Meu Cão Precisa Escovar os Dentes?

in ,

A escovação de dente dos nossos doguinhos previne mais do que um simples “bafo de leão”!

Devemos aplicar todas as praticas de higiene na rotina dos nosso animais? Talvez essa seja uma duvida recorrente de alguns tutores em relação a seus pets, principalmente sobre escovar os dentes. Os cuidados com o seu bichinho devem ir além do banho, como cortar unhas, escovar os dentes, e afins.

Como funciona a escovação dos dentes?

Cães que não escovam os dentes periodicamente, tem tendência a ter doenças periodontais, como mau hálito, tártaro, salivação em excesso e até mesmo perder os dentes. As bactérias que ficam nos dentes, podem ser engolidas e serem levadas diretamente para a corrente sanguínea, causando problemas cardíacos! É importante ficar de olho: se a gengiva apresentar uma cor estranha, de tom acinzentado, amarelado ou esbranquiçado, caso apresente algum desses tons, leve-o imediatamente para um veterinário. Lembre-se: uma gengiva saudável é aquela que tem cor de rosa, parecida com um chiclete.

Foto: Canva

Você deve ensinar desde filhote seu cãozinho a se acostumar com a escovação nos dentes, mas caso ele não seja mais filhote, não tem problema, o importante é iniciar. Vá a um petshop e compre uma escova de dentes para cachorro e pasta apropriada para ele, nunca utilize produtos de higiene humana nos cães, pois pode machuca-los. A pasta de dente é o truque principal que poderá fisgar seu cãozinho. Escolha o sabor que seja mais agradável ao paladar do seu pet, como carne ou chocolate. A ideia é fazer com que ele associe a escovação a um momento prazeroso, que não fique assustado e nem agressivo. E não se preocupe se ele engolir: as pastas de dente veterinárias foram desenvolvidas para isso e não prejudicam o estômago do seu bichinho.​ Por isso, não se esqueça, utilize produtos apropriados para serem usados em cães.

O período de escovação dos dentes, devem durar em média uns 15 minutinhos, todos os dias, quanto antes você começar, melhor! Quando os cães são filhotes, são mais fáceis de acostumar a essa rotina e também são mais receptivos. Tudo é uma questão de pratica, caso você já tenha um cachorro mais velho e queira começar esse habito.

Foto: Canva

Escolha um momento em que seu cão esteja calmo, num ambiente quieto e sem stress par ele, aja com delicadeza quando estiver escovando os dentinhos dele. Nunca pressione as cerdas contra a gengiva deles, faça movimentos circulares, de forma delicada e se concentre na parte externa dos dentes. Se ele se comportar, recompense-o com um petisco, passeio ou até mesmo um brinquedo, e principalmente MUITO carinho! Ele irá associar esses momentos com um momento prazeroso.

Fazendo a escovação diária, ele ira se acostumar muito mais fácil com o tempo a escovar os dentes, e terá uma ótima saúde bucal! Caso queira, faça check ups com um veterinário especialista em odontologia para se certificar de que esta tudo certo com o seu cãozinho.

Leia também: 3 passos para escovar os dentes do seu cachorro

Você escova os dentes do seu cachorro? Conta pra gente!

Maria Clara

Escrito por Maria Clara

Meu nome é Maria Clara, tenho 20 anos e sou de São Paulo. Estou cursando medicina veterinária há 4 anos, decidi mudar para Jaguariúna e estudar no interior para ter mais contato com animais de grande porte na UniFaj. Fiz o Instagram no intuito de ajudar os estudantes e também os amantes de animais em relação a algumas dúvidas.

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Loading…

0

Comentários

0 comments

Mais artigos como este:

Cães e Gatos: Juntos e Felizes Para Sempre – 5 Passos Para o Sucesso!

Neuroplasticidade e a Importância de Brincar