Você já ouviu falar de esportes caninos?
Os esportes são uma ótima maneira de gastar energia física e um ótimo desafio mental para os nossos cachorros.
A atividade física ajuda no combate a problemas de saúde como a obesidade, melhora o condicionamento físico, fortalece músculos e ossos, previne e combate o estresse e ajuda até na prevenção e eliminação de problemas comportamentais, se praticados regularmente.
Além de melhorar muito nosso relacionamento e comunicação com os cães, os esportes são a prova de que gastar a energia de nossos bichinhos pode ser divertido para eles e para nós, tutores, também!
Praticar esportes é sinônimo de bem estar e de maior qualidade de vida!
Existem diversas modalidades esportivas caninas. A maioria têm competições e campeonatos mundo a fora, mas elas também podem e devem ser praticadas de maneira recreativa, com foco na diversão!
Geralmente, os esportes exigem um maior condicionamento do que a prática dos passeios recreativos que nossos cães estão acostumados, por exemplo. Por isso, é importante fazer um check-up com seu animal.
Antes de começar a praticar um novo esporte, consulte seu médico veterinário de confiança para que ele avalie a saúde do cão e veja se ele está apto a começar. E não se esqueça de fazer um check-up você também!
Conheça alguns dos principais esportes caninos:
1. AGILITY
O agility é um esporte de velocidade e agilidade que mais cresce no mundo e um dos mais populares no Brasil.
Inspirado no hipismo, no agility o cão é conduzido por seu tutor por um circuito de obstáculos (túneis, gangorras, passarelas, rampas, saltos, slalom, pneus, etc.) sem o uso de guias, toques ou estímulos (brinquedos e comida), somente por gestos e comandos de voz. O objetivo é terminar o circuito sem faltas e em menor tempo.
Durante o aprendizado, para que o cão passe por cada obstáculo, o uso de brinquedos e petiscos está liberado, mas depois, dentro das pistas em competições, não é permitido. Todo o processo acaba sendo muito divertido para o cão e promove uma relação de confiança ainda maior entre os animais e seus proprietários.
Apesar de algumas raças com mais energia, como os Border Collies e Jack Russell Terriers, geralmente se darem muito bem nesse esporte, ele pode ser praticado por qualquer outra raça e tamanho e existem diferentes níveis de competições, que vão desde os mais iniciantes aos mais avançados.
Para a prática recreativa, muitos dos obstáculos podem ser inspirados no esporte e improvisados em casa, usando cones, argolas ou pneus, cabos de vassoura, canos de PVC, entre outros materiais.
Muitas creches/hotéis para cães já usam os obstáculos de agility de forma recreativa, o que é uma ótima opção de entretenimento para os cachorros que passam longos períodos de tempo por lá.
Texto relacionado: 8 dicas de exercícios para praticar com seu cachorro
2. FREESTYLE
O Freestyle é um esporte que envolve dança e obediência. Cão e tutor muitas vezes até se fantasiam para apresentar uma coreografia com diversos movimentos realizados ao som de uma música.
É um esporte bastante divertido, que está ganhando popularidade pelo Brasil. O esporte pode ser praticado por qualquer cão e por qualquer pessoa, por diversão, mas o treino, criatividade, sincronia e ritmo são importantes em competições.
3. FRISBEE
O Frisbee é uma modalidade que consiste basicamente no lançamento de discos de frisbee para o cão, de diferentes formas. É um esporte normalmente praticado por cães ágeis e com bastante energia, pois exige muitos saltos e acrobacias.
Há diversas modalidades de arremesso, entre elas arremesso a distância, Freestyle Frisbee e arremessos com precisão.
O arremesso a distância é um dos mais comuns em competições. Nessa modalidade, o objetivo é o cão pegar o maior número de discos em um período determinado de tempo. Cão e condutor se posicionam atrás de uma linha limite e os lançamentos começam.
No Freestyle frisbee, assim como no Freestyle comum, os movimentos são feitos ao som de uma música. Condutor e cão dançam em sintonia e são feitos lançamentos de curta distância. A criatividade também é um fator levado em conta nas competições dessa modalidade.
Já nos arremessos de precisão, os discos são lançados na direção de círculos pintados no chão e o cachorro deve ter muita precisão, estando dentro dos círculos ao pegar os frisbees para ganhar pontos.
4. FLYBALL
Esse esporte é ótimo para aqueles cães que amam bolinha!
É um esporte de velocidade que consiste em fazer o cão apanhar uma bolinha, passando antes por diversos obstáculos e chegando um tipo de “caixa” que assim que acionada, faz os arremessos das bolinhas.
A caixa é acionada quando o cão pressiona um pedal com a pata e então é jogada a bola que o cão deve pegar e voltar (com ela na boca) percorrendo os obstáculos com a maior velocidade possível.
Em competições, duas equipes percorrem simultaneamente numa prova de revezamento e a que termina primeiro é a vencedora. Um cão da mesma equipe só pode entrar na pista, quando o outro tiver voltado.
5. CANISCROSS
O Canicross consiste em um esporte de corrida em terreno rústico, como um trekking para cães. Nas corridas, cão e condutor ficam ligados por uma espécie de guia elástica que é conectada a um cinturão no humano e a um colete de tração no cão, durante todo o percurso. É um esporte ainda pouco popular no Brasil.
Há muitos outros esportes caninos como rallys de obediência, competições de proteção, de pastoreio, de tração, provas de força e resistência, de faro, natação, corridas com bicicleta e etc.
Basta procurar o esporte que se encaixa melhor com o seu perfil e com o do seu cão, e começar a praticar em um centro de treinamento ou em casa. Lembre-se da pensar na saúde e diversão em primeiro lugar e depois, pensar em competir.
Você já conhecia algum destes esportes para cachorros? Deixa aqui nos comentários!