Comportamento

Por que os cães seguem seus tutores?

By Camilla Dias do snowdoguinhoo

April 04, 2022

Índice

Você já reparou que alguns cães costumam seguir seus tutores pra todos os lados? Venha descobrir o motivo desse comportamento!

Existem cães que são mais ‘’desapegados’’ e não fazem tanta questão de estar o tempo todo colados com a família. Enquanto isso, outros cãezinhos são tão apegados aos donos que os seguem por todos os cômodos da casa, querendo estar sempre por perto. Me conta aí, o seu é desapegado ou apegado? Confesso que o Snow é apegadíssimo, não gosta de ficar sozinho, vivo dizendo que é a minha ‘’sombrinha’’.

Devo me preocupar?

E a resposta é não! Seu filho de quatro patas ser apegado não é nenhum tipo de carência ou dependência emocional. É apenas uma forma de o cão estar próximo de quem ele ama, seja protegendo ou tendo como uma referência.

Cachorro que acompanha o tutor preferido

Seja na sala, quarto, banheiro, cozinha ou quintal, o ato é um caso sério de ‘’AUmor’’, porque o cachorro segue o dono até no banheiro. O que explicaria essa atitude é que os cães costumam querer ficar próximos de quem oferece mais afeto a eles.

Ou seja, é comum que ele siga o tutor que dê o que ele precisa: carinho, comida, água e brincadeiras. Isso porque ele sabe que, com aquela pessoa, não ficará desamparado. Isso não quer dizer que outros tutores não deem atenção a ele, mas ter um membro favorito na família pode ser real.

Foto: Canva

Como seu pet não sabe falar “obrigado”, a única forma de agradecer e retribuir o amor que recebe, é dando a sua companhia. Fofo, não é mesmo? Essa é uma das possíveis explicações de por que o cachorro segue o dono.

Proteção do tutor

Foto: Canva

Algumas raças têm esse instinto ainda mais aguçado, por isso, estarão em sua companhia em qualquer lugar da casa que você for. Tudo isso é para se certificar de que você está bem e não está correndo nenhum perigo. Até porque, se algo for acontecer, ele será um cãozinho protegendo seu dono!

Costume de andar em bando

Não esqueça que cachorro já foi acostumado a andar em bando nos primórdios, e seus instintos primitivos ainda podem aparecer de vez em quando. Normalmente, nas matilhas, há um líder que ele deve seguir. Nesse caso, ele enxerga o tutor como essa referência, por isso, quer estar por perto dele o tempo todo.Então podem ficar tranquilos (as) que, se seu filho de quatro patas te seguir o tempo todo, não é algo anormal e, se o seu peludo não tem essa atitude, não há motivos para se preocupar também, afinal, cada um tem sua personalidade.Leia também:As raças de cachorro mais antigas do mundoBrinquedos para cães e gatos: as 6 principais regrasHeterocromia em pets: descubra o que éA importância de escovar os pelos de cachorros e gatos