Cães dormindo: tudo o que você precisa saber

in

Descubra os mistérios do sono dos cães e descubra como garantir que seu amigo de quatro patas tenha noites tranquilas e revigorantes.

Às vezes nos perguntamos o que sw passa na cabeça do nosso filho de quatro patas enquanto estão dormindo, né? O sono dos cães é um tema fascinante e cheio de curiosidades.

Entender os padrões de sono dos cães pode ajudar os tutores a garantir que seus pets desfrutem de uma boa noite de descanso, contribuindo para sua saúde e bem-estar geral. Então, que tal conferir alguns fatos interessantes sobre o assunto?

As fases do sono dos cães

O sono dos cães é semelhante ao dos humanos, mas com algumas diferenças. Assim como nós, eles passam por diferentes fases do sono.

Cachorro da raça Pitbull, de pelo branco e marrom, dormindo em cima de um sofá coberto com uma manta xadrez
Foto: Canva
  • Sono leve: é a fase inicial do sono, em que seu pet continua em estado de alerta e pode acordar facilmente com qualquer estímulo. Nessa etapa, o pet respira normalmente e mantém os olhos fechados.

  • Sono profundo: nessa fase, seu pet entra em um estado de relaxamento total, em que a sua respiração fica mais lenta e profunda, seus músculos ficam flácidos e a sua temperatura corporal diminui. Já tentou acordar seu pet chamando ou até mesmo mexendo nele e ele não acordou? Então, é no sono profundo que muitas vezes ele não responde a estímulos externos e é mais difícil de ser acordado.
  • Sono REM: digamos que é a fase mais interessante, o nome REM, que significa Rapid Eye Movement), é o momento que seu pet apresenta movimentos rápidos dos olhos, além de movimentos involuntários das patas, da cauda, das orelhas e da boca. Nesta fase, seu peludo sonha e pode emitir sons, como: latidos, uivos, gemidos e rosnados.

Outra diferença que podemos observar é que, nossos pets, acordam mais vezes durante a noite e dormem mais vezes durante o dia.

Isso ocorre pois os cães são adaptados à vida selvagem, em que precisam estar sempre atentos aos perigos e às oportunidades de caça. Por isso, dormem em ciclos mais curtos, entre 15 a 20 minutos, e alternam entre as fases do sono mais rapidamente.

Quantas horas um cachorro dorme por dia?

Vamos lá, de acordo com algumas pesquisas, em média, um pet adulto dorme entre 12 e 14 horas por dia, e cerca de 20% desse tempo é o sono REM.

Já os filhotes e os idosos podem dormir até 18 horas por dia. No caso dos filhotes, o sono é importantíssimo para o seu desenvolvimento saudável, enquanto os cães idosos buscam poupar energia durante as sonecas. 

Afinal, os cães sonham?

Cachorro salsichinha (raça Dachshund) com a pelagem preta dormindo na cama encostado em um travesseiro
Foto: Canva

A resposta é… SIM! Os sonhos dos nossos pets são uma forma de processar as informações e as experiências que eles viveram durante o dia, assim como os nossos. Os sonhos também podem refletir os sentimentos e as emoções dos pets, como alegria, medo, raiva ou tristeza.

Ainda não se sabe exatamente o que os cães sonham, mas existem algumas evidências que sugerem que eles passem por situações cotidianas, como correr, brincar, caçar, comer e interagir com outros cães, por isso as vezes notamos que eles movem as patas, como se estivessem correndo, ou dão uma latida leve.

Os sonhos do seu filho de quatro patas podem ser bons ou ruins, dependendo do conteúdo e da intensidade. Portanto, é muito importante promover um lugar seguro, confortável, quentinho e totalmente dele, aumentando a qualidade do seu sono. 

Ao compreender os hábitos de sono dos cães, podemos ajustar o ambiente e criar rotinas que promovam um sono mais reparador para nossos companheiros caninos. Cada detalhe pode fazer a diferença para garantir que nossos peludos tenham noites tranquilas e revigorantes.

Leia também:
Espirro reverso em cães: o que é e como solucionar?
Brinquedos para filhotes de cachorro: confira as opções
Por que o cachorro lambe o tutor? Descubra agora!
Seu cachorro vai parar de morder depois destas dicas

Camilla Dias do snowdoguinhoo

Escrito por Camilla Dias do snowdoguinhoo

Engenheira Sanitarista e Ambiental, tenho um filho de 4 patas, o @snowdoguinhoo, um Akita Inu muito fofo, carinhoso e adora uma bagunça, Snow foi quem que me ajudou a enxergar o mundo e os animais de outra maneira, hoje sou vegetariana, amante e defensora dos animais.

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Loading…

0

Comentários

0 comments

Mais artigos como este:

Gato tricolor gestante deitado no chão

Como é a gestação de gato? Saiba tudo sobre o assunto!

Trilhas Essenciais do BOX.Petiko para cães e gatos com a edição "Pets Ricos"

BOX.Petiko: conheça a edição “Pets Ricos”