Ah, as brincadeiras para cachorro! Fala sério, tem coisa mais legal do que ver seu peludo correndo, pulando e se divertindo, com um baita sorriso no rosto e aquela língua de fora, babando de alegria?
Este é um momento delicioso, que fortalece ainda mais o elo entre o tutor e seu pet, mas pode ser que chegue uma hora em que você já esgotou o estoque de brincadeiras e está sem criatividade para novas, ou que procura por algo para fazer dentro de casa, como quando está frio ou muito calor. E então, o que fazer?
Já se encontrou nessa situação? Então, saiba que veio ao lugar certo! Nós separamos algumas brincadeiras e brinquedos que deixarão a hora da diversão ainda mais especial, tanto para o pet quanto para você. Confira!
Brincadeiras para Cachorro: Saiba Como Gastar a Energia do Seu Aumigo!
É realmente importante saber como brincar com cachorro?
Sim. Muito além do lazer (que também é super importante, diga-se de passagem), essa é uma necessidade para os cães domésticos, algo que já foi até objeto de estudo.
O assunto foi abordado no artigo “Why do dogs play? Function and welfare implications of play in the domestic dog (Por que os cães brincam? Implicações funcionais e para o bem-estar do brincar para os cães domésticos)”, publicado no periódico Applied Animal Behaviour Science.
A função de brincar nos cães foi explorada a partir de quatro teorias principais, que são as seguintes:
- Desenvolvimento de habilidades motoras;
- Treinamento para o desconhecido;
- Coesão social;
- A brincadeira como um subproduto dos processos biológicos.
A proximidade entre as funções de brincar e a associação entre as brincadeiras e o bem-estar animal, que acredita-se amplamente serem positivas, foram examinadas.
A maioria das evidências sustenta que as habilidades motoras e a coesão social são desenvolvidas nos cães, além de também mostrar que as brincadeiras ajudam a lidar com o desconhecido, embora isso ocorra em menor proporção.
A maior parte das brincadeiras mostraram a capacidade de melhorar a coesão social entre humanos e cães, aumentando sua familiaridade e reduzindo interações combativas.
Com todas as observações feitas, concluiu-se ser bem pouco provável que as brincadeiras para cachorro tenham surgido apenas como um subproduto de outros processos biológicos, o que significa que elas foram moldadas de maneira direta e indireta pela seleção artificial.
Portanto, sugere-se que a brincadeira não é um indicador confiável, generalista e positivo de bem-estar, mas sim um comportamento heterogêneo que serve a diferentes funções.
Logo, no final das contas, essa visão multifacetada da brincadeira implica que experiências anteriores, a vivência do animal e o contexto das interações definem a associação entre a brincadeira e o bem-estar, ou seja, brincar é fundamental para com os cães!
Quais são os melhores brinquedos para cães?
Existem raças de cachorro que adoram brincar e outras que naturalmente são menos brincalhonas, mas com o uso dos brinquedos certos e uma boa dose de empenho e determinação, você também pode ter ótimos resultados com o seu pet!
Alguns dos melhores brinquedos para cachorro, que merecem ser destacados por sua qualidade e também por estarem entre os queridinhos dos pets, são os seguintes:
- Cordas: estimulam o ato de morder, que é um hábito natural dos cães. Isso pode aliviar a dor que os filhotes sentem com o nascimento dos dentes, além de deixar as presas dos adultos limpas e fortes e combater o tédio e a ansiedade.
- Pelúcias: indicadas para cães de todas as idades, elas são macias e super divertidas. Podem conter guizos e apitos ou não, de acordo com o modelo escolhido, mas saiba que tais elementos podem aguçar ainda mais a criatividade do pet.
- Mordedores: feitos justamente para morder! Fortalecem os dentes ao mesmo tempo em que divertem, mas é preciso prestar atenção, já que nenhum deles é indestrutível. Esse é um dos benefícios de sempre trocar os brinquedos do cachorro: sempre novas oportunidades para morder e brincar!
- Bolinhas: não tem como falar sobre brincadeiras para cachorro sem citar uma das mais clássicas que existem. Disponíveis em várias cores, tamanhos e materiais, vale a pena ter um arsenal de bolinhas em sua casa para brincar sempre que quiser, além de ter novas opções caso aquelas se percam ou fiquem danificadas – o que deve acontecer cedo ou tarde.
