Por que os olhos dos gatos brilham no escuro?

in

Você já se deparou com os olhos do seu gato brilhando no escuro? Então venha conferir o motivo por trás desse curioso “fenômeno”.

Se você convive com um gato, provavelmente, já reparou que seus lindos olhos costumam “brilhar” em ambientes escuros. Mas essa curiosa habilidade não tem nada a ver com poderes mágicos, como os de super-herói. Na verdade, essa capacidade é perfeitamente natural! A seguir, você vai entender o porquê isso acontece. Confira!

De onde vem o brilho dos olhos dos gatos?

Por que os olhos dos gatos brilham no escuro?
Foto: Canva

Primeiro, você precisa saber que os olhos dos gatos não brilham em qualquer situação, e existe uma explicação para isso. Esse “brilho” que a gente vê, nada mais é, do que o reflexo da luz captada por uma membrana que se situa na parte de trás dos olhos dos gatos, chamada de tapetum lucidum

Então, qualquer raio de luz presente no ambiente (por menor que seja), é facilmente capturado por essa membrana, fazendo com que o brilho no olhar dos bichanos se sobressaia. Isso significa que, em um ambiente que não tem nenhum resquício de luz, os olhos deles não vão brilhar.

Ah! Não podemos esquecer que, em situações com luz baixa ou ausência quase total dela, a pupila dos gatos pode ficar até 50% maior que a de um humano, além de possuir um número maior de células sensíveis à luminosidade! Muito interessante, né?

A importância da membrana tapetum lucidum

Por que os olhos dos gatos brilham no escuro?
Foto: Canva

Como foi dito anteriormente, essa membrana é responsável por refletir a luz (ou seja, a imagem percebida) na retina, proporcionando maior oportunidade de capturar até mesmo o menor raio de luz presente no ambiente. Assim, a capacidade de visão é aprimorada.

No escuro, o gato precisa capturar a maior quantidade de luz possível, de modo que as suas pupilas, que permanecem como fendas em áreas brilhantes, se dilatam até quase o tamanho externo do seu olho, para reter qualquer resquício de luminosidade presente no ambiente.

Essa habilidade é uma ótima aliada para os bichanos que, apesar de superfofinhos, são excelentes caçadores com hábitos crepusculares. 

Além dos gatos, a maioria dos animais que têm hábitos crepusculares ou noturnos possuem tapetum lucidum. Isso inclui predadores e presas, desde raposas a ovelhas.

Peixes, golfinhos e outros animais aquáticos também possuem essa membrana, afinal, eles precisam enxergar em águas escuras, onde os raios de luz do Sol não entram.

A visão dos gatos: como eles enxergam o mundo?

Por que os olhos dos gatos brilham no escuro?
Foto: Canva

Como as luzes ficam refletindo no tapetum lucidum, a visão dos bichanos acaba ficando levemente comprometida. Por esse motivo, os gatos enxergam um pouco embaçado, e precisam estar perto de um objeto para vê-lo com a mesma qualidade que um humano veria em um lugar com luminosidade.

Mas, ao contrário do que podemos imaginar, essa limitação não é um problema para nossos amados felinos. Os bigodes e pelos nas patas são os responsáveis por auxiliar na noção de espaço dos bichanos, dessa forma, a margem de erro durante uma “caçada”, mesmo com os empecilhos da visão míope, é mínima.

Além disso, os olhos dos gatos possuem todos os componentes necessários para ver as cores, mas não em quantidade e variedade para ver todas as combinações de cores que fazemos. 

Mas, o que falta aos bichanos em interpretação de cores, eles compensam em sua capacidade de ver no escuro, e também com uma ótima visão periférica.

Nossos gatinhos têm um campo de visão mais amplo, conseguindo enxergar um ângulo de, aproximadamente, 200°, enquanto os humanos conseguem ver apenas 180°. Apesar de pequenos, os bichanos possuem grandes habilidades!

Agora, todas as vezes que os olhos do seu bichano brilharem, você saberá as incríveis habilidades que essas fofuras têm!

Gostou de conhecer as curiosidades sobre a visão dos gatos? Compartilhe o conteúdo com outros tutores de gatos para que eles também fiquem por dentro das incríveis habilidades que os bichanos têm!

Leia também:

Catnip: conheça os benefícios para o seu gato
Comedouro lento para gatos: conheça 5 motivos para usar
Alimentos úmidos: a importância para a nutrição dos gatos
Entenda a importância dos arranhadores para gatos

Equipe Petiko

Escrito por Equipe Petiko

Para pessoas que amam seu pet. Feito por pessoas que amam os seus.

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Loading…

0

Comentários

0 comments

Mais artigos como este:

Aromaterapia para pets: conheça os benefícios

Aromaterapia para pets: conheça os benefícios

Por que os cães amam brinquedos que emitem som?

Por que os cães amam brinquedos que emitem sons?