Cuidados

Cuidados com Cachorro no Inverno: Cuide dos Peludos no Frio!

By Equipe Petiko

July 02, 2020

Índice

Ajude seu AUmigo a combater o frio!

É só começar a chegar ao final de junho que sabemos que a estação mais fria do ano está chegando. Corremos para tirar para lavar as blusas, toucas, cachecóis e afins do guarda-roupa, mas e os cuidados com cachorro no inverno, será que sabemos quais são?

Começamos a perceber que os dias ficam mais curtos e as noites mais longas. O sol nasce tarde e se põe cedo, com uma preguicinha digna dos humanos e seus AUmigos, cobertos, assistindo a um bom filme, série ou vídeo.

Mesmo que nosso amor pelos pets seja inegável, temos que concordar que nem sempre sabemos o que fazer no inverno. Será que eles sentem tanto frio quanto nós? Pode tosar o pelo do cachorro no inverno? É só colocar uma roupinha de frio para cachorro e pronto?

Para tirar essas e outras dúvidas, além de aprender uma série de informações super interessantes sobre o tema, continue conosco nessa AUventura gelada!

Conheça os principais cuidados com cachorro no inverno

Para ficar mais fácil, nós separamos algumas questões bem comuns para essa época do ano, seguidas de suas respostas. Assim, você pode pular direto para o que deseja saber – mas sugerimos que você leia tudo, já que conhecimento nunca é demais, especialmente sobre nossos tão amados catioros!

Índice de leitura:

Foto: Canva Pro

Qual a temperatura normal de um cachorro?

Pode ser que você, por curiosidade, já tenha medido a temperatura do seu cachorro com um termômetro infravermelho, o famoso “termômetro de testa”, ou que já tenha visto o veterinário fazer isso alguma vez.

Da mesma forma, também é normal que você tenha tomado um susto caso já tenha passado por isso em algum momento, já que a temperatura deve ter dado um pouco mais alta e, por isso, você achou que seu dog estava doente, mas fique tranquilo, porque a temperatura é diferente da nossa!

A temperatura normal dos catioros é de 38º a 39,5º. Geralmente, para ser considerado como febre, ela deve estar em pelo menos 40º. Portanto, da próxima vez que alguém te perguntar qual a temperatura normal de um cachorro, você já saberá a resposta!

Cachorro sente frio igual a gente?

Foto: Canva pro

Bem, eles sentem frio. Afinal de contas, por mais maravilhosos que sejam, ainda são seres vivos, sujeitos às variações de temperatura pelas quais passamos. Porém, isso acontece de forma um pouco diferente da dos humanos.

As pelagens, a espessura da pele e a camada de gordura variam de acordo com cada espécie. Logo, a sensação térmica dos cães não é igual a dos humanos e, inclusive, não é a mesma nem entre as diferentes raças.

O Husky Siberiano, por exemplo, é um cachorro super adaptado a climas gelados e que não sofre tanto com o frio. Por outro lado, o Bulldog Inglês já sente bem mais calor.

Portanto, cachorro sente frio também, mas as sensações térmicas variam entre eles.

Cachorro fica doente no inverno?

Foto: Canva Pro

Aqui temos outro ponto que se parece bastante entre os humanos e os doguinhos, já que eles também podem ficar doentes no inverno, que é uma estação tipicamente mais fria.

A doença mais comum que pode acometê-los nessa estação é popularmente chamada de “Tosse dos Canis”, cujo nome técnico é traqueobronquite. Seus principais sintomas são tosse simples e garganta inflamada, mas a situação pode evoluir para um quadro de pneumonia.

Ela pode ser evitada por meio de vacinas, ou seja, vale a pena investir nelas caso você queira reduzir ao mínimo as chances de que isso aconteça com o seu pet. 

Os cães também ficam mais suscetíveis à gripe canina durante o inverno, causada pelo vírus H3N8 e bastante parecida com a dos seres humanos.

Como saber se o cachorro está com frio?

Foto: Canva Pro

Assim como nós, humanos, ficamos mais “dengosos” durante o frio, os cães também apresentam alguns comportamentos parecidos, que dão a entender que eles estão com frio.

