Curiosidades

Prefeitura de SP passa a emitir RG para pets

By Equipe Petiko

November 29, 2021

Utilizado para identificar os pets, o RGA (Registro Geral do Animal) é obrigatório para cães e gatos com mais de 3 meses que moram na cidade de São Paulo.

Recentemente, a prefeitura de São Paulo desenvolveu um novo projeto com o intuito de identificar cães e gatos, com o propósito de facilitar a localização dos pets caso se percam dos seus tutores. A emissão do RGA (Registro Geral do Animal) é obrigatória para pets com mais de 3 meses de idade que vivem na capital paulista.

RG Pet: como funciona?

O RG pet funciona de maneira bem semelhante ao nosso documento, mas possui o objetivo de identificar e registrar o pet, associando-o ao tutor para facilitar a sua localização caso ele se perca.Além disso, é uma maneira de acompanhar a vacinação de raiva dos pets, considerando que um dos documentos obrigatórios para a emissão do RG pet é o atestado de vacinação contra a raiva, assinado por um médico veterinário ou carimbado pela prefeitura.Confira a seguir como solicitar o RG pet para seu cachorro ou gato, caso vocês morem na cidade de São Paulo.

Como solicitar a emissão do documento

Foto: Canva

A emissão da identidade pet é obrigatória para todos os cães e gatos a partir de 3 meses na capital paulista. E para solicitar o documento do seu pet, é preciso preencher o formulário on-line no portal SP156.

A emissão do RG pet é grátis e, junto a ele, o tutor recebe uma placa de identificação, com um número único e permanente que corresponde ao registro, para que seja fixada à coleira. Documentos necessários para a emissão:

Requisitos:

Quando a solicitação é feita pelo portal on-line, a identidade do pet é enviada para o e-mail de contato informado, cerca de 30 dias após a solicitação. O tutor poderá imprimir o documento, se preferir.

Também é possível fazer a solicitação presencialmente. Nesse caso, proceda com o agendamento pelo portal on-line, e compareça a uma das Praças de Atendimento da Prefeitura portando todos os documentos que citamos anteriormente.

A emissão do RGA e o uso da placa de identificação na coleira é uma excelente iniciativa de cuidado com os pets. Afinal, nossos peludos são únicos e insubstituíveis e esse registro é único e vale por toda a vida!

Leia também: Placa de identificação: mais segurança para seu pet Viagem de fim de ano com o pet: o que levar? Coleira: saiba como escolher a melhor para seu pet 5 lugares ao ar livre para passear com seu cachorro em São Paulo