na limpeza mecânica dos dentes. Ao interagir com um brinquedo de corda, o cachorro gasta energia, reduzindo assim o tédio, o estresse e a ansiedade.

As cordas também são indicadas para brincadeiras interativas entre o pet e seu tutor, como cabo de guerra.

Brinquedos de pelúcia

Brinquedo de pelúcia Besôncio para cachorro da Petiko
Brinquedo de pelúcia Besôncio da Petiko

As pelúcias são fofas, e contam com diferentes formatos, texturas e estímulos sensoriais, visuais e auditivos que enriquecem o dia a dia dos cães de todas as idades.

Normalmente, as pelúcias costumam substituir as “presas” que os pets caçariam na natureza e, por isso, eles gostam tanto desses brinquedos!

Bolas

Brinquedo Bola Meteoro para cachorro da Petiko
Brinquedo Bola Meteoro da Petiko

As bolas são brinquedos clássicos e atemporais, que garantem muita diversão aos pets!

As bolinhas estimulam o gasto de energia através do exercício físico, enquanto incentivam brincadeiras interativas entre o pet e seu tutor – o que fortalece a amizade e a confiança entre eles.

Mordedores

Brinquedo Mordedor Cão de Balão para cachorro da Petiko
Brinquedo Mordedor Cão de Balão da Petiko

Assim como as cordas, os mordedores satisfazem a necessidade de mastigação e auxiliam na limpeza mecânica dos dentes.

Os mordedores são excelentes opções para pets de qualquer idade, principalmente para os filhotes que sentem coceira na gengiva durante a troca de dentição.

Brinquedos recheáveis

Brinquedo recheável Coração Rubi para cachorro da Petiko
Brinquedo recheável Coração Rubi da Petiko

Além das pelúcias, mordedores cordas e bolas, os brinquedos recheáveis estão se tornando itens essenciais para garantir a diversão dos cachorros

Esse sucesso se deve a proposta incomparável dos brinquedos recheáveis: ao se movimentar, o brinquedo libera ração, petisco ou alimento pastoso congelado aos poucos, incentivando a brincadeira e o exercício físico e mental do pet.

A dinâmica dos brinquedos recheáveis estimula o enriquecimento ambiental por trabalhar as habilidades cognitivas do cachorro, ao mesmo tempo em que ele se diverte.

Agora que você já conhece os possíveis motivos por trás dos “lambeijos”, ficará muito mais fácil entender o que seu cãozinho deseja te falar!

Leia também:
Mordedores naturais: conheça os benefícios para os cães
Seu cachorro vai parar de morder depois destas dicas
Cachorro cavando o chão: entenda por que isso acontece
Seu cachorro destrói brinquedos? Saiba como resolver!

Equipe Petiko

Escrito por Equipe Petiko

Para pessoas que amam seu pet. Feito por pessoas que amam os seus.

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Loading…

0

Comentários

0 comments

Mais artigos como este:

Por que os cães mostram a língua? Descubra agora!

Por que os cães mostram a língua? Descubra agora!

Benefícios do Catnip para os gatos

Catnip: conheça os benefícios para o seu gato