Olá pessoal! Meu nome é Priscila, tutora da Kinder (@thekinderdog) e somos alunas da Academia da Matilha!
Hoje viemos falar sobre um assunto que amamos de paixão: passear!
Já parou para pensar qual a importância que tem os passeios frequentes?
Índice
5 Motivos Para Passear com Cachorro
Bom, da mesma forma que para nós, seres humanos, o passeio tem grande importância para a saúde física e mental.
Partindo do princípio de que os cachorros enxergam o mundo também pelo olfato, sair às ruas significa ter acesso a uma infinidade de cheiros e explorar novos ambiente irá exercitá-lo não apenas fisicamente, mas mentalmente também!
Então, vamos nos imaginar confinados dentro de um mesmo ambiente, convivendo sempre com as mesmas pessoas, sem muita interação com o mundo afora.
Além de não ser nada saudável, é desesperador, não? Pois bem, para os cães é essa mesma sensação: entediante.
Por mais que ele tenha um bom espaço, um quintal enorme para explorar, correr e brincar. Não deixa de ser o mesmo ambiente, as mesmas condições, a mesma rotina.
Pensando nisso, selecionamos abaixo os 5 motivos para passear com cachorro e os benefícios que essa prática trará não só para a vida do seu cão, mas para a sua também!
1) ENRIQUECIMENTO AMBIENTAL FÍSICO
O enriquecimento ambiental físico vai muito além da necessidade básica dos cães no gasto de energia física.
Passear com seu cachorro proporcionará que ele explore um novo ambiente e encontre novos desafios. Além de ser primordial para a saúde e o bem estar dele conhecer ambientes diferentes.
Tanto é que o conceito de Enriquecimento Ambiental surgiu exatamente sobre um trabalho realizado por biólogos no qual o estudo em animais silvestres em cativeiro apontava o comprometimento no comportamento e no bem-estar desses animais.
A partir disso, é notório a importância de passear regularmente com eles, permitindo que ele conheça novos ambientes.
2) ENRIQUECIMENTO AMBIENTAL OLFATIVO
O olfato é o mais desenvolvido e principal sentido do cachorro que é capaz de detectar odores das quais, nós seres humanos, não somos capazes de perceber.
É através do olfato que os cães conhecem o mundo, exploram e absorvem todas as informações contidas ali.
Inclusive, para processar todas as informações capturadas pelo olfato, a área cerebral para o sistema olfativo canino é muito maior que a de um humano, equivalente a 40%.
Então imagine o quão maravilhoso é para o seu cachorro passear no parque ou fazer uma caminhada na rua, por exemplo, quantas informações ele será capaz de explorar e o enriquecimento ambiental olfativo que o passeio irá proporcionar!
3) SOCIALIZAÇÃO CANINA
Não há melhor forma de promover a socialização canina com passeios em ambientes que proporcionam experiências positivas de interação social.
Por isso, é importante manter regularmente os passeios à parques, eventos ‘’petfriendly’’ no qual possibilita que o cachorro tenha contato com outros cães, com pessoas diferentes do seu convívio e inclusive, de animais de outra espécie.
Principalmente para cães que costumam ficar muito tempo sozinhos em casa, a necessidade e a demanda pelo contato social, é ainda maior.
Pois há inúmeros casos no qual a falta de estímulos sociais acaba comprometendo na sociabilidade canina de um modo geral, o deixando desconfortável em situações onde há outros animais e pessoas diferentes no mesmo ambiente.
Nesse caso, o ideal é começar aos poucos, mas nunca deixando de lado a importância da interação social.
4) CONEXÃO ENTRE PET E TUTOR
Passear é um dos momentos mais importantes para o cachorro e com certeza, uma das atividades mais esperadas do dia.
Portanto, manter a frequência dos passeios é uma das melhores maneiras de estreitar ainda mais a relação e a conexão entre pet e tutor.
Aumenta a proximidade, o elo do relacionamento e também a confiança além de fazer com que ele goste ainda mais de você pelo bem estar que o passeio é capaz de promover.
Certamente é uma das ocasiões que eles mais sentem gratidão perante seus tutores. Sem contar que é uma das horas mais especiais, capaz de promover felicidade entre pets e tutores.
5) GASTO DE ENERGIA
Passeios frequentes auxiliam o cachorro no gasto de energia, inclusive evita o sedentarismo.
Além de ser considerado uma atividade física, também trás benefícios fisiológicos e é um ótimo aliado para combater a obesidade e demais consequências na saúde e no bem estar canino.
Afinal, o cão tem a necessidade básica de gastar suas energias e, muitas vezes, essa deficiência em passeios frequentes pode o tornar um cachorro destruidor, pela necessidade do gasto de energia que acaba se concentrando em destruir móveis e objetos, por exemplo.
Outro benefício do gasto de energia através dos passeios é o controle da ansiedade, além de melhorar na qualidade do sono, já que após o passeio diário estarão mais cansados.
Quer mais motivação? Então confira aqui 5 dicas para você não matar mais os passeios com seu cachorro!
E aí, convencidos agora do quão importante é os passeios regulares? Então coleira em mãos e bora colocar as patinhas na rua!
Por fim, comente aqui, quantas vezes você sai com o seu cachorro? Compartilhe suas experiências conosco!