Nós amamos tanto os nossos animais que não queremos que eles sofram ou estejam infelizes, mas algumas vezes não sabemos que cuidados com os cachorros devemos tomar para que eles possam viver mais e melhor.
Vou dar algumas dicas que podem fazer seu filho de quatro patas viver mais.
Índice
Veja como você pode ajudar seu cão a viver mais:
1. Alimentação
E a primeira dica é sobre a alimentação, que é uma parte fundamental na saúde do seu filhote de quatro patas. Alimentar o seu cachorro com uma dieta equilibrada e adequada previne não só a obesidade, mas também outros problemas graves associados a desequilíbrios nutricionais.
É importante adaptar a alimentação às características do animal: raça, idade, sexo, estilo de vida e histórico de doenças, para que você forneça as calorias diárias necessárias evitando qualquer tipo de desconforto pra vida dele.Às vezes queremos mimá-los com alguns petiscos não é mesmo?! Mas, lembre-se nunca devem ser exageradas as guloseimas para o seu pet.
É importante lembrar que existem muitos alimentos, frutos e plantas que não prejudicam o ser humano, mas que para certos animais como o cachorro podem ser muito tóxicas e letais, como é o caso do chocolate, cebolas e das uvas. Por isso, você não pode fornecer nenhum tipo de fruta ou planta a não ser que o médico veterinário diga que não há nenhum problema.
2. Higiene dentária
Os dentes dos cachorros não são muito diferentes dos nossos no que diz respeito à higiene. A formação de tártaro e gengivite (inflamação da gengiva) são muito comuns em cães e, se não tratadas ou prevenidas, podem originar doenças dentárias muito graves que podem provocar a queda dos dentes e infecções na mandíbula e maxila.
A melhor forma de prevenção é através de um regime de higiene dentária regular: escovar dentes ao animal com escova própria ou mesmo um pedacinho de gaze pode resultar e prevenir algumas doenças.
3. Exercício
O exercício físico é muito importante para saúde e bem estar do seu filhote. É importante perceber os limites do pet e quais os estímulos que o levam a fazer um exercício físico regular e estável, porque o exercício intensivo descontrolado pode ser tão prejudicial como a falta dele.
Passear não é apenas bom para se exercitarem, também é bom para a mente do seu cãozinho. Passear é uma aventura e permite ao animal explorar, farejar e interagir com o ambiente, por isso, é recomendado passear em média de duas a três vezes por dia para ele se sentir bem.
4. Muito amor e carinho
E por último, mas não menos importante… Assim como nós seres humanos, nossos filhos de quatro patas, precisam de interação positiva para sobreviver. O pet deve receber atenção e carinho para permanecer feliz.
Ame-o e cuide-o intensamente que ele viverá por longos anos.
Leia também: 10 dicas de como deixar o dia do seu cachorro mais feliz
E você? Vai usar essas dicas? Conta pra gente!