Índice
- 1 Ensinar seu filhote de gato a usar a caixa de areia não precisa ser um ”bicho de sete cabeças”. Confira o passo a passo que vai te ajudar nessa tarefa!
- 2 Ensinando seu gato a usar a caixa de areia em 5 passos
Ensinar seu filhote de gato a usar a caixa de areia não precisa ser um ”bicho de sete cabeças”. Confira o passo a passo que vai te ajudar nessa tarefa!
Os gatos são higiênicos por natureza, sobretudo quando o assunto são as necessidades fisiológicas. De forma instintiva, a maioria deles já sabe onde se aliviar no lugar certo, com o propósito de esconder os dejetos para não atrair predadores, a partir de quatro semanas de vida.Porém, é comum que alguns filhotes tenham dificuldade para aprender a usar a caixa de areia, apesar do instinto. Contudo, seguindo o passo a passo a seguir, é possível ensiná-los a fazer suas necessidades corretamente. Vamos lá?
Ensinando seu gato a usar a caixa de areia em 5 passos
Se o seu gato está fazendo suas necessidades no lugar errado, não se preocupe. A seguir, você vai conferir 5 passos que te ajudarão a ensiná-lo a caixa de areia. Lembre-se de que esse aprendizado requer paciência e muito carinho, combinado?
Passo 1: se atente à caixa de areia
A caixa de areia – também conhecida como caixa sanitária ou bandeja higiênica – é um dos fatores mais importantes na hora de incentivar o gato a fazer suas necessidades no local adequado.Na hora de escolher a caixa de areia, considere que ela deve ser grande o suficiente para o pet cavar e se movimentar enquanto usa. Porém, como estamos falando de um filhote, ela não pode ser muito alta para facilitar o acesso do bichano.
Desse modo, a caixa não deve ser muito funda para facilitar a entrada do gato, nem muito rasa para evitar que a areia caia no chão.
Passo 2: escolha uma areia higiênica de qualidade
Atualmente, existem diversos tipos de areia higiênica para gatos, por isso, escolher a opção ideal nem sempre é uma tarefa fácil. Na verdade, cada gato se adapta melhor a um tipo de areia – dessa forma, é preciso ser paciente para encontrar uma areia que agrade seu bichano.Por outro lado, vale considerar que os gatos preferem areias mais finas, com rápida absorção e que neutralizam os odores. Geralmente, os bichanos gostam das opções que lembram terra ou areia de praia, pois eles buscariam por esses locais na natureza.
Pensando nas preferências dos felinos, a Petiko desenvolveu a Areia Natural Ultra Absorvente – um produto biodegradável e de origem mineral, que promove praticidade e conforto à rotina dos gatos.A Areia Natural Ultra Absorvente, da Petiko, possui grãos leves e macios, além de contar com alto poder de absorção. Do jeitinho que os bichanos gostam!
Passo 3: avalie o local onde ficará a caixa de areia
Assim como nós, os gatos gostam de privacidade na hora de usar o banheiro. Dessa maneira, é preciso colocar a caixa de areia em um lugar calmo e tranquilo!Além de evitar ambientes movimentados da casa, é importante lembrar de que os gatos são muito higiênicos e não gostam de fazer suas necessidades perto do local onde comem e dormem.Enfim, uma dica valiosa é: evite mudar a caixa de areia de lugar! Os gatos são animais que apreciam ter uma rotina estabelecida, por isso, não se dão bem com mudanças.
Passo 4: mantenha a higiene da caixa de areia
A limpeza da caixa de areia é fundamental para os gatos. Logo, é importante higienizá-la uma ou duas vezes por dia, retirando as fezes e a urina (que poderá estar em forma de torrão, dependendo da areia utilizada). Lembrando que essa higienização deve acontecer todos os dias!Além disso, o ideal é trocar completamente a areia e limpar a caixa com água e sabão neutro, ao menos, uma vez por semana.
Passo 5: apresente a caixa de areia para o seu gato
Apesar da maioria dos gatos saberem, instintivamente, como usar a caixa de areia, muitos deles não entendem de imediato que devem fazer as necessidades ali.Portanto, você pode mostrar onde fica a caixa de areia para o seu filhote e, até mesmo, colocá-lo lá dentro para que ele sinta a textura da areia e se familiarize com o local.Após seu filhote acordar de um cochilo ou cerca de meia hora depois de ele comer, você também pode pegar a patinha dele, com cuidado, e fazer movimentos de cavar e enterrar a fim de facilitar a compreensão sobre a dinâmica da caixa de areia.Para incentivar o uso através do reforço positivo, comemore, faça carinho ou ofereça petiscos para que ele interprete a interação com a caixa de areia como algo benéfico. Se você seguiu o passo a passo e, mesmo assim, o seu filhote ainda não está usando a caixa de areia, pode ser necessário procurar ajuda de um profissional. Leve-o para uma consulta com o médico veterinário para fazer uma avaliação e identificar o motivo.
Lembre-se de que, se encontrar o seu pet fazendo as necessidades no lugar errado, nunca brigue ou haja de forma agressiva, combinado?
Leia também: Areia higiênica para gatos: conheça a novidade da Petiko Catnip: conheça os benefícios para o seu gato Alimentos úmidos: a importância para a nutrição dos gatos 3 motivos que fazem os gatos “enterrarem” a comida