Será que os animais só agem por instinto ou eles conseguem pensar assim como nós, humanos? Venha descobrir!
É bem provável que você já tenha ouvido dizer que os animais são movidos apenas por reflexos e que reagem a determinados estímulos. Mas o que diz a ciência sobre isso?
Será que seu pet compartilha alguma característica cognitiva com você? Encontrar respostas para essas e outras perguntas têm sido motivo de estudos de cientistas nas últimas décadas.
Sim, nossos filhos de quatro patas são seres pensantes!
Para o professor de psicologia da Universidade de Harvard, Marc Hauser, os animais são seres pensantes. É claro que tudo depende de como o pensamento é definido. É por isso que os cientistas preferem usar o termohabilidades cognitivas no lugar de pensamentos. Seja como for, os animais conseguem entender o ambiente onde vivem.
O professor da Harvard, tem muita base científica para sua afirmação, afinal, ele estuda a cognição dos animais desde 1980. Para o professor e pesquisador, a forma como os bichos encaram o mundo é bem parecida com a dos seres humanos.
Ele aponta os chimpanzés como um bom exemplo disso, especialmente devido à vida social agitada e rica desses primatas.
Outra linha de pesquisa conduzida pelo professor e sua equipe é sobre como definir quais os processos de raciocínio são únicos dos seres humanos e quais compartilhamos com os animais. Nesse sentido, o pesquisador ressalta que os animais têm pensamentos estimulantes, mas que a única forma por meio da qual podem transmiti-los é via gestos, grunhidos e vocalizações estranhas.
Os animais têm sentimentos próprios
Devido à capacidade de pensar e até analisar situações, os animais desenvolvem sentimentos e emoções próprios, por exemplo, ficando tristes ou alegres. Porém, eles também são influenciados e até podem copiar atitudes dos humanos.
- Um estudo publicado no Dogs’ Social Referencing towards Owners and Strangers, apontou que cães e gatos tendem a observar seus donos antes de decidirem por uma resposta emocional.
- Essa forma de agir é ainda mais evidente e importante para os bichos quando eles são apresentados ou colocados diante de uma situação desconhecida.
Acredito que não seja por acaso que costumamos dizer que o cachorro é o melhor amigo do homem, até porque o que acontece no cérebro do nosso filho de quatro patas sugere que ele pensa algo parecido com relação a nós.Leia também:Por que os cães seguem seus tutores?Alergia alimentar em cães: como identificar?As raças de cachorro mais antigas do mundoOs pets precisam tomar sol? Descubra agora!