Índice
- 1 Você já reparou que os gatos gostam mais de receber carinho em determinados lugares do que em outros? Venha ficar por dentro dessa curiosidade!
- 2 3 lugares em que os gatos gostam de receber carinho
- 3 Qual a maneira certa de fazer carinho em gatos?
Você já reparou que os gatos gostam mais de receber carinho em determinados lugares do que em outros? Venha ficar por dentro dessa curiosidade!
Se você já ouviu falar que os gatos são frios e desapegados, saiba que isso não passa de um mito. Na verdade, os gatos são carinhosos e amam estar perto dos seus tutores.Porém, é verdade que os bichanos são metódicos e gostam que as coisas sejam feitas do jeito deles. Portanto, é importante saber em que partes do corpo o seu gato gosta de receber carinho para desenvolver um bom relacionamento e fortalecer a confiança entre vocês.
A seguir, você vai conferir a lista de lugares em que a maioria dos gatos gosta de receber carinho.
3 lugares em que os gatos gostam de receber carinho
Assim como os humanos, cada animal tem sua personalidade e suas preferências. Por isso, alguns gatos podem gostar de receber carinho em um determinado local em que outros felinos não gostam. Entretanto, existe uma lista de partes do corpo que costumam ser as favoritas dos bichanos. Confira:
1 – CabeçaA maioria dos gatos ama carinho na cabeça, especialmente atrás das orelhas, na testa e entre os olhos. Mas sempre com um toque leve e suave.
2 – QueixoEste é um dos lugares favoritos dos gatos para receber carinho – eles costumam até mesmo fechar os olhos e erguer a cabeça para receber essa demonstração de afeto.
3 – CostasMuitos gatos amam receber carinho ao longo das costas – começando no pescoço e finalizando na base na cauda, que é uma área sensível. Contudo, lembre-se de que, geralmente, os bichanos não são fãs de cafunés em suas caudas.
Carinho na barriga: fazer ou não fazer?
Como foi dito anteriormente, cada gato tem suas próprias preferências. Grande parte dos bichanos não gosta de ser acariciado na barriga, pois é considerado um local de fraqueza. Desse modo, eles podem se sentir vulneráveis.No entanto, existem muitos gatos que gostam de carinho na barriga. Por isso, você pode tentar fazer carinho nesse local, mas, diante de qualquer sinal de estresse, encerre o cafuné e prefira acariciar as partes do corpo listadas acima.
Qual a maneira certa de fazer carinho em gatos?
Além de seguir o “mapa do carinho”, com as partes do corpo favoritas dos bichanos, uma das principais dicas é estar sempre com as mãos leves para acariciá-los de maneira gentil e suave.Esse cuidado na hora do carinho o deixará confortável, feliz e relaxado, afinal, os gatos são animais delicados e sensíveis.
Como identificar o momento certo para fazer carinho em gatos?
Os gatos são conhecidos por valorizar seu espaço pessoal, então saber quando é o momento certo para fazer carinho neles é fundamental para manter uma relação harmoniosa. Felizmente, os gatos têm maneiras distintas de comunicar suas necessidades de afeto. Aqui estão algumas dicas para identificar o momento certo:
- Linguagem corporal: preste atenção à linguagem corporal do seu gato. Se ele estiver ronronando, se entrelaçando nas suas pernas ou esfregando-se em você, são sinais claros de que ele está buscando carinho;
- Amassar pãozinho: quando seu gato começa a fazer o movimento de “amassar pãozinho” com as patas no seu colo ou em um local próximo, isso geralmente indica que ele está relaxado e confortável na sua companhia. Este é um ótimo momento para oferecer carinho.
Por que alguns gatos mordem durante o carinho?
Você já teve a experiência de fazer carinho em um gato e, de repente, recebeu uma mordidinha inesperada? Não se preocupe, isso pode ser uma prova de amor!
Acredite ou não, as mordidinhas suaves que alguns gatos oferecem durante uma sessão de carinho são uma maneira de demonstrar satisfação e felicidade com o afeto. Desde que a postura do felino não tenha mudado para uma posição de ataque, essas mordidinhas geralmente não são para machucar.
Lembre-se sempre de que cada gato é único, e as preferências podem variar. Respeite o espaço e os limites do seu felino e aproveite os momentos de carinho que ele oferece, pois são oportunidades preciosas para fortalecer o vínculo entre vocês.
Leia também: Por que os gatos levam baratas e ratos para os tutores? Catnip: conheça os benefícios para o seu gato Gatificação: confira o enriquecimento ambiental para gatos Entenda a importância dos arranhadores para gatos