Melhores brincadeiras para cães: escolha a sua favorita!
Deixe essa lista sempre perto de você. Assim, sempre que precisar, terá uma série de alternativas à mão!
- Cabo de guerra: essa é uma brincadeira super saudável para o pet, que deve ficar entretido por um bom tempo. Basta pegar uma corda, enrolá-la em suas mãos e dar a outra ponta para que ele morda. Só não se esqueça de colocar limites antes de brincar, já que os dogs não têm muito senso de “não morda”!
- Frisbee: uma das brincadeiras para cães mais clássicas e divertidas, que se adaptam tanto às praias quanto aos campos e até mesmo ao quintal. Jogue o disco e deixe que seu cãozinho saia correndo atrás dele e traga-o até você!
- Bolhas de sabão: quando se pensa em como brincar com cachorro, dificilmente se lembra de bolhas de sabão, mas acredite, seu peludo vai amar! Ensine-o a percorrer as bolhinhas pelo ar e veja como ele ficará super feliz e saltitante.
- Esconder objetos: pegue alguns brinquedos ou petiscos do seu cão e esconda-o pela sua casa. Se tiver um espaço com terra que possa ser cavado tranquilamente, eles podem até ser enterrados, já que o fato dos cães é bem aguçado.
- Esconde-esconde: essa também é uma das brincadeiras para cães que você pode não lembrar em um primeiro momento, mas que promete muita diversão. Escolha algum lugar para se esconder, chame seu pet e aguarde até que ele te encontre!
- Brincadeiras com água: seu cãozinho (ou cãozão) deve amar água, não é? Pois bem, qualquer ambiente molhado vai ser um espaço maravilhoso para que ele brinque, seja uma poça d’água, uma piscina ou o mar, mas prepare-se para dar um bom banho em seguida!
- Brincadeiras com cheiro: como o olfato dos nossos amigões é privilegiado, que tal ensiná-los a encontrar petiscos escondidos por copos, quase como os mágicos fazem? Comece com dois copos de cores distintas, depois vá aumentando a quantidade aos poucos, até chegar o ponto em que seu dog será um verdadeiro farejador.
- Pega-pega: se estiver desprevenido de brinquedos, mas quiser saber como brincar com o seu cachorro, o bom e velho pega pega é uma excelente alternativa. Basta levá-lo para um lugar aberto e começar a correr enquanto chama o pet – ele provavelmente vai ganhar todas nessa!
Como brincar com cachorro? É só deixar a imaginação fluir!
Você pode ensinar seu cão a se interessar pelos brinquedos, um processo que demora mais para algumas raças do que para outras e que também varia de acordo com a sua idade, mas o que ele quer mesmo é brincar com você!
É comum que nós fiquemos pensando muito nos brinquedos, mas as oportunidades que você encontrar, seja no dia a dia, durante uma caminhada ou passeio no parque, já serão um prato cheio para que o cãozinho gaste sua energia e brinque de montão.
Porém, por outro lado, é claro que é bom ter alguns brinquedos à disposição para quando quiser mudar as brincadeiras, e é aí que entra a Petiko! Nossa equipe busca oferecer sempre o que há de melhor aos tutores e aos animais, de modo que suas experiências sejam as melhores possíveis.
Quer saber por que os brinquedos para cães da Petiko são os ideais para seu pet? Porque eles são desenvolvidos por especialistas e escolhidos por pessoas que realmente amam os animais. Trabalhamos com amor e alegria para superar todas as suas expectativas!
O BOX.Petiko chega na sua casa todo mês com produtos escolhidos especialmente para seus pets, como petiscos deliciosos e saudáveis e brinquedos super divertidos, seja para morder, para pegar ou para outras atividades.
Além disso, o SHOP.Petiko tem várias outras opções, tanto as que são entregues no box quanto outras variedades, de modo que a brincadeira nunca acabe. Assim, a criatividade aumentará cada vez mais para as brincadeiras para cachorro!
O que acharam das dicas? Gostaria de acrescentar mais alguma? Conta pra gente!
Comentários
0 comments