O gatinho apresenta lesões na boca?? Ele tem dificuldade de se alimentar?? Seu pet pode estar tendo o complexo eosinofílico felino.
Índice
Conheça Tudo Sobre o Complexo Eosinofílico Felino
O que é a doença
Mas você sabe o que é isso?? O complexo eosinofílico felino é caracterizado por presença de lesões de pele e mucosa oral secundárias às reações alérgicas desencadeadas por dermatites alérgicas.
Estas, podem ser provocadas por picadas de pulgas e mosquitos, atopia, hipersensibilidade alimentar, predisposição genética e causas idiopáticas.
Como identificá-la?
Essa doença é caracterizada por três tipos de lesões diferentes, que podem ser elas:
- Granuloma eosinofílico, que é um granuloma (aumento de volume) na região oral e na pele, é muito comum aparecer no lábio inferior deixando o gatinho com o queixo inchado. Ela não causa grandes prejuízos aos nossos bichanos
- Úlcera eosinofílica, que é uma ulcera no lábio superior dos gatos tendo como a maior parte da causa a alergia a picada de pulga, quando essa lesão está na parte de fora da boca o animal também não sente dor mas se ela começar a se estender para dentro, o animal sentirá um grande incomodo quando for se alimentar.
- Placa eosinofílica, diferente das outras duas lesões essa é a que mais causa incomodo aos gatos, pois ela coça bastante e ele apresenta bastante dor. Temos o aparecimento de leões extensas e avermelhadas na barriga e na parte interna da coxa podendo também aparecer na cabeça e pescoço.
Diagnóstico e Tratamento
O diagnóstico é feito por um Medico Veterinário, então se o seu animal apresentar qualquer um desses sinais corra pro veterinário pois ele irá saber como tratar.
O tratamento é simples, porém ele pode ser demorado, então é sempre bom tirar todas as dúvidas com o veterinário para que o seu animal fique bem logo!
Texto relacionado: Saiba Tudo Sobre Giardíase Canina
Você já tinha ouvido falar desta doença que afeta os felinos? Conta pra gente nos comentários!