Cansado de ficar em casa? Que tal começar algum exercício para praticar com seu cachorro? Separamos 8 dicas.
O sedentarismo atinge grande parte da população brasileira e a maioria dessas pessoas sabem que a falta de exercícios pode acarretar em obesidade, diabetes, doenças cardíacas etc. Algumas deixam de se exercitar por falta de tempo, falta de motivação ou por preguiça. Se identificou? Mande a preguiça e as desculpas embora. Confira nossas 8 dicas de exercícios para praticar com seu cachorro afinal, ele é um ótimo companheiro e nunca vai inventar desculpas para não sair de casa.
Antes de ler as dicas de exercícios você deve levar em consideração:
– Se optar por algum dos exercícios abaixo, tanto tradicionais ou exclusivamente para os cachorros, é necessário uma consulta ao veterinário para saber se está tudo bem com a saúde do seu amigão. Do mesmo modo, você deve consultar um médico, pois sua vida de sedentário pode, inicialmente, trazer algumas restrições sobre a quantidade de exercícios.
– Lembre-se de respeitar o seu ritmo e, principalmente, do seu cachorro. Inicie os exercícios aos poucos e aumentando gradualmente, juntos vão se acostumar com essa nova rotina.
– Talvez a sua primeira escolha de exercício não lhe agrade depois de algum tempo, o importante é não desistir. Conheça os tipos de exercícios, faça aulas experimentais, teste por alguns dias. Mudar de exercícios e variar pode ser uma boa opção tanto para você quanto para seu cachorro.
– Os resultados dessa nova rotina não aparecem do dia para noite. Por isso, é importante não desmotivar e junto com os exercícios ter uma alimentação saudável.
– Com o tempo irá perceber que você e seu cachorro estão mais animados, dispostos e vão dormir melhor. Além disso, já falamos os verdadeiros benefícios em praticar exercício com seu cachorro, uma simples caminhada diária auxilia no aumento da resistência muscular, diminui o risco de doenças do coração, colesterol entre outros.
Além disso, vai perceber que o elo entre você e seu cachorro ficará mais estreito, ele vai gastar mais energia, evitará a ansiedade, estresse, melhora a socialização e vai gerar boas experiências com outras pessoas, pets e lugares.
#1 Natação: há lugares que permitem o cachorro fazer natação junto com o tutor assim como, há natação apenas para o peludo.
#2 Ioga: os peludinhos podem ser uma boa companhia nas aulas de ioga.
#3 Bicicleta: o peludo com o treinamento certo poderá te acompanhar nas pedaladas.
#4 Patinar: dar voltinhas de patins e com o peludo do lado pode ser muito divertido.
#5 Frisbee: o frisbee pode ser uma atividade diferente para realizar com seu amigão. E variar com o “pegar a bolinha”.
#6 Correr: essa dica é para tutores que já estão em boa forma, lembre-se de sempre respeitar o ritmo do seu cachorro.
#7 Caminhar: as caminhadas são uma ótima dica para tutores que querem deixar a vida sedentária para trás. Você pode ir aumentando as caminhadas gradualmente junto com seu cachorro.
#8 Pegar a bola: por último, a dica mais clássica para fazer com seu cachorro: brincar de buscar a bolinha. Aproveite para ir em lugares abertos, diferentes e aproveite para interagir mais com seu peludo.
Porém, antes de se decidir por algum desses esportes, não se esqueça de consultar o seu veterinário sobre o estado de saúde de seu amigão. Faça exames para saber como está seu coração, seus ossos, sua coluna e outras coisas que o seu veterinário poderá recomendar.
Lembre-se que nem todas as raças são iguais e que cada uma delas poderá praticar um ou outro esporte.
Fonte consultada
Ministério do esporte – A prática de esporte no Brasil: Diagnóstico Nacional do Esporte