Doga: Conheça os Benefícios da Yoga Para Cães

in ,

Uma técnica especial que pode ser feita em casa, promovendo relaxamento e fortalecimento da relação entre o tutor e seu cachorro.

Os sintomas de estresse, ansiedade e agitação podem surgir em cachorros de qualquer idade e por diversos fatores. Essas condições geram mudanças no comportamento do pet, prejudicando seu bem-estar e até a convivência com sua família.

Mas a boa notícia é que, além de dar carinho e atenção, estimular o pet a se exercitar é uma ótima forma de reduzir o estresse, a ansiedade e afins. Por isso, existem muitas atividades para você incentivar essa prática, até mesmo, dentro de casa.  Uma delas é a Doga, a Yoga para cachorros.

O que é a Yoga para cães?

Foto: Canva

A Doga (Dog + Yoga) teve origem nos Estados Unidos quando a instrutora de Yoga Suzi Teitelman percebeu que seu cachorro se acalmava e relaxava enquanto ela fazia Yoga por perto.

Desde então, a modalidade vem sido reconhecida em diversos países. E não é à toa! Além de ser um excelente exercício físico, a Doga fortalece a relação entre o cachorro e seu tutor, proporcionando inúmeros benefícios à saúde de ambos.

Nesta versão da Yoga, a sessão é adaptada à companhia do pet. Todos os movimentos e posições são interativos entre o cãozinho e seu tutor, de maneira que seja agradável e relaxante para os dois.

Benefícios da Doga para cachorros

Foto: Canva

Assim como a Yoga tem inúmeros benefícios ao corpo e a mente dos humanos, a Doga tem para os cães. Confira:

  • Redução do estresse e ansiedade: a Doga permite que um cãozinho nervoso e agitado relaxe, sinta-se bem e encontre equilíbrio mental;
  • Diminuição de ações destrutivas: o comportamento destrutivo dos pets, geralmente, é causado pelo tédio ou estresse. Como vimos no tópico anterior, o relaxamento proporcionado pela Doga auxilia na redução da temida destruição de móveis, sapatos, etc;
  • Aumento do vínculo com o tutor: viver experiências junto ao seu pet, como a prática de Doga, é uma ótima maneira de fortalecer a confiança, a amizade e o amor entre vocês;
  • Melhora nas articulações e na flexibilidade: além dos benefícios para o comportamento, a Doga proporciona mais saúde ao corpo do cachorro através de alongamentos e massagens.

Como começar a praticar Yoga com seu cãozinho

Foto: Canva

Antes de começar, o tutor deve ter em mente que o pet não tem o mesmo raciocínio e entendimento que humanos. Por isso, é preciso ter calma e paciência nas primeiras sessões. Além disso, preparar o lugar para a atividade é muito importante – escolha um ambiente tranquilo e confortável para posicionar o tapete de Yoga.

Dica especial:

Encontre uma videoaula de Doga e siga as instruções mostradas neste primeiro momento. Esse passo a passo será muito útil durante a fase de adaptação.

As aulas de Doga podem variar, mas existem algumas atividades essenciais para este momento entre você e seu pet:

  • Massagens e alongamentos: sente-se no tapete e convide seu cachorro a se juntar a você. Comece massageando todo o corpo do seu pet de forma suave e relaxante, para que ele entre no clima de tranquilidade. Logo depois, você pode se posicionar em pé para se alongar junto ao seu cãozinho;
  • Posições da Yoga: em seguida, você pode começar a realizar as posições de Yoga (que tal começar com a de cachorro?). Será possível notar que seu pet tentará interagir com você de alguma forma durante os exercícios e você deve deixa-lo participar;
  • Atenção à respiração: trabalhar a sua respiração corretamente é fundamental para a realização desta atividade. Conforme for relaxando, seu cachorro também começará a acalmar a respiração;
  • Momento de relaxamento: chegando ao fim da aula, que tal deitar no tapete junto ao seu cachorro e aproveitar o momento de silêncio e tranquilidade? Este momento finaliza o exercício com chave de ouro, estabelecendo uma forte conexão entre você e seu pet.

Neste final, pode ser interessante oferecer um brinquedo que estimule o enriquecimento ambiental do seu pet para deixa-lo ainda mais feliz e relacionar esta prática a uma boa experiência.

Lembre-se: é importante deixar seu cãozinho livre para dispersar da atividade assim que ele desejar. Aos poucos, ele começará a se acostumar com essa rotina e tudo fluirá com mais facilidade.

Que tal planejar iniciar uma rotina de relaxamento para você e seu pet? Com certeza, a Doga proporcionará inúmeros benefícios ao bem-estar de vocês!

Imagem capa: Instagram @pandora_happydog

Leia também: Bem Estar Animal e Sua Importância

Conhecia essa técnica? Vai praticar? Comenta aí!

Equipe Petiko

Escrito por Equipe Petiko

Para pessoas que amam seu pet. Feito por pessoas que amam os seus.

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Loading…

0

Comentários

0 comments

Mais artigos como este:

Cuidados Com o Pet nas Festas de Fim de Ano

7 Alimentos Proibidos Para os Pets