Índice
- 1 Erros comuns que a maioria dos donos de cachorro cometem e que você também pode estar cometendo.
- 1.1 #1 Ter um cão antes de estar pronto ou escolher a raça errada para você
- 1.2 #2 Não se preocupar com o treinamento e a socialização do cachorro
- 1.3 #3 Não fazer com que ele pratique exercícios e atividades suficientes
- 1.4 #4 Evitar ir ao veterinário
- 1.5 #5 Não usar a tecnologia a seu favor
- 1.6 #5 Não cuidar da saúde dental do cachorro
- 1.7 #6 Alimentar o cachorro de maneira errada
- 1.8 #7 Não reservar parte do dinheiro para despesas com o cachorro
- 1.9 #8 Ignorar problemas comportamentais
- 1.10 #9 Arriscar perder seu cachorro
- 1.11 Veja mais artigos do Petiko:
Erros comuns que a maioria dos donos de cachorro cometem e que você também pode estar cometendo.
Ter um cachorro requer responsabilidade, conhecimento e disciplina para poder devolver à altura todo o amor e carinho que eles têm conosco.
Veja agora 9 erros muito comuns cometidos por donos de cachorro que devem ser evitados a todo custo:
#1 Ter um cão antes de estar pronto ou escolher a raça errada para você
Adotar ou comprar um cachorro por impulso é muito fácil de acontecer. É difícil demais resistir àqueles olhinhos. No entanto, há muitas coisas para se pensar antes:
- Você terá tempo para treiná-lo, exercitá-lo e realizar atividades com ele?
- Pode pagar pelas despesas dele, como veterinário e alimentação?
- Você tem espaço suficiente para o porte da raça que você escolheu?
- Se você já tem outros animais de estimação, será que eles irão aceitar numa boa um novo membro na família?
Antes de qualquer coisa, faça a si mesmo essas perguntas.
Todos os cães precisam de treinamento básico e socialização. Algumas raças precisam de mais do que outras, mas todos os cães precisam.
A socialização permite que o cachorro se acostume com diferentes ambientes, pessoas, animais, objetos e situações. Sem ela, os cães podem desenvolver medos, fobias e problemas comportamentais.
#3 Não fazer com que ele pratique exercícios e atividades suficientes
Fazer exercícios é uma necessidade básica para os cães. A falta, pode levar a problemas de saúde e de comportamento. Alguns cães precisam de mais exercício do que outros, mas a maioria precisa mais do que uma simples caminhada matinal.
Seu cachorro parece inquieto e entediado? Ele é muito hiperativo e parece estar animado o dia todo? Ele está com excesso de peso? Tudo isso podem ser sinais de que ele precisa de mais exercícios.
#4 Evitar ir ao veterinário
Muitas pessoas pensam: “Meu cachorro é saudável e está se sentindo ótimo, porque incomodá-lo com uma visita ao veterinário?”. Os tutores muitas vezes queremos evitar a inconveniência e os custos de uma visita ao veterinário.
Frequentar o veterinário é fundamental para manter seu cachorro saudável . Grande parte das doenças demoram a mostrar seus sintomas. Exames periódicos permitem ao veterinário detectar problemas de saúde pequenos antes que se tornem grandes.
Quando seu cachorro está mostrando sinais de que algo não está certo, não espere que ele piore. Procure aconselhamentos com seu veterinário antes que se torne algo realmente sério.
#5 Não usar a tecnologia a seu favor
Sabia que hoje é possível comprar ração e mimos para seu cachorro usando o celular? É 100% seguro, mais barato e você recebe tudo na porta de casa! Um dos aplicativos mais bem avaliados é o do PetLove.
Faça o download aqui:
#5 Não cuidar da saúde dental do cachorro
Mau hálito pode ser sinal de algum tipo de doença dental. Pode ser um simples tártaro, no entanto, se não controlado pode levar à perda dentária, insuficiência renal e até doenças cardíacas.
Como você pode evitar isso? Em um mundo perfeito, todo mundo escovaria os dentes dos seus cães diariamente. No mundo real é muito difícil realizar essa tarefa todos os dias, mas ao menos duas vezes na semana vale o esforço!
De qualquer maneira é aconselhável levar seu cachorro ao veterinário ao menos uma vez ao ano para limpezas dentais.
#6 Alimentar o cachorro de maneira errada
Os alimentos para cães não são todos iguais. Antes de comprar, verifique os rótulos e procure por opiniões na internet, seja aqui no Petiko ou em qualquer outro site que você confie. Converse também com seu veterinário e lembre-se:
Os Ingredientes importam! A alimentação inadequada pode levar a problemas de saúde, incluindo problemas de pele e desnutrição.
Não dê comida demais. Comida não é amor. Se o seu cachorro está acima do peso, então provavelmente você precisará reduzir a quantidade de comida. Converse com seu veterinário sobre o melhor plano de dieta para ele.
Seja seletivo com guloseimas e petiscos. Alguns alimentos humanos são tóxicos para os cães. Escolha petiscos e guloseimas que seu cão ama, mas dê a ele com moderação.
#7 Não reservar parte do dinheiro para despesas com o cachorro
Ter um cachorro custa dinheiro, e às vezes, é um monte de dinheiro! Verifique se no seu orçamento está incluso a alimentação e os cuidados com a saúde dele.
Não se esqueça também de estar preparado para o inesperado, é importante ter algum dinheiro guardado para algum tipo de cuidado veterinário emergencial. Nunca se sabe quando esse tipo de coisa vai acontecer e você deve estar preparado para oferecer os melhores recursos possíveis para ele nesse momento.
#8 Ignorar problemas comportamentais
Problemas comportamentais podem começar pequenos, mas a maioria vai piorar. Ignorando essas questões só vai fazer com que o problema cresça.
Medo e fobias são também, por vezes, negligenciados. Fobias tendem a piorar com o tempo e pode levar a outros problemas comportamentais ou mesmo problemas de saúde.
Quando esses problemas estão no início, é mais fácil resolvê-los. A solução pode estar em um livro, em algum artigo do Petiko ou em um site qualquer (mas tenha certeza de que a fonte é confiável). Se o problema ficar muito grande, a solução será encontrar um profissional para ajudar antes que seu cachorro realmente fique fora de controle.
#9 Arriscar perder seu cachorro
Cães são perdidos todos os dias. Você está tomando as medidas necessárias para proteger o seu? Algumas coisas são óbvias, como manter seu cão na coleira e não deixá-lo na rua sozinho.
Um dos erros mais comuns é colocar uma coleira no cachorro, mas deixar de acrescentar uma etiqueta de identificação com o nome do cachorro, o seu e um telefone para contato.
Imagem da capa: thisdayininternet