Menu
in ,

O jeito certo de medicar o gato

Medicar o gato nunca é uma tarefa simples, por isso trouxemos dicas de uma especialista em medicina felina, dra. Laila Massad Ribas.

Antes de começar com as dicas é fundamental o tutor de gatos entender que NUNCA deve medicar seu gato sem prescrição veterinária. O motivo disso é que gatos possuem um metabolismo muito diferente do nosso, portanto o que é bom pra gente pode fazer mal ao gato.

Bom, compreendido isso vamos às principais dicas para medicar seu gato sem que isso se torne uma guerra.

Preparando o ambiente

Escolha um ambiente silencioso e tranquilo.

Coloque um pano, toalha ou manta sobre uma superfície alta e estreita ou que tenha uma parede próxima, dessa maneira ele não conseguirá ir para trás. Um bom local costuma ser a máquina de lavar roupa.

Administrando comprimidos ou cápsulas

Pergunte ao veterinário se você precisa usar luvas para manipular a medicação, porque você pode ter uma pequena absorção do medicamento pela pele. Quimioterápicos, por exemplo, sempre devem ser manipulados com luva.

Somente parta ou amace os comprimidos ou abra a cápsula se o veterinário autorizar.

Coloque o gato sentado sobre o pano ou tecido que você colocou sobre a superfície alta.

Se você é destro use a mão esquerda para elevar a cabeça do gato e segure o comprimido com os dedos indicador e polegar da mão direita.

Coloque o dedo médio dentro da boquinha do gato (sobre os dentes incisivos inferiores) e abaixe o queixo fazendo-o abrir a boca.

Coloque o comprimido dentro da boca o mais profundo que conseguir e feche rapidamente sua boca.

Dê um leve assopro no rostinho do gato para que ele engula o comprimido e faça uma leve massagem na região da garganta.

Com uma seringa coloque aproximadamente 1 a 2 ml de água na boca do gato para ajudá-lo a engolir o comprimido e não machucar o esôfago.

Administrando medicamentos líquidos (soluções/xaropes)

Segure a seringa com o medicamento líquido com a mão direita.

Aplique o medicamento no canto lateral da boca do gato bem lentamente (aproximadamente 0,5 ml por vez).

Caso você espirre um volume muito grande de uma vez só ele poderá engasgar ou aspirar o medicamento.

Feche a boquinha e assopre para ele engolir a medicação.

Com uma seringa coloque aproximadamente 1 a 2 ml de água na boca do gato para ajudá-lo a engolir medicamento.

Atenção

Muitas vezes o gato entra num processo de salivação excessiva com medicamentos muito amargos formando uma espécie de espuma. Se isso ocorrer com frequência a quantidade de medicamento engolida pode ser prejudicada. Peça ao veterinário, se for o caso, se há possibilidade de trocar a apresentação do medicamento para evitar isso. Aqueles com apresentação em gotas costumam ser os maiores vilões na hora de medicar um gato. E por falar em gotas, NUNCA pingue as gotas diretamente na garganta do gato. Faça uma diluição em água e dê na seringa como descrito acima.

Usando pastinhas de sachê ou lata

Essa opção costuma funcionar melhor para cães, mas em alguns gatos é possível usar essa técnica. Para isso basta disfarçar o medicamento (comprimido ou líquido) dentro um “bolinho” de ração úmida e oferecer ao gato. Verifique se ele de fato engoliu a medicação, porque alguns podem cuspir mais tarde o comprimido.

Usando pastinhas de sachê ou lata

Se seu gato é muito arisco ou agressivo essas dicas não serão eficientes e você poderá terminar a tarefa com mordidas e arranhões nas mãos e nos braços.

Se for esse o caso converse com seu veterinário sobre a possibilidade de tratar o problema com medicações injetáveis de longa duração.

Mais uma vez vamos reforçar que nunca se deve medicar o gatinho sem prescrição veterinária.

Dra. Laila Massad Ribas

Dica da Petiko para mamães de gato!

Use o aplicativo da PetLove para comprar comidas e mimos para seu gato.

Você encontra a ração mais barata, além de diversos mimos e novidades para seu gato. E recebe tudo em casa!

Faça o download do app gratuito:

Imagem da capa: Medicina Felina

Veja mais artigos da dra. Laila na Petiko:


Escrito por Laila Massad Ribas

Dra. Laila Massad Ribas é especializada em Medicina Felina e autora do Portal Medicina Felina (portalmedicinafelina.com.br) que traz informações sobre saúde, curiosidades, cuidados e comportamento dos gatos. É formada em medicina veterinária pela Universidade Paulista e fez Mestrado e Doutorado na Universidade de São Paulo.

Leave a Reply