Eles podem querer dormir mais que o normal, ficar mais “lentinhos” e até deitar enroladinhos, de modo que consigam preservar sua temperatura corporal por um maior período de tempo.

Outros podem ficar chorosos, reclamar sem motivo aparente e até mesmo começar a latir do nada, de modo que consigam expressar seu descontentamento e incômodo com essa situação.

Um cachorro com frio pode tentar ficar atrás, embaixo ou dentro de móveis e outros objetos, mas isso não é uma regra, já que outros podem ficar até mais agitados.

Como aquecer cachorro no frio?

Foto: Canva Pro

Se você está com um cachorro com frio, com certeza quer que esse problema seja resolvido o quanto antes. Se quer saber como esquentar o cachorro no frio para deixá-lo confortável e com a cauda abanando, pode fazer o seguinte:

Meu pet não gosta de roupinhas. E agora?

Foto: Canva Pro

A roupa de inverno para cachorro é uma das melhores formas de deixá-los aquecidos (e com um estilo inconfundível, diga-se de passagem). Porém, alguns AUmigos mais agitados podem não curtir tanto assim a ideia de usar roupas.

Alguns sinais de que isso está acontecendo são quando o cão fica imóvel e deixa de andar, correr e brincar quando você coloca a roupa nele. Em outros casos, ele pode ficar inquieto e tentar retirá-la a todo custo.

A roupinha de frio para cachorro (e também de calor) é algo estranho para eles, ou seja, algo que não faz parte da sua natureza. Por isso, é normal demonstrar algum descontentamento.

Se o seu pet ainda é filhote, fica bem mais fácil de acostumá-lo: quando eles começam a usar roupas desde pequenos, a adaptação tende a ser tranquila, o que costuma ser carregado para a fase adulta.

Já se o seu AUmigão for mais velho, então é preciso ter paciência. Coloque a roupa, deixe um pouco e depois tire. Faça isso aos poucos e, com o passar do tempo, ele provavelmente se sentirá menos incomodado ao usar as roupinhas.

Pode tosar cachorro no inverno?

Foto: Canva Pro

Sim, mas com algumas precauções. Tosar cachorro no frio é possível, mas o ideal é deixar a pelagem um pouco mais longa, de modo a ajudá-lo a lidar com essa estação gelada.

Você pode optar por tosas higiênicas ou por aquelas menos radicais, que mantêm seu pelo super bonito e saudável sem deixá-lo com frio. Depois que a estação passar e chegar o inverno, então a tosa pode ser feita como vocês estão acostumados!

Veja também: 10 maneiras de ajudar animais abandonados no inverno

Bônus: o cobertor para cachorro da Petiko

Se você já nos conhece, sabe que amamos muito os animais e fazemos todo o possível para que eles fiquem bem. Se ainda não nos conhece, prazer: somos a Petiko! 🐾

Um de nossos lançamentos em 2020 é a coberta para cachorro da Petiko. Feita em fleece, aquele tecido bem macio e quentinho, ela pode ser comprada em dois tamanhos e está disponível em uma cor única, um verde bem lindo, que ficará incrível no seu pet.

Nos dias em que o frio está mais intenso, nada melhor do que cobrir seu melhor amigo com uma mantinha feita por quem ama tanto seu pet quanto você. Pode ter certeza que ele ficará super feliz (e AUquecido) com a ideia!

Solidariedade que aquece Petiko

Ah, ao comprar a manta para cachorro da Petiko, você ainda ajuda quem mais precisa. 100% do valor arrecadado nas vendas será destinado ao projeto Moradores de Rua e Seus Cães – RIO (@mrscrio), na campanha “Solidariedade que Aquece”, um projeto super bacana e que ajuda a cuidar dos doguinhos de rua.

Você pode comprar o cobertor para cachorro da Petiko aqui no nosso SHOP.Petiko.

Foto: @gooddogfotografia

Agora que você já sabe quais são os principais cuidados com cachorro no inverno, coloque-os em prática para que o seu pet fique bem quentinho.

Ah, se puder, compre também nossa manta para cachorro e ajude os cãezinhos que mais precisam. Assim, todos ficam felizes – e longe do frio! ❤