Por que os cães seguem seus tutores?

in ,

Você já reparou que alguns cães costumam seguir seus tutores pra todos os lados? Venha descobrir o motivo desse comportamento!

Existem cães que são mais ‘’desapegados’’ e não fazem tanta questão de estar o tempo todo colados com a família. Enquanto isso, outros cãezinhos são tão apegados aos donos que os seguem por todos os cômodos da casa, querendo estar sempre por perto. 

Me conta aí, o seu é desapegado ou apegado? Confesso que o Snow é apegadíssimo, não gosta de ficar sozinho, vivo dizendo que é a minha ‘’sombrinha’’.

Devo me preocupar?

E a resposta é não! Seu filho de quatro patas ser apegado não é nenhum tipo de carência ou dependência emocional. É apenas uma forma de o cão estar próximo de quem ele ama, seja protegendo ou tendo como uma referência.

Cachorro que acompanha o tutor preferido

Seja na sala, quarto, banheiro, cozinha ou quintal, o ato é um caso sério de ‘’AUmor’’, porque o cachorro segue o dono até no banheiro. O que explicaria essa atitude é que os cães costumam querer ficar próximos de quem oferece mais afeto a eles.

Ou seja, é comum que ele siga o tutor que dê o que ele precisa: carinho, comida, água e brincadeiras. Isso porque ele sabe que, com aquela pessoa, não ficará desamparado. Isso não quer dizer que outros tutores não deem atenção a ele, mas ter um membro favorito na família pode ser real.

Dog Resting on Owner's Lap
Foto: Canva

Como seu pet não sabe falar “obrigado”, a única forma de agradecer e retribuir o amor que recebe, é dando a sua companhia. Fofo, não é mesmo? Essa é uma das possíveis explicações de por que o cachorro segue o dono.

Proteção do tutor

Um cachorro sendo carregado pelo dono
Foto: Canva

Algumas raças têm esse instinto ainda mais aguçado, por isso, estarão em sua companhia em qualquer lugar da casa que você for. Tudo isso é para se certificar de que você está bem e não está correndo nenhum perigo. Até porque, se algo for acontecer, ele será um cãozinho protegendo seu dono!

Costume de andar em bando

Não esqueça que cachorro já foi acostumado a andar em bando nos primórdios, e seus instintos primitivos ainda podem aparecer de vez em quando. Normalmente, nas matilhas, há um líder que ele deve seguir. Nesse caso, ele enxerga o tutor como essa referência, por isso, quer estar por perto dele o tempo todo.

Então podem ficar tranquilos (as) que, se seu filho de quatro patas te seguir o tempo todo, não é algo anormal e, se o seu peludo não tem essa atitude, não há motivos para se preocupar também, afinal, cada um tem sua personalidade.

Leia também:
As raças de cachorro mais antigas do mundo
Brinquedos para cães e gatos: as 6 principais regras
Heterocromia em pets: descubra o que é
A importância de escovar os pelos de cachorros e gatos

Camilla Dias do snowdoguinhoo

Escrito por Camilla Dias do snowdoguinhoo

Engenheira Sanitarista e Ambiental, tenho um filho de 4 patas, o @snowdoguinhoo, um Akita Inu muito fofo, carinhoso e adora uma bagunça, Snow foi quem que me ajudou a enxergar o mundo e os animais de outra maneira, hoje sou vegetariana, amante e defensora dos animais.

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Loading…

0

Comentários

0 comments

Mais artigos como este:

App Petiko: mais praticidade no seu dia a dia

App Petiko: mais praticidade no seu dia a dia

BOX.Petiko: conheça as novidades do tema “Dino Petiko”