Como os Cachorros Enxergam o Mundo

in ,

E saiba também como entretê-lo usando as cores ao seu favor.

Olá, pessoal! Tudo bem? Me chamo Ana, sou mãe do @benjamin_thegolden_, um dos alunos da Academia da Matilha.

Nesse post quero contar um pouquinho sobre como os cachorros enxergam o mundo. Será que eles enxergam preto e branco? Se não, quais são as cores que os cachorros enxergam?

Eles conseguem enxergar no escuro?

Tudo isso a gente vai explanar por aqui, tentando tirar algumas dúvidas ou, até mesmo, trazer informações desconhecidas por alguns de nós. 

Como os cachorros enxergam?

Para começar a entender como os cachorros enxergam, tem uma coisa que precisa ser deixada bem claro é que: os cães não enxergam como os humanos!

São visões bem diferentes e que precisamos conhecer para que possamos entender mais sobre os nossos filhos caninos veem o mundo.

Nós, humanos, percebemos algumas coisas que os cães não conseguem, assim como eles podem notar algo que os humanos não poderiam.

Por isso, é importante sabermos sobre como os cachorros enxergam. 

Ah, e existe um mito de que os cães enxergam em preto e branco e tons de cinza.

E isso não é verdade, eles enxergam as cores sim, mas do jeito canino!

Quais as cores que os cachorros enxergam?

Tirando a falsa ideia de que o cão enxerga preto e branco: os cães podem sim ver em cores, porém em cores diferentes daquelas que conseguimos ver.

Algo que você precisa saber é que eles não conseguem distinguir o verde do vermelho. Isso é algo que parece besteira, mas que pensando de outra forma, pode ser bastante auxiliador na hora de comprar brinquedos, por exemplo, que chamam a atenção do cachorro. 

Os nossos cães conseguem enxergar mais em uma escala de cores do amarelo ao azul. Eles conseguem distinguir bem entre o azul e o verde.

Então, vamos dar um exemplo, ao levar o seu cão para brincar numa graminha (ele vai ver a grama amarelada), é bem provável que ele dê mais preferência por brincar com uma bolinha azul (ele vai ver o azul como a própria cor que ele é), pois é bem mais visível para ele.

Então, basicamente os cães irão enxergar as cores do mundo em amarelo, cinza (cinza claro, cinza escuro ou preto) e azul. 

Por exemplo, você sabia que os brinquedos interativos para cães criados para o Box.Petiko, como a bolinha dispenser que o Ben adora, não tem essa cor a toa?

Ele é azul exatamente para privilegiar o jeito como os cachorros enxergam e deixar tudo mais prático e divertido para eles.

Os cães conseguem enxergar no escuro?

De fato, os cães possuem uma visão melhor que a nossa no escuro, apesar de que, como falamos acima, eles têm bastante dificuldade em distinguir as cores.

Vamos dar alguns exemplos: o cão dificilmente enxergará algo na escuridão total. 

Porém, a visão noturna deles a gente pode considerar que é preto e branco. Os humanos precisam de 100% de luz pra poder enxergar algo de noite.

Mas os cães só precisam de 25% de luz pra poder enxergar. É por isso que eles dificilmente esbarram em coisas no ambiente escuro, pois além de enxergarem melhor do que nós no escuro, eles percebem os objetos ao redor, porque tem uma visão lateral bem melhor que a nossa.

Enfim, existem muitas coisas nas quais ainda não sabemos sobre os nossos cães. Mas aqui está de forma resumida e simplificada do que é conhecido por meio de diversos estudos feitos para entender a aprender melhor sobre eles e como os cachorros enxergam o mundo.

Daqui, podemos tirar várias ideias, por exemplo:

  • Ter cuidado na hora de comprar brinquedos de modo geral
  • E ainda mais específico para brinquedos que ele precisa buscam como bolinhas e  frisbee.
  • Escolha de objetos que ele precisa encontrar facilmente, como comedouros, caminhas e outros itens.

Tudo isso sempre pensando em como os cachorros enxergam e podemos ter mais da sua atenção.

Com o Benjamin, senti uma diferença grande na forma que a gente se relaciona, pois, outro exemplo, durante uma sessão de fotos, eu não vou mais chamar atenção com um chocalho rosa ou vermelho.

Irei usar os azuis ou os amarelos. E com certeza estes irão chamar mais atenção dele e as fotos sairão mais lindas e nítidas, pois ele vai focar no objetivo, se mexer menos e isso vai favorecer as fotos. E tudo com uma escolha simples de cores, por entender como os cachorros enxergam.

E vocês, sabiam sobre as cores que os cachorros enxergam? Tiraram a dúvida de que ele não somente enxerga o preto e branco? Vão colocar em prática algumas das coisas que citei aqui? Faz e depois vem me dizer se teve alguma diferença. 

Ah, e aproveita para vir conhecer as fotos do Benjamin, no Instagram! será um prazer ter você por lá. 

Um beijo e lambeijos do Ben!

Matilha Brasil

Escrito por Matilha Brasil

Olá, nós somos a Matilha Brasil!
Um grupo de dogs do Instagram unidos em torno de um calendário de ações diferentonas e dispostos a surpreender os seguidores e mudar a cara das ações no Mercado Pet! E como a Petiko é uma marca aumiga e aberta às novidades, aqui no Blog vamos postar dicas pet legais pra Cachorro! Visite nosso Instagram para saber mais sobre nossa Matilha!

Comentários

Leave a Reply

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Loading…

0

Comentários

0 comments

Mais artigos como este:

Saiba Por que a Petiko tem o Petisco para Cachorro que Você Procura (e Seu Pet Merece)

Doença Periodontal Canina