5 Motivos Para Passear com Cachorro

in

Saiba qual a importância e como os benefícios de passear com cachorro regularmente podem impactar na saúde e no bem estar animal.

Olá pessoal! Meu nome é Priscila, tutora da Kinder (@thekinderdog) e somos alunas da Academia da Matilha!

Hoje viemos falar sobre um assunto que amamos de paixão: passear!  

Já parou para pensar qual a importância que tem os passeios frequentes? 

5 Motivos Para Passear com Cachorro

Bom, da mesma forma que para nós, seres humanos, o passeio tem grande importância para a saúde física e mental.

Partindo do princípio de que os cachorros enxergam o mundo também pelo olfato, sair às ruas significa ter acesso a uma infinidade de cheiros e explorar novos ambiente irá exercitá-lo não apenas fisicamente, mas mentalmente também!  

Então, vamos nos imaginar confinados dentro de um mesmo ambiente, convivendo sempre com as mesmas pessoas, sem muita interação com o mundo afora.

Além de não ser nada saudável, é desesperador, não? Pois bem, para os cães é essa mesma sensação: entediante.

Por mais que ele tenha um bom espaço, um quintal enorme para explorar, correr e brincar. Não deixa de ser o mesmo ambiente, as mesmas condições, a mesma rotina.  

Pensando nisso, selecionamos abaixo os 5 motivos para passear com cachorro e os benefícios que essa prática trará não só para a vida do seu cão, mas para a sua também!

1) ENRIQUECIMENTO AMBIENTAL FÍSICO

O enriquecimento ambiental físico vai muito além da necessidade básica dos cães no gasto de energia física.

Passear com seu cachorro proporcionará que ele explore um novo ambiente e encontre novos desafios. Além de ser primordial para a saúde e o bem estar dele conhecer ambientes diferentes.

Tanto é que o conceito de Enriquecimento Ambiental surgiu exatamente sobre um trabalho realizado por biólogos no qual o estudo em animais silvestres em cativeiro apontava o comprometimento no comportamento e no bem-estar desses animais.

A partir disso, é notório a importância de passear regularmente com eles, permitindo que ele conheça novos ambientes. 

2) ENRIQUECIMENTO AMBIENTAL OLFATIVO

O olfato é o mais desenvolvido e principal sentido do cachorro que é capaz de detectar odores das quais, nós seres humanos, não somos capazes de perceber.

É através do olfato que os cães conhecem o mundo, exploram e absorvem todas as informações contidas ali.

Inclusive, para processar todas as informações capturadas pelo olfato, a área cerebral para o sistema olfativo canino é muito maior que a de um humano, equivalente a 40%.

Então imagine o quão maravilhoso é para o seu cachorro passear no parque ou fazer uma caminhada na rua, por exemplo, quantas informações ele será capaz de explorar e o enriquecimento ambiental olfativo que o passeio irá proporcionar!

3) SOCIALIZAÇÃO CANINA

Foto: Kinder e amigos por @dianalimaphoto

Não há melhor forma de promover a socialização canina com passeios em ambientes que proporcionam experiências positivas de interação social.

Por isso, é importante manter regularmente os passeios à parques, eventos ‘’petfriendly’’ no qual possibilita que o cachorro tenha contato com outros cães, com pessoas diferentes do seu convívio e inclusive, de animais de outra espécie.

Principalmente para cães que costumam ficar muito tempo sozinhos em casa, a necessidade e a demanda pelo contato social, é ainda maior.

Pois há inúmeros casos no qual a falta de estímulos sociais acaba comprometendo na sociabilidade canina de um modo geral, o deixando desconfortável em situações onde há outros animais e pessoas diferentes no mesmo ambiente.

Nesse caso, o ideal é começar aos poucos, mas nunca deixando de lado a importância da interação social.

4) CONEXÃO ENTRE PET E TUTOR

Passear é um dos momentos mais importantes para o cachorro e com certeza, uma das atividades mais esperadas do dia.

Portanto, manter a frequência dos passeios é uma das melhores maneiras de estreitar ainda mais a relação e a conexão entre pet e tutor.

Aumenta a proximidade, o elo do relacionamento e também a confiança além de fazer com que ele goste ainda mais de você pelo bem estar que o passeio é capaz de promover.

Certamente é uma das ocasiões que eles mais sentem gratidão perante seus tutores. Sem contar que é uma das horas mais especiais, capaz de promover felicidade entre pets e tutores.

5) GASTO DE ENERGIA

Foto: Kinder por @dianalimaphoto

Passeios frequentes auxiliam o cachorro no gasto de energia, inclusive evita o sedentarismo.

Além de ser considerado uma atividade física, também trás benefícios fisiológicos e é um ótimo aliado para combater a obesidade e demais consequências na saúde e no bem estar canino.

Afinal, o cão tem a necessidade básica de gastar suas energias e, muitas vezes, essa deficiência em passeios frequentes pode o tornar um cachorro destruidor, pela necessidade do gasto de energia que acaba se concentrando em destruir móveis e objetos, por exemplo.

Outro benefício do gasto de energia através dos passeios é o controle da ansiedade, além de melhorar na qualidade do sono, já que após o passeio diário estarão mais cansados. 

Quer mais motivação? Então confira aqui 5 dicas para você não matar mais os passeios com seu cachorro!

E aí, convencidos agora do quão importante é os passeios regulares? Então coleira em mãos e bora colocar as patinhas na rua! 

Por fim, comente aqui, quantas vezes você sai com o seu cachorro? Compartilhe suas experiências conosco!

Matilha Brasil

Escrito por Matilha Brasil

Olá, nós somos a Matilha Brasil!
Um grupo de dogs do Instagram unidos em torno de um calendário de ações diferentonas e dispostos a surpreender os seguidores e mudar a cara das ações no Mercado Pet! E como a Petiko é uma marca aumiga e aberta às novidades, aqui no Blog vamos postar dicas pet legais pra Cachorro! Visite nosso Instagram para saber mais sobre nossa Matilha!

Comentários

Leave a Reply

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Loading…

0

Comentários

0 comments

Mais artigos como este:

Orcas em Cativeiro: Mães que Não Podem Ser Mães

Como Saber Se o Seu Cachorro É Dominante ou Submisso