A Trombocitopenia Imunomediada é uma doença não tão comum em cães e gatos, porém é de extrema importância que os tutores fiquem atentos aos sinais.
Saiba Tudo Sobre a Trombocitopenia Imunomediada
A causa mais comum dessa enfermidade é a primária, que é quando o sistema imune do animal irá começar a produzir diversos anticorpos direcionados às próprias plaquetas.
As plaquetas são células do sangue produzidas pela medula óssea e que são responsáveis pelo processo de coagulação sanguínea, que começam a ser destruídas.
Existe também uma forma secundária dessa doença que é quando o animal tem a presença de outras doenças que também diminuem o número de plaquetas na circulação sanguínea, que geralmente ou são infeciosas como FIV, FeLV e erliquiose ou autoimunes como lúpus.
Cães de qualquer raça podem apresentar essa doença porém as raças como Poodle, Pastor Alemão e Cocker Spaniel são mais predispostos, não tendo diferença de sexo e nem de idade.
Texto relacionado: Tudo que Você Precisa Saber Sobre Meningite Canina
Sinais clínicos
Os sinais clínicos começam a aparecer já com 3 dias, porém poder ficar sem aparecer durante meses. E esses sinais são:
- Sangramento nasal
- Sangramento vaginal
- Hemorragias
- Fezes com sangue
- Sangramento oral
- Sangramento ocular e cegueira
- Letargia
- Fraqueza
- Anorexia
Diagnóstico
O diagnóstico é feito por meio de um hemograma completo para ver a quantidade de plaquetas e verificar se essa trombocitopenia não está relacionada a uma anemia, a uma diminuição dos leucócitos.
O perfil bioquímico e a urinálise também auxiliam o diagnóstico para que possa ser descartados outras doenças.
A trombocitopenia é uma doença grave que pode levar o animal a morte então é muito importante que um Médico Veterinário seja consultado para que o diagnóstico e tratamento dessa doença seja correto.
Você gosta de artigos sobre saúde? Conhecia a trombocitopenia imunomediada? Conta pra gente nos comentários!