Cuidados

Otite canina: saiba tudo sobre essa doença

By Camilla Dias do snowdoguinhoo

April 03, 2023

Índice

Além dos humanos, os cães também podem sofrer de otite. Por isso, hoje você vai conferir as causas, os sintomas e o tratamento da otite canina. Vamos lá?

A otite em cães é caracterizada pela dor de ouvido em cachorro, como se fosse uma inflamação do ouvido. Essa complicação pode acontecer com qualquer cachorro, mas é bem comum em raças que possuem as orelhas caídas, como os Beagles.

Isso ocorre porque dentro do ouvido dos cães existem fungos naturais e bactérias, que são saudáveis e importantes para o organismo. Porém, quando o local fica úmido, ou a imunidade do nosso filho de quatro patas cai, a produção desses fungos e bactérias pode aumentar e favorecer a infecção do local, provocando a otite.

A otite canina é uma doença que pode ser classificada de acordo com a porção do órgão auditivo que foi afetada e categorizado de três formas: externa, média e interna. 

Se não tratada, essa infecção pode avançar e se tornar uma otite crônica em cães. A otite crônica em cães tem cura, mas pode trazer consequências irreversíveis ao seu amiguinho.

Principais sintomas da otite canina

Foto: Canva

Quanto mais rápido você identificar uma doença, mais eficiente será o tratamento. E a boa notícia em relação à otite canina é que, quando ela ocorre, os cachorros costumam demonstrar incômodo na região. 

Por isso, fique sempre atento quando seu filho de quatro patas:

Em casos mais avançados, essa complicação pode, ainda, comprometer o sistema neurológico, prejudicando a audição do cachorro permanentemente. Dessa forma, é importante consultar um médico veterinário sempre que notar que algo não vai bem com seu pet!

Tratamento da otite canina

Foto: Canva

Ao perceber sintomas de otite canina, o veterinário vai examinar o conduto auditivo do cãozinho a fim de verificar a inflamação e observar se há algum objeto estranho. Descartada essa possibilidade, ele pode tirar amostras de cera a fim de verificar se há presença de fungos, ácaros e bactérias.

Em caso negativo, é comum que o veterinário peça outros exames para identificar a causa da otite. Isso é importante porque otratamento para otite canina vai depender da origem do problema.

Como prevenir a otite canina?

Foto: Canva

Embora existam diversas causas para a otite canina, de maneira geral, é possível diminuir o risco de o cachorro ter essa doença tomando alguns cuidados, como, por exemplo:

Além desses cuidados, também verifique se não há nenhum cheiro ou secreção suspeita no local e claro, limpe as orelhas do seu filho de quatro patas frequentemente e adequadamente para evitar a proliferação de fungos.Leia também:3 maneiras de promover enriquecimento alimentar aos petsO que preciso saber para levar meu cachorro à praia?Por que o cachorro lambe o tutor? Descubra agora!Comedouro elevado faz bem para o meu pet?