Devemos aplicar todas as praticas de higiene na rotina dos nosso animais? Talvez essa seja uma duvida recorrente de alguns tutores em relação a seus pets, principalmente sobre escovar os dentes. Os cuidados com o seu bichinho devem ir além do banho, como cortar unhas, escovar os dentes, e afins.
Como funciona a escovação dos dentes?
Cães que não escovam os dentes periodicamente, tem tendência a ter doenças periodontais, como mau hálito, tártaro, salivação em excesso e até mesmo perder os dentes. As bactérias que ficam nos dentes, podem ser engolidas e serem levadas diretamente para a corrente sanguínea, causando problemas cardíacos! É importante ficar de olho: se a gengiva apresentar uma cor estranha, de tom acinzentado, amarelado ou esbranquiçado, caso apresente algum desses tons, leve-o imediatamente para um veterinário. Lembre-se: uma gengiva saudável é aquela que tem cor de rosa, parecida com um chiclete.
Você deve ensinar desde filhote seu cãozinho a se acostumar com a escovação nos dentes, mas caso ele não seja mais filhote, não tem problema, o importante é iniciar. Vá a um petshop e compre uma escova de dentes para cachorro e pasta apropriada para ele, nunca utilize produtos de higiene humana nos cães, pois pode machuca-los. A pasta de dente é o truque principal que poderá fisgar seu cãozinho. Escolha o sabor que seja mais agradável ao paladar do seu pet, como carne ou chocolate. A ideia é fazer com que ele associe a escovação a um momento prazeroso, que não fique assustado e nem agressivo. E não se preocupe se ele engolir: as pastas de dente veterinárias foram desenvolvidas para isso e não prejudicam o estômago do seu bichinho. Por isso, não se esqueça, utilize produtos apropriados para serem usados em cães.
O período de escovação dos dentes, devem durar em média uns 15 minutinhos, todos os dias, quanto antes você começar, melhor! Quando os cães são filhotes, são mais fáceis de acostumar a essa rotina e também são mais receptivos. Tudo é uma questão de pratica, caso você já tenha um cachorro mais velho e queira começar esse habito.
Escolha um momento em que seu cão esteja calmo, num ambiente quieto e sem stress par ele, aja com delicadeza quando estiver escovando os dentinhos dele. Nunca pressione as cerdas contra a gengiva deles, faça movimentos circulares, de forma delicada e se concentre na parte externa dos dentes. Se ele se comportar, recompense-o com um petisco, passeio ou até mesmo um brinquedo, e principalmente MUITO carinho! Ele irá associar esses momentos com um momento prazeroso.
Fazendo a escovação diária, ele ira se acostumar muito mais fácil com o tempo a escovar os dentes, e terá uma ótima saúde bucal! Caso queira, faça check ups com um veterinário especialista em odontologia para se certificar de que esta tudo certo com o seu cãozinho.
Leia também: 3 passos para escovar os dentes do seu cachorro
Você escova os dentes do seu cachorro? Conta pra gente!