Você já se sentiu mais empolgado com um brinquedo do que seu próprio pet? Ele se interessa mais por outros objetos do que pelos brinquedos dele? São situações comuns, mas que podemos melhorar com algumas dicas!
Antes de tudo, é importante dizer que ter brinquedos não é luxo, os cães têm necessidades básicas (gasto de energia física e mental) que precisam ser supridas e algumas delas podem ser supridas com o uso de brinquedos.
Índice
Seguem algumas dicas:
Use brinquedos interativos
A maioria dos problemas de comportamento pode ser evitada com uma boa rotina rica em atividades e que supra as necessidades básicas dos cães (roer, buscar alimentos, farejar) e o enriquecimento ambiental é uma ferramenta incrível para isso. Enriquecimento ambiental é oferecer atividades que permitam que nossos pets expressem seus comportamentos naturais, (falaremos mais disso em outro artigo, fique ligado)!
Ao apresentar um brinquedo de enriquecimento ambiental ao seu pet ensine-o como usar e comece com um de nível mais fácil para depois aumentar a dificuldade gradativamente e assim evitar que ele se frustre.
Existem diversas opções de brinquedos nesse sentido tanto para serem feitos em casa quanto comerciais, como comedouros lentos, tapetes ou bolas de fuçar, dispensers (são brinquedos em que se coloca o alimento seco e o pet tem que usar o focinho e as patas para conseguir tirá-lo de lá. Proporciona um ótimo gasto físico e mental além de fazer o pet comer mais devagar) e recheáveis (pode começar colocando alimento seco para ficar mais fácil, depois pastoso e até congelar. Podem ser usados para oferecer o alimento e até em sessões de treino).
Ofereça escolhas
Você pode usar mais de um tipo de brinquedo, seja de enriquecimento ambiental ou não. Cada pet é um indivíduo e tem suas preferências e nós só vamos saber quais são testando. Ter a possibilidade de escolher dá sensação de autoconfiança ao pet.
Use petiscos ou algo que o pet goste muito nas primeiras vezes
Usar um petisco de alto valor para o pet, algo de que ele goste muito para chamar sua atenção para o brinquedo.
Brinque junto
Não adianta só colocar o brinquedo na frente do cachorro e esperar que ele brinque sozinho. Muitas vezes dependendo do tipo de brinquedo o cão nem vai se interessar e nem tem como brincar sozinho. É interessante você participar das brincadeiras porque assim ele vai associar que o brinquedo é algo muito bom. Não basta ter os brinquedos, é preciso oferecê-los de forma correta.
Exemplos: brinque de cabo de guerra com cordinhas, com pelúcias, de jogar e trazer pelúcias ou bolinhas.
Faça um revezamento de brinquedos
O revezamento de brinquedos ajuda a ter sempre uma novidade e isso estimula o pet a manter o interesse pelos brinquedos. Uma sugestão é deixar alguns brinquedos disponíveis e trocar uma vez por semana.
Se o seu pet não tiver com o que se distrair ele vai encontrar algo para fazer e às vezes pode ser que você não goste muito. Mas a responsabilidade de oferecer algo para ele fazer é nossa, por que não começar hoje? A
Confira as opções de brinquedos interativos no SHOP.Petiko! BOX.Petiko é uma ótima aliada!!
Leia também: O Que Se Passa na Cabeça de um Cachorro?
Você brinca com seu pet? Conta pra gente como é!