Seu filhote aprontou e depois da bronca vem aquela carinha de culpado. Será que os cães sentem culpa?
A resposta é: não!
Às vezes, quando damos uma bronca no nosso cachorro vemos a famosa “carinha de culpado” como se soubesse que fez algo de errado. Pesquisadores em comportamento animal acreditam que a aparência de culpa é uma resposta à nossa linguagem corporal. Então, ele não sabe que aprontou e nem está pedindo desculpa.
Quando o cachorro faz algo errado na hora da bronca usamos um tom de voz bravo acompanhado de gestos, por exemplo, falamos alto e apontamos o dedo. Os cachorros sentem a nossa raiva e respondem a isso com uma aparência de vergonha ou culpa, mas pode ser apenas uma reação ao estresse, medo ou comportamento submisso: encolhimento, “rabinho entre as penas”, “olhos tristes”.
O seu cachorro nesse momento só quer que você se acalme. Ele pode entender que fez algo de errado, mas a bronca deve ser acontecer no flagra, e não, horas depois porque quanto mais tempo demorar, menos ele vai relacionar com o erro.
Lembre-se que o cachorro associa algo positivo e negativo, ou seja, o que faz bem ou não para ele. Ele está sempre atento nas suas expressões corporais.
Foi ele!
Capa: images.minilua