Cuidados

Conheça os cuidados com os pets no outono

By Equipe Petiko

March 20, 2023

Índice

Com a diminuição da temperatura e da umidade do ar, é importante conhecer os principais cuidados que devemos ter com os pets durante o outono.

Durante a transição entre o verão e o inverno, existe o outono – a estação conhecida pela diminuição das temperaturas e da umidade do ar, além de ventos e quedas de folhas das árvores.

Essas mudanças não só afetam a saúde dos humanos, mas também as dos pets. E é por isso que devemos nos atentar aos cuidados necessários para garantir o bem-estar de nossos cães e gatos!Dessa forma, hoje você vai conferir os principais cuidados para preservar a qualidade de vida do seu pet durante esse período. Vamos lá?

Os pets também ficam gripados

Foto: Canva

Durante o outono, é comum que o clima fique mais frio e a umidade mais baixa, o que pode favorecer a propagação de doenças respiratórias em animais, provocadas por vírus ou bactérias.

Entre as doenças mais comuns estão a Traqueobronquite Infecciosa Canina, conhecida como tosse dos canis, e a Rinotraqueíte Felina, que afeta os gatos.

Os animais mais vulneráveis são os filhotes e idosos, assim como os pets que possuem focinhos mais curtos, os braquicefálicos, como os cães da raça Pug e os gatos Persas. Os sintomas são semelhantes aos da gripe humana, incluindo febre, secreção nasal, espirros e falta de apetite.

Assim, a melhor maneira de evitar essas doenças são as vacinas, que já podem ser administradas enquanto os pets ainda são filhotes – mas, é claro, que os adultos também podem receber essa proteção!

De olho na alimentação e hidratação

Foto: Canva

Para garantir a saúde dos pets, é preciso cuidar da imunidade deles. Logo, é preciso se atentar à alimentação e hidratação de cães e gatos. É importante fornecer alimentos de qualidade, ricos em nutrientes, e que possam mantê-los saudáveis.

Com a chegada do clima mais frio, os animais tendem a reduzir sua ingestão de água. Portanto, o ideal é sempre disponibilizar água limpa e fresca e oferecer alimentos com maior teor de umidade, como os sachês, para aumentar ainda mais a hidratação dos pets.

Mantenha seu pet quentinho

Foto: Canva

Mesmo que as temperaturas não estejam tão baixas como no inverno, o outono também chega acompanhado de dias frios. Por isso, é importante redobrar a atenção em relação ao conforto dos pets. 

Saúde dos olhos

Foto: Canva

Durante essa época do ano, os pets podem enfrentar problemas oftalmológicos. A baixa umidade do ar pode causar ressecamento e irritação na mucosa ocular, especialmente em animais com olhos mais proeminentes, como os braquicefálicos.

É recomendado limpar regularmente os olhos dos pets com água limpa ou solução fisiológica, e estar atento a qualquer alteração – nesse caso, leve seu cachorro ou gato ao médico veterinário para que a causa seja identificada.

Se atente às dores articulares

Foto: Canva

Nos períodos mais frios, é comum que os pets idosos ou com problemas articulares sintam incômodo, desconforto ao toque e resistência a atividades físicas.Desse modo, é importante consultar um médico veterinário para que ele indique a melhor solução para o caso do seu cachorro ou gato.

Após conhecer os cuidados necessários com os pets durante o outono, com certeza seu cachorro ou gato se sentirá muito mais confortável durante essa época do ano!Leia também:3 maneiras de promover enriquecimento alimentar aos petsAlimentos úmidos: a importância para a nutrição dos gatosSenciência e enriquecimento ambiental: conheça a verdade4 dicas para limpar brinquedos e utensílios do seu cachorro