Comportamento

Por que os gatos levam baratas e ratos para os tutores?

By Equipe Petiko

August 14, 2023

Índice

Apesar de curioso, esse comportamento é bastante comum entre os gatos. Venha entender os motivos por trás desse hábito!

Se você é tutor ou tutora de gato, provavelmente, já tenha recebido um presentinho um tanto quanto inesperado: um animalzinho morto, como baratas e ratos. Caso isso nunca tenha acontecido com você, certamente já ouviu falar desse comportamento felino e, com certeza, isso despertou sua curiosidade.

Afinal, por que os gatos levam baratas, ratos ou outros animais mortos para os humanos? Será um gesto de carinho, semelhante ao que temos com as pessoas que presenteamos? Descubra, no conteúdo a seguir!

Entenda sobre o instinto caçador dos gatos

Alguns especialistas acreditavam que os egípcios foram os primeiros a domesticar os gatos, há cerca de 4 mil anos. No entanto, descobertas arqueológicas e genéticas recentes indicam que a domesticação se iniciou no Crescente Fértil, nos primórdios da agricultura, há cerca de 10 mil anos.Porém, mesmo após milhares de anos de domesticação, alguns instintos dos gatos continuam aflorados, como o de caçar

A destreza e a predisposição genética dos felinos, como dentes afiados, visão noturna, garras retráteis, patas macias que fazem pouco barulho, flexibilidade e agilidade nos movimentos, fazem deles caçadores habilidosos para capturar brinquedos e até mesmo alguns animaizinhos.

Foto: Canva

Gatos selvagens precisam caçar para sobreviver e, por isso, esse instinto caçador começa a ser trabalhado quando o gato ainda é filhote.Primeiro, as mães levam os animais já abatidos aos filhos, para que eles possam comê-los. Após um tempo, passam a levar a caça ainda viva para que os filhotes aprendam a matá-los e, assim, saibam como sobreviver na natureza.Agora, você deve estar se perguntando por que eles continuam fazendo isso, já que convivem com os humanos há milhares de anos.A resposta é simples: apesar de 10 mil anos parecerem muito, esse tempo representa um curto período em termos evolutivos, tornando-se insuficiente para que eles “abandonem” o instinto de caça.

Mas ao longo desses anos, devido à convivência com os humanos e à rotina tranquila, com água, comida e amor, esse instinto se moldou de acordo com a realidade dos felinos domésticos.Levando em consideração que eles não precisam caçar por sobrevivência, mas o instinto ainda é latente, é possível observar dois tipos de comportamentos: eles brincam com as suas presas ou nos presenteiam com elas.

Presente de grego, ops, de gato

Foto: Canva

Como mencionamos anteriormente, o gato pode brincar com a sua presa ou nos presentear. Brincar com o animal morto significa que o gato não precisa se alimentar, então ele desfruta do seu troféu de outra maneira.

Já no segundo caso, existem duas teorias que explicam o comportamento de presentear os humanos com as presas abatidas.A primeira teoria interpreta o animal morto como um presente que reflete o amor, a afeição e a admiração pelo tutor. Entretanto, a segunda teoria indica que o gato está nos ajudando a sobreviver, pois acredita que não somos bons caçadores e não sabemos abater a nossa própria presa.

A segunda explicação acrescenta que, dentro de uma colônia, os gatos ensinam uns aos outros por costume social. Além disso, sugere que as fêmeas castradas podem ter maior predisposição para “ensinar” a abater a presa, já que é algo inato em sua natureza e que só podem transmitir com quem convivem.

Como evitar que os gatos nos traga suas presas

Brinquedo Miaucarrão Italiano enviado na edição “Petiko na Itália” do BOX.Petiko para gatos

Por mais desagradável que seja, esse tipo de conduta não deve ser reprimida. Para o gato, é um comportamento natural e positivo para nos mostrar que somos parte da sua família e, por essa razão, uma má resposta pode gerar desconforto e desconfiança em nosso bichano.

No entanto, podemos fazer algumas melhorias em sua rotina para evitar que isso aconteça. Confira as dicas a seguir:

Caso seu gatinho leve mais presentes como esses para você, lembre-se de que ele apenas quer despertar o seu instinto, pois não deseja que você morra de fome. Repreendê-lo não é a melhor saída! 

Siga as dicas acima para que, aos poucos, ele deixe esse hábito para trás e se dedique apenas às presas de brinquedo.

Leia também: Por que os olhos dos gatos brilham no escuro? Catnip: conheça os benefícios para o seu gato Alimentos úmidos: a importância para a nutrição dos gatos Gatificação: confira o enriquecimento ambiental para gatos