Como é a gestação de gato? Saiba tudo sobre o assunto!

in , ,

Venha conferir as principais curiosidades sobre a gestação de gato e também os cuidados essenciais para garantir a saúde da mamãe e seus filhotes!

É natural surgirem algumas dúvidas sobre a gestação de gato, saber mais sobre os cuidados necessários. E não é para menos, assim como os humanos, quando pets estão esperando filhotes, eles também precisam de atenção especial.

Para te ajudar na missão de se preparar para a chegada dos filhotes felinos, vem comigo que vou esclarecer algumas das principais dúvidas sobre a gestação dos gatos!

Como sei que minha gata está grávida?

Vale ficar atento aos sinais comportamentais, uma vez que os sinais físicos, como as mamas salientes, aparecem bem depois.

Gata rajada amamentando seus quatro filhotes
Foto: Canva

As gatas em gestação ficam mais ariscas, evitando o contato com humanos e outros animais. Se isso acontecer logo após um período de cio e, principalmente, de uma fuga, pode desconfiar.

Se por um acaso você não conseguir identificar a gravidez pelo comportamento, não tem problema. Após algum tempo, vai ficar bem claro que a gata está grávida.

A barriga cresce consideravelmente e os mamilos ficam aparentes. O importante é que, em caso de suspeita, ela seja levada o quanto antes ao veterinário para um acompanhamento.

Quais são os principais cuidados?

Gato branco e marrom comendo em um pode cor de vinho
Foto: Canva

É muito importante ficar atento às recomendações de cuidados essenciais com a futura mamãe gata. A gestação da mamãe gato é bem curta em comparação com a dos humanos, levando, em média, 65 dias, apenas. 

Por isso, é importante conhecer alguns cuidados que fazem toda a diferença durante da gestação do gato. Confira:

  • Alimentação: é importante oferecer uma dieta balanceada e nutritiva, rica em proteínas de alta qualidade, ácidos graxos essenciais e outros nutrientes vitais.

    Consultar um veterinário para orientações específicas sobre o tipo de alimentação e suplementação adequados é fundamental. Além disso, é recomendado dividir a alimentação diária em várias refeições menores para evitar sobrecarregar o sistema digestivo da gata.

  • Acompanhamento: na maioria das vezes, a gestação de gato é tranquila e não traz dor de cabeça. Mas, mesmo assim, é bom ter um acompanhamento veterinário para garantir a saúde e o bem-estar da mamãe gata e de seus filhotes.
Gato preto e branco deitado de barriga para cima fazendo ultrassom em clínica veterinária
Foto: Canva
  • Ambiente: nesse período, as gatas vão passar a maior parte do dia deitadas, então é bom que seja um espaço bem confortável. Muitas vezes, elas estabelecem um lugar que vai ficar até a hora do parto. 
    
  • Comportamento: as gatas grávidas costumam ficar mais arredias, então é importante não forçar o carinho da mamãe gato. Isso pode estressar a gata e fazer mal durante a gravidez. Respeite seu comportamento, afinal, ninguém gosta de carinho forçado, não é mesmo?!

Gostou de conferir essas curiosidades sobre o universo felino? Os cuidados durante a gestação de uma gata são essenciais para garantir o bem-estar da mãe e o desenvolvimento saudável dos filhotes.

Leia também:
Por que os gatos ronronam? Descubra os motivos!
Bigode de gato: curiosidades que você precisa saber
Coleira com guizo para gato: entenda por que não usar
Onde os gatos gostam de receber carinho? Descubra!

Camilla Dias do snowdoguinhoo

Escrito por Camilla Dias do snowdoguinhoo

Engenheira Sanitarista e Ambiental, tenho um filho de 4 patas, o @snowdoguinhoo, um Akita Inu muito fofo, carinhoso e adora uma bagunça, Snow foi quem que me ajudou a enxergar o mundo e os animais de outra maneira, hoje sou vegetariana, amante e defensora dos animais.

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Loading…

0

Comentários

0 comments

Mais artigos como este:

Cachorro preto e branco brincando de cabo de guerra com seu tutor usando um brinquedo de pelúcia em formato de suco

Brinquedos de pelúcia: conheça os benefícios para os pets

Cachorro da raça Beagle de pé, apoiando no batente, olhando pela janela esperando pelo seu tutor, pois está com ansiedade de separação

5 dicas para diminuir a ansiedade de separação em cães