Seu cachorro destrói brinquedos? Saiba como resolver!

O seu cachorro costuma destruir todos os brinquedos que ele vê pela frente? Calma, que nós vamos te explicar por que isso acontece!

Você já presenteou seu cachorro com um novo brinquedo e, em pouco tempo, se deparou com esse item todo destruído, com pedaços espalhados pela casa toda? Saiba que esse comportamento é mais comum do que você imagina!

Apesar de comum, muitos tutores ficam confusos com esse hábito um tanto quanto destruidor. Dessa forma, hoje você vai entender os principais motivos que levam os cães a destruírem seus brinquedos. Confira:

3 motivos que fazem os cães destruírem os brinquedos

Saiba o que fazer quando seu cachorro destrói brinquedos
Foto: Canva

Ao ver os brinquedos destruídos, alguns tutores ficam bravos com seus cães sem nem mesmo pesquisar os motivos que os levam a agir dessa maneira. Por isso, trouxemos 3 motivos por trás desse curioso comportamento:

1 – O instinto fala mais alto

Muitas vezes, os instintos de seus ancestrais falam mais alto para que o cãozinho comece a “caçar” aquela “presa” – no caso, os brinquedos (principalmente as pelúcias).

Boa parte dos cachorros brinca com os brinquedos a ponto de destruí-los – como se estivessem, literalmente, tirando as “vísceras” daquela presa.

Além disso, podemos perceber momentos em que os cães imobilizam os brinquedos com as patas e, até mesmo, as chacoalham rapidamente – semelhante ao que os animais selvagens fazem para quebrar os ossos de sua presa.

Isso pode parecer estranho para nós, humanos. Mas saiba que, para os cachorros, isso é natural. Esse é um comportamento que resgata instintos, fazendo com que seu cãozinho se sinta feliz e satisfeito.

2 – Tédio e energia acumulada

Mais uma vez, os ancestrais dos nossos pets ainda têm certa influência no comportamento dos nossos peludinhos – eles costumavam gastar muita energia interagindo com outros animais, procurando alimento, caminhando…

Atualmente, nossos pets precisam de estímulos para gastar energia física e mental. O conjunto de uma rotina de passeios e brincadeiras faz muita diferença quando o assunto é o bem-estar dos cães!

E, quando eles não conseguem eliminar toda essa energia acumulada, vemos sinais de que algo não vai bem – incluindo a destruição de brinquedos e outros objetos da casa, causada pelo tédio, estresse e ansiedade.

3 – O filhote está em fase de desenvolvimento

É comum vermos filhotes que destroem tudo o que veem pela frente, e isso acontece por dois motivos:

  • Troca de dentição: quando o filhote está trocando os dentes de leite pelos dentes permanentes, existe um incômodo que, muitas vezes, só é solucionado quando eles mordem e roem os objetos;

  • Explorando o ambiente: para se familiarizar com o mundo à sua volta, os filhotes usam a boca – eles costumam lamber, morder e mastigar objetos para conhecê-los melhor!

Além disso, os filhotes têm muita energia para gastar – então, voltamos para o tópico anterior, onde falamos sobre a importância de promover estímulos que ajudem a evitar o tédio.

Como o enriquecimento ambiental pode ajudar seu pet

Brinquedo Push Ball, para cachorro, da Petiko
Brinquedo Push Ball da Petiko

Depois de entender os motivos que levam os cães a destruírem seus amados brinquedos, chegou a hora de descobrir como o enriquecimento ambiental pode ajudar a evitar esse comportamento de uma maneira saudável!

Confira as dicas a seguir:

Comedouros interativos

Também conhecidos como comedouros lentos, eles proporcionam estímulos que funcionam como obstáculos, despertando o interesse dos pets e diminuindo a velocidade da alimentação, causada pela ansiedade.

Existem diversos tipos, formatos e cores de comedouros interativos. Eles se assemelham aos comedouros comuns, mas contam com texturas e obstáculos, que desafiam os pets a conseguirem seu alimento.

Mas não se preocupe! A tarefa não se torna impossível por conta dos comedouros interativos, apenas mais desafiadora – e, consequentemente, mais interessante e divertida.

Brinquedos com diferentes estímulos

Sejam pelúcias, recheáveis, mordedores, cordas ou bolas, é importante oferecer brinquedos com diferentes estímulos ao seu cãozinho.

Esses estímulos podem ser sensoriais, como diferentes formatos e texturas; ou auditivos, como o famoso apito que faz sucesso entre os cachorros.

Rotina de passeios

O passeio é um dos momentos mais esperados pela maioria dos cães. É ali que eles exploram o mundo, praticam exercícios físicos, gastam energia, socializam, fortalecem os vínculos com o tutor, dentre outros benefícios que proporcionam mais bem-estar e felicidade.

Estabelecer uma rotina de passeios promove tanto enriquecimento físico quanto enriquecimento social, pois são nesses momentos que o pet explora novos ambientes e interage com outros pets.

