Por que os cães enterram as coisas?

in ,

Você já percebeu que os cães gostam de enterrar objetos e alimentos? Venha descobrir os motivos por trás desse comportamento, no conteúdo a seguir!

Com certeza você já reparou que seu cachorro já enterrou algum objeto ou comida, né? E isso está ligado ao seu instinto animal!

Os cães, e a maioria dos animais selvagens, precisavam lutar pelos alimentos e o que restasse de suas caças, ou seja, enterrar comida era uma maneira de proteger aquilo que foi conquistado e garantir alternativas para tempos de escassez.

O instinto dos cães

Cachorro enterrando algo na terra
Foto: Canva

Apesar do seu cachorro ser domesticado, entenda que os cães mantiveram alguns hábitos típicos dos antepassados. Tais atitudes são provocadas pelo que chamamos de instinto e estão presentes nos pets de hoje graças aos genes.

  • Os instintos são heranças primitivas;

  • A descendência dos cães domésticos é atribuída aos lobos, ou seja, algumas posturas selvagens, originais desses parentes ferozes, costumam aparecer no dia a dia dos pets.

Isso acontece, pois alguns padrões de comportamento, fundamentais para a sobrevivência na natureza, ficam “impressos” na genética para garantir que a geração futura já nascerá com certos hábitos essenciais pré-definidos. 

Afinal, por que os cães enterram as coisas?

Cachorro enterrando
Foto: Canva

Veja só algumas razões que podem levar ao seu cãozinho enterrar as coisas:

  • É comum notar os uivos para comunicação à distância, a urina para demarcar território ou o costume de cavar para enterrar objetos. 
  • Quando o tutor dá o petisco preferido do cachorro ou algum osso para ele roer. Então, os cães guardam a comida para desfrutar depois, prolongando o momento de prazer;

  • Outra razão positiva para o comportamento é a diversão que ele causa ao animal. Em muitos casos, o porquê cães escondem comida pode ser uma brincadeira para afastar o tédio, por exemplo;
  • Se o cachorro já passou fome, o ato de esconder o alimento pode ser uma tentativa de “estocá-lo” devido ao trauma;

  • Um ambiente estressante ou com muitos outros animais presentes pode fazer com o cão queira guardar a comida em um local mais tranquilo para consumir depois ou proteger dos bichos que considera como “ameaça”.

Se o seu cachorro enterra comida, por exemplo, a explicação pode ser justamente o instinto. Porém, isso merece atenção, já que esse comportamento também pode ser um indicativo de problemas.

Meu cachorro está enterrando a comida. E agora?

Cachorro enterrando na grama
Foto: Canva

Como falamos anteriormente, não é necessário fazer com que o cão deixe de enterrar o alimento, pois ele está seguindo os instintos, é algo natural na vida dele. Mas, caso seu filho de quatro patas esteja enterrando a comida por alguma razão negativa, existem formas de evitar o comportamento.

Em caso de tédio, vale investir no enriquecimento ambiental, ou seja, disponibilizar brinquedos e objetos para o animal se divertir. Dedicar um tempo a ele e sair para passear são outras atitudes válidas.

Se por acaso seu filho de quatro patas divide o espaço de alimentação com outros animais, pode ser que seja a hora de encontrar um local separado somente para ele, reduzindo a disputa pelos recursos. 

  • Oferecer o alimento em um novo lugar também pode ser útil caso você perceba que o ambiente atual é muito movimentado e barulhento, por exemplo. 

Além disso, se você identificar algum tipo de comportamento agressivo relacionado, é importante contar com a ajuda de um adestrador.

  • Outra opção para o animal não enterrar a comida é espalhar pequenas quantidades de ração pela residência, como em uma caça ao tesouro;

  • De acordo com Alexandre Rossi (Dr. Pet), é possível pendurar ossos para o cão roer, mas não se ‘’apossar’’.

Prestando atenção ao seu filho peludo, é possível entender se ele está enfrentando dificuldades. Caso o comportamento de esconder a comida represente um problema, procure o médico veterinário/ adestrador e juntos vão encontrar a melhor opção.

Leia também:
Seu cachorro destrói brinquedos? Saiba como resolver!
Alergia alimentar em cães: como identificar?
Os pets precisam tomar sol? Descubra agora!
A importância de escovar os pelos de cachorros e gatos

Camilla Dias do snowdoguinhoo

Escrito por Camilla Dias do snowdoguinhoo

Engenheira Sanitarista e Ambiental, tenho um filho de 4 patas, o @snowdoguinhoo, um Akita Inu muito fofo, carinhoso e adora uma bagunça, Snow foi quem que me ajudou a enxergar o mundo e os animais de outra maneira, hoje sou vegetariana, amante e defensora dos animais.

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Loading…

0

Comentários

0 comments

Mais artigos como este:

Cachorro comendo petiscos na grama

Saiba como escolher petiscos seguros para o seu pet

Mordedores naturais: conheça os benefícios para os cães

Mordedores naturais: conheça os benefícios para os cães