Por que os cães mostram a língua? Descubra agora!

in ,

Você sabe por que os cães costumam mostrar a língua? Não? Então venha conhecer os motivos por trás desse comportamento!

Fala sério, ver um cãozinho com a língua de fora é uma fofura, não é mesmo? Mas, muitas vezes não imaginamos o motivo que leva os cães a ficarem assim. Por isso, é importante aprender a interpretar os sinais que o seu cachorro está tentando passar por meio desse hábito.

A seguir, você vai conhecer os motivos por trás desse comportamento tão recorrente nos cães!

Motivos que levam os cães a mostrarem a língua

Por que os cães mostram a língua? Descubra agora!
Foto: @snowdoguinhoo

Normalmente, um cachorro com a língua para fora não é sinal de preocupação: ele pode estar animado ou com calor, apenas. Mas, sim, de vez em quando é importante prestar atenção e observar melhor o que está acontecendo e a frequência.

No entanto, há casos em que esse costume pode se tornar extremo e ser sinal de alguma doença, causando consequências ruins e incômodas ao pet. Vem comigo que vou explicar um pouquinho dos motivos que podem levar os cães a mostrarem a língua.

Ofegação

Por que os cães mostram a língua? Descubra agora!
Foto: Canva

Sabe quando você brinca bastante com o seu cachorro e ele coloca a língua para fora? Isso significa que ele está ofegante!

Esse processo é natural porque, colocando a língua para fora e acelerando a respiração, os cães conseguem expulsar o ar quente de seu corpo e substituir por um ar mais fresquinho. Porém, em dias de muito calor, nem isso basta, e é importante oferecer ao pet outra forma de ele se refrescar.

Dicas para refrescar os cães:

  • É muito bom dar frutas bem geladinhas e até mesmo congeladas, além dos cães amarem, essa opção é nutritiva e ajuda a aliviar o calor;

  • É essencial carregar também uma quantidade significativa de água toda vez que o cachorro vai passear;

  • Além disso, um tapete gelado é uma ótima alternativa e que os pets adoram em dias de temperaturas mais elevadas.

Relaxamento

Por que os cães mostram a língua? Descubra agora!
Foto: Canva

Você já viu um pet com a língua de fora enquanto recebe um carinho? Se a sua resposta foi “sim”, então sabe que essa é uma das coisas mais fofas!

Às vezes, esses pets estão tão de bem com a vida que colocam a língua para fora como um sinal de contentamento. Alguns deles podem até mesmo ter o costume de dormir com a língua para fora!

Esse não é um sinal de preocupação, muito pelo contrário. Mas, se o seu companheiro dorme com a língua fora da boca, vale checar se a língua não fica muito seca ou com feridas após cada noite. 

Síndrome da Língua Pendurada

Por que os cães mostram a língua? Descubra agora!
Foto: Canva

A Hanging Tongue Syndrome, ou Síndrome da Língua Pendurada, é uma doença que acomete os pets e pode trazer consequências ruins para eles. É como o nome diz: o pet fica com a língua para fora o tempo todo, ou seja, ele não tem controle sobre ela.

Normalmente, esses pets têm uma vida normal, e a maior preocupação em relação à doença é manter a língua deles livre de machucados e hidratada.

Vale lembrar que, para ter um diagnóstico da doença, é importante consultar um Médico Veterinário para que os exames corretos sejam feitos.

Como evitar que o cachorro fique com a língua para fora?

Como você viu anteriormente, nem sempre um cachorro com a língua de fora é um mau sinal. Mas, se você quer evitar esse costume no seu pet, há algumas coisas que você pode fazer para ajudar.

  • Respeite os limites do seu pet: na hora de brincar, é importante entender que seu cachorro também tem limites. Especialmente no caso de cães braquicefálicos ou idosos, eles se cansam mais rápido e precisam de mais pausas;

  • Cuidado com o sol: cães podem ficar muito quentes quando expostos ao sol. Se for passear ao ar livre, prefira o começo da manhã ou fim da tarde, quando o calor não é mais tão forte.

É sempre importante saber interpretar o comportamento do seu pet para compreender a motivação por trás de cada hábito, e assim, garantir mais qualidade de vida ao seu melhor amigo!

Leia também:
Mordedores naturais: conheça os benefícios para os cães
Saiba como escolher petiscos seguros para o seu pet
Seu cachorro vai parar de morder depois destas dicas
Por que os cães enterram as coisas?

Camilla Dias do snowdoguinhoo

Escrito por Camilla Dias do snowdoguinhoo

Engenheira Sanitarista e Ambiental, tenho um filho de 4 patas, o @snowdoguinhoo, um Akita Inu muito fofo, carinhoso e adora uma bagunça, Snow foi quem que me ajudou a enxergar o mundo e os animais de outra maneira, hoje sou vegetariana, amante e defensora dos animais.

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Loading…

0

Comentários

0 comments

Mais artigos como este:

BOX.Petiko: conheça a edição “Novo Noel”

BOX.Petiko: conheça a edição “Novo Noel”

Cachorro lambendo sua tutora

Por que o cachorro lambe o tutor? Descubra agora!