BOX.Petiko: o aliado para solucionar esse comportamento

BOX.Petiko para cachorro
BOX.Petiko – edição “Boteco Petiko” para cães 

O BOX.Petiko é uma caixa repleta de produtos desenvolvidos por especialistas em nutrição, diversão e comportamento pet – a cada mês, os assinantes recebem uma edição temática, com diversas novidades que vão surpreender  tanto os pets quanto seus tutores.

Em todos os BOX.Petiko, enviamos itens que promovem enriquecimento ambiental, com o propósito de promover mais diversão e bem-estar ao dia a dia dos pets!

E, para os cães que amam brincar, mas não se adaptam às pelúcias, desenvolvemos a Trilha de Experiência Mordedores. Entenda como funciona:

Como a Trilha Mordedores funciona

Brinquedos da Trilha Mordedores para cachorro do BOX.Petiko
Brinquedos da Trilha Mordedores, enviados nas últimas três edições do BOX.Petiko

Na hora da brincadeira, alguns cães são mais calmos e pacientes. Já outros, são mais agitados e destruidores – e por isso, não se dão bem com pelúcias.

Sendo assim, os cachorros que fazem parte da Trilha Mordedores recebem 5 itens: petiscos, mordedores, brinquedos interativos e novidades da Petiko. Aqui, não enviamos pelúcias.

Afinal, como faço para o brinquedo durar mais tempo?

Saiba o que fazer quando seu cachorro destrói brinquedos
Foto: Canva

Depois de resolver o comportamento destrutivo do seu cãozinho, você pode seguir essas três dicas para aumentar a durabilidade dos brinquedos:

1) Troque os brinquedos com regularidade: oferecer diferentes brinquedos ajuda a manter o seu cachorro interessado pelas brincadeiras, reduzindo o desejo por um só brinquedo em específico;

2) Brinque com seu cachorro: as brincadeiras, sempre que possível, devem ser supervisionadas para evitar que seu cachorro destrua o brinquedo e acabe ingerindo alguma parte dele.

Além disso, brincar com seu cãozinho fortalece a amizade e a confiança entre vocês!

3) Faça a limpeza dos brinquedos com regularidade: isso ajuda a evitar a proliferação de bactérias que podem ser perigosas para o seu cachorro.

Se você ainda não sabe como higienizar os brinquedos do seu pet, clique aqui!

Fiz de tudo, mas meu cachorro continua destruindo os brinquedos. E agora?

Se o seu cãozinho já não é mais um filhote e você seguiu as dicas acima, mas ele continua destruindo os brinquedos, significa que você deve olhar com mais atenção para esse comportamento.

O comportamento destrutivo de um cachorro pode ocorrer por conta da hiperatividade, ansiedade de separação ou apenas para chamar sua atenção.

Nesses casos, é importante investir no adestramento, em conjunto com itens que vão ajudar a reduzir o estresse e a ansiedade – no SHOP.Petiko, você encontra diversas opções para o seu pet! Confira a seguir:

Lambe Lambe

Comedouro Lambe Lambe para cachorro e gato da Petiko
Comedouro interativo Lambe Lambe – disponível no SHOP.Petiko

O comedouro interativo Lambe Lambe foi desenvolvido para tornar a hora da alimentação mais divertida e benéfica aos pets – principalmente para aqueles que costumam comer muito rápido.

Ele conta com suaves tipos de texturas para os pets lamberem, sem que machuquem suas línguas – esses estímulos funcionam como obstáculos, despertando o interesse pela comida e diminuindo a velocidade da alimentação.

Bolástica

Brinquedo Bolástica para cachorro, da Petiko
Bolástica – disponível no SHOP.Petiko

A Bolástica é um brinquedo de corda com elástico, ideal para os pets que amam morder e brincar de cabo de guerra.Seu formato especial ajuda a trabalhar o físico do pet em brincadeiras interativas, exercitando e fortalecendo a mandíbula.

Jellytiko

Brinquedo recheável Jellytiko para cachorro da Petiko
Brinquedo recheável Jellytiko – disponível no SHOP.Petiko

O Jellytiko é um brinquedo 2 em 1: um mordedor superdivertido e um dispenser para petiscos. Ao se movimentar, ele libera ração ou petisco aos poucos, estimulando a brincadeira e o exercício físico.

O brinquedo proporciona horas de diversão ao seu peludo, até mesmo quando ele está sozinho – mas também recomendamos compartilhar estes momentos de alegria com ele.

Agora que você conhece os motivos que levam o seu cachorro a destruir os brinquedos, chegou a hora de colocar essas dicas em prática para solucionar esse hábito!

Leia também:
Brinquedos para cães e gatos: as 6 principais regras
Comedouro lento: conheça 3 benefícios para os pets
BOX.Petiko: o maior clube de assinaturas pet do Brasil
Doga: Conheça os Benefícios da Yoga Para Cães

Equipe Petiko

Escrito por Equipe Petiko

Para pessoas que amam seu pet. Feito por pessoas que amam os seus.

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Loading…

0

Comentários

0 comments

Mais artigos como este:

Casa com pets: saiba como manter a limpeza do ambiente

Casa com pets: saiba como manter a limpeza do ambiente

A importância de limpar os brinquedos do seu pet