É importante lembrar que o adestramento não pode incluir: bater no cão; prendê-lo a maior parte do tempo; deixá-lo sozinho e longe de contato com todas as pessoas da casa; provocar o cão ou gritar e se exaltar com ele.
Paciência é fundamental nessas horas! Quanto antes começar o adestramento, melhor.
Índice
Aprenda agora 3 dicas práticas de adestramento para cães.
Conheça dicas de adestramento:
* Fazer truques:
Segure um petisco/ração na frente do focinho do seu amiguinho. Para ele sentar, vá levantando a mão até que ele se canse de tentar pegar a comida e se sente. Para ele deitar, vá abaixando a mão até que ele fique deitadinho. Apenas dê o petisco se ele acertar o comando. Repita algumas vezes até ele entender o comando.
* Como não pular nas pessoas:
Quando o cachorro pular, pise na coleira ou borrife água na direção do rosto dele (não dentro do focinho), o incômodo vai fazê-lo parar.
* Para não roubar a comida da mesa:
Enrole uma ponta de fio de náilon em um prato na mesa e amarre a outra em uma lata cheia de moedas, no chão. Quando o cachorro atacar a comida, o barulho da lata o assustará e isso irá evitar com que ele continue tentando.
Além de tudo isso, é importante que o dono seja firme nas decisões, sempre cumprindo com as regras que forem impostas ao cão, mas sem gritar.
Treino é importante para o treinamento do seu cão e, mais uma vez, é preciso que todos os membros da casa participem do adestramento para dar tudo certo! Tenham calma e paciência. A Petiko também possui petiscos próprios para te ajudar nesse adestramento!
Você tem outra dica de adestramento? Conte para gente suas dificuldades em adestrar seu cão.