Saiba os motivos pelos quais você não deve deixar seu gato sair na rua e caso ele saia como você pode diminuir os riscos.
Não deixar seu gato sair na rua pode parecer que você está tirando aquilo que os gatos mais amam: a liberdade. Mas é necessário entender que é uma decisão para o bem dele. Afinal, as crianças também gostam de brincar na rua, mas os pais agem de maneira prudente e não permitem, as crianças podem até ficar chateadas com os pais, mas os pais fazem isso para o bem dos filhos, pois eles sabem os riscos que seus filhos correm brincando na rua.
Os riscos que seu gato corre nas ruas são vários:
- Atropelamento
- Envenenamento intencional ou acidental
- Ferir-se ao brigar com outro gato ou ser atacado por cães
- Contrair doenças e parasitas de outros gatos
- Ficar perdido
Caso seu gato já esteja acostumado a sair e seja impossível mante-lo dentro de casa, você deve tomar algumas precauções para ao menos minimizar os riscos.
Principais precauções:
- Vacine seu gato contra todas as doenças infecciosas e parasitas possíveis (converse com seu veterinário)
- Coloque um colar confortável no seu gato com o número do seu telefone e endereço para caso ele se perder
- Castre-o. No caso das fêmeas, além de ajudar a prevenir diversas doenças, evita que sua gatinha apareça em casa com, digamos, uma barriguinha indesejada. E no caso dos machos, também ajuda a prevenir algumas doenças e também faz com que a vontade de sair de casa em busca de aventuras diminua
Portanto, evite ao máximo deixar seu gato sair na rua e qualquer dúvida sempre procure um veterinário de confiança.