Neuroplasticidade e a Importância de Brincar

in ,

Veja o quão importante é brincar com seu pet e suas vantagens!

Você já ouviu a frase “cães velhos não aprendem truques novos”? Concorda? Pois vou mostrar porque essa frase não é verdadeira e um dos motivos é a neuroplasticidade, que veremos de forma bem simples.

O que é neuroplasticidade?

Neuroplasticidade é um conceito da neurociência introduzido por volta de 1930 pelo fisiologista alemão Albrecht Bethe (FERRARI, 2001) e significa a capacidade do cérebro se adaptar a mudanças e reorganizar os circuitos neurais, moldando-se a nível estrutural e funcional devido a experiências e novos aprendizados. Ela permite que neurônios se regenerem e que sejam criadas novas conexões sinápticas (formas de comunicação entre os neurônios), ou seja, sempre que aprendemos algo novo, isso fica “guardado” no cérebro para usarmos quando precisarmos. O cérebro cria essas novas conexões sinápticas e a cada novo aprendizado essa comunicação entre os neurônios fica mais forte.

Assim como nós, os cães possuem fases de desenvolvimento e uma das mais importantes é fase da socialização, que vai de 4 a 12 semanas de vida. Assim como a nossa infância, a fase de socialização dos cães é a fase de maior aprendizagem, quando estão mais abertos a receberem informações e estímulos diferentes.

Acreditava-se que isso ocorria em nós humanos apenas na infância, mas depois se descobriu que essas modificações acontecem durante toda a nossa vida (DIAS, 2009), pois o cérebro se adapta constantemente aos estímulos. Da mesma forma acontece com os cães. Eles aprendem mais facilmente durante o período de socialização, mas como a plasticidade neural acontece durante toda a vida, isso quer dizer que ainda que o cão não seja mais filhote, ele ainda aprende e aprende o tempo todo, assim como a gente! O cérebro nunca para de mudar e se adaptar, o nível de plasticidade tende a diminuir, mas ele ainda ocorre e sempre aprendemos!

Qual a importância de brincar?

A neuroplasticidade está ligada à cognição, capacidade de adquirir e processar informações a partir da compreensão de sinais para criar um novo conhecimento a partir de um já existente e algumas funções cognitivas demonstradas em cães e gatos são (HENZEL, 2014) atenção, aprendizagem e memória, resolução de problemas, tomada de decisões e raciocínio. As brincadeiras são essenciais para que a neuroplasticidade continue acontecendo, pois ela é uma das formas pelas quais essas funções cognitivas são estimuladas.

A brincadeira é um dos fenômenos mais importantes do desenvolvimento comportamental. Na fase de socialização, os filhotes aprendem com a mãe e a ninhada a se comunicarem e a como se comportarem através de brincadeiras e continuam brincando mesmo quando adultos e idosos, entre si e conosco.

Brincar é essencial para uma boa qualidade de vida e é de extrema importância para o desenvolvimento físico (aumenta a resistência física, estimula a coordenação motora), social (aprendem regras de convivência e aperfeiçoam a comunicação, interagem com outros seres), emocional (expressam seus comportamentos naturais e têm boas experiências) e mental, pois também incentiva o animal a explorar seus sentidos e capacidades, tendo que gerir situações imprevisíveis e tomar decisões, criando e explorando estratégias e trabalhando assim algumas das funções cognitivas citadas, aprimorando-as.

@piquedog.and.thecats
Piqué tem 5 anos de idade e arrasa no enriquecimento ambiental no tapete de fuçar!
@bellathepup19
A Bella tem muitas dicas sobre enriquecimento ambiental feito em casa e ela exercita muito a mente com essas brincadeiras!

Treinar, aprender truques, fazer enriquecimento ambiental ou brincadeiras simples como de bolinha, tudo isso traz inúmeros benefícios como a diminuição do medo, da agressividade e do stress, proporciona estimulação mental e bem-estar e o aumento da confiança, da capacidade de aprendizado e do vínculo com os tutores, por isso é importante que você brinque com seu pet também, separe um tempo para estar com ele sem distrações, isso fará bem a ele e a você!

@messilittlepug
O Messi e sua mamãe Vanessa transbordam amor e isso é visível em tudo que fazem juntos, inclusive nas brincadeiras!

Leia também: 10 Raças de Cachorro que Adoram Brincar

E então, você já brincou com seu pet hoje?

Maíra

Escrito por Maíra

Sou formada em Letras pelas FAAT - Faculdades Atibaia e "quase" adestradora. Mamily da Joy e da Pepper que me deram coragem de buscar fazer o que realmente gosto: trabalhar com animais e ajudar as pessoas a melhorarem seu relacionamento com seus pets através da educação canina.

Comentários

Leave a Reply

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Loading…

0

Comentários

0 comments

Mais artigos como este:

Meu Cão Precisa Escovar os Dentes?

Será que os Cães Realmente Vêem Fantasmas?