Cuidados

Dicas de Como Dar Remédios Para Cachorro

By Maria Clara

June 08, 2020

Índice

Aprenda agora algumas dicas de como dar remédios para cachorro de forma certa, assim você irá garantir a saúde e qualidade de vida dele.

Acredito que para muitos tutores, seja uma luta para conseguir dar comprimidos ou até mesmo gotas para o seu pet! Como sabem dos nossos truques?

Sempre muito espertinhos os cachorros haha, e é nossa responsabilidade (tutores), aprendermos a dar remédios de forma certa para nossos amiguinhos, o mais importante é garantir a saúde e qualidade de vida dele.

Anote as 5 Dicas Abaixo Sobre Como Dar Remédios Para Cachorro

1. Hora da comida!

Uma técnica bem comum, é dar o comprimidos para os cachorros junto da comida método clássico para fazê-lo comer sem perceber o gosto, aqui vão algumas dicas de alimentos para poder esconder os medicamentos:

🡪 MISTURE NA RAÇÃO: Corte em pequenos pedaços ou até mesmo triturar o remédio, funciona muito bem, mas não deixe o remédio á vista!

🡪 SACHÊ: Esconda o medicamento no meio do alimento pastoso ou úmido, mas use apenas sachê para cachorros, nada de utilizar o que você come em casa!

Caso não queira comprar o sachê, você mesmo pode fazer de outra forma em casa, umedecendo um pouco a ração com água quente, logo os grãos se transformarão em um ‘’bolo’’, e ai pode colocar o medicamento sem o seu amiguinho perceber o gosto e o conteúdo.

Foto: Canva pro

2. Cortar ou amassar o comprimido

Muitas pessoas tem a dúvida se pode ou não cortar/amassar os comprimidos, e a resposta é que, no geral sim!

Caso surjam mais dúvidas, leia a bula do medicamento ou consulte um veterinário para informá-lo melhor sobre o tipo de medicamento que seu cão está tomando.

Se não houver restrições, pode amassá-lo e cortá-lo SIM, irá facilitar a sua vida e a do cachorro.

3. Camufle o remédio em algum tipo de alimento

Adicione os pedacinhos do medicamento no alimento preferido do seu cachorro, esse método é ótimo para poder enganar, podendo mascarar o cheiro e o gosto do medicamento.

Esse método é bem funcional para os cachorros que comem rapidamente, sem cheirar antes o alimento. Pode ser um pedacinho de carne, algum tipo de fruta, legume ou até mesmo em algum tipo de petisco.

A banana e o mamão são os mais fáceis de colocar o medicamento dentro, antes, consulte quais tipo de frutas seu amiguinho pode comer, para que não tenham riscos!

Texto relacionado: Cachorro Pode Comer Frutas?

4. Oferecer o comprimido

Pode parecer uma ideia um pouco louca, mas as vezes oferecer o comprimido ao seu cachorro, pode ser mais tranquilo do que pensa.

Muitas vezes os animais preferem cheirar antes ou até mesmo pensarem que é algum tipo de petisco e comer imediatamente.

Entretanto, é possível dizer, que a maioria irá recusar. Caso não funcione, terá de recorrer a outro método!

Foto: Canva Pro

5. Mas e se o remédio for líquido?

A maneira mais fácil e prática, é utilizar uma seringa para oferecer o medicamento, e inseri-la o máximo possível pela lateral da boca do cachorro, entre os dentes e a gengiva, pois o animalzinho tentará fechar a boca a todo custo.

Tome cuidado para não machucá-lo, tenha calma! O animal pode ficar nervoso também, assim cuspindo o medicamento ou até mesmo engasgando. 

Alguns cachorros cospem o medicamento em minutos, fique atento!

Nestes casos deverá ser consultado um médico veterinário, para saber como agir.

O que achou dessas dicas? Você conhece mais algum método para fazer o cachorro tomar o remédio? Comente aqui.

Leia também: Guia Completo Sobre Vacina Nacional e Importada para o Pet