Aromaterapia para pets: conheça os benefícios

in ,

Você sabia que, assim como os humanos, os pets também podem se beneficiar com o uso de óleos essenciais? Venha conhecer as vantagens de utilizar aromaterapia para pets!

Se você é um tutor de cachorro ou gato, pode estar procurando maneiras naturais de ajudar a manter a saúde e o bem-estar do seu companheiro peludo.

A aromaterapia para pets é uma opção cada vez mais popular e eficaz entre os tutores. Essa técnica envolve o uso de óleos essenciais derivados de plantas para ajudar a aliviar o estresse, reduzir a ansiedade, melhorar o sono e até mesmo aliviar dores e desconfortos físicos.

Neste artigo, você vai entender como a aromaterapia pode ajudar a melhorar a qualidade de vida do seu cachorro ou gato. Venha conferir!

Afinal, o que é a aromaterapia para pets?

Aromaterapia para gatos
Foto: Freepik

Os óleos essenciais são substâncias extraídas de raízes, caules, folhas, flores ou frutas de plantas e podem ser usados de diferentes maneiras, como:

  • Inalação ao aplicar os óleos essenciais no ambiente;
  • Aplicação tópica através de massagens;
  • Em produtos de higiene e bem-estar;
  • Banho aromático.

Ao pensar em tratamentos naturais para os pets, a aromaterapia pode ser uma opção eficaz. No entanto, é importante lembrar que o olfato dos cães e gatos é muito mais desenvolvido do que o dos seres humanos, o que significa que é preciso ter cautela ao utilizar óleos essenciais nos peludos.

Portanto, é importante utilizar óleos essenciais feitos especialmente para pets (não use o de humanos!) e se atentar a quantidade de produto aplicado.

Caso tenha alguma dúvida na hora da utilização, consulte um médico-veterinário para que ele tire suas dúvidas e te oriente da melhor maneira.

Quais os benefícios da aromaterapia para pets?

Cachorro e gato
Foto: Canva

O uso de óleos essenciais promovem diversos benefícios para os pets, principalmente, para complementar o tratamento de problemas emocionais, comportamentais ou até físicos.

Um pet que desenvolveu ansiedade devido a uma mudança de casa, por exemplo, pode se beneficiar com o uso dos óleos essenciais corretos, que vão facilitar a adaptação por proporcionar relaxamento ao peludo.

Dessa forma, é possível perceber que a aromaterapia para pets promove inúmeros benefícios. Dentre eles, podemos destacar:

  • Redução de estresse e ansiedade: alguns óleos essenciais possuem propriedades calmantes e podem ajudar a reduzir o estresse e a ansiedade em pets;

  • Alívio de dores e desconfortos: alguns óleos essenciais possuem propriedades analgésicas e anti-inflamatórias, podendo ajudar a aliviar dores e desconfortos físicos em pets, junto à medicação prescrita pelo médico-veterinário;

  • Melhora do sono: a aromaterapia pode ajudar a melhorar a qualidade do sono dos nossos pets, proporcionando um sono mais tranquilo e reparador;

  • Diminuição do medo: alguns pets podem sentir medo de pessoas estranhas, outros pets e até mesmo de barulhos. Desse modo, existem óleos essenciais que podem ajudar a acalmá-los nesses momentos de aflição;

  • Redução da agitação: em casos de pets hiperativos, a aromaterapia pode ser uma grande aliada na hora de diminuir essa euforia;

  • Combate a coprofagia: seu pet está ingerindo as próprias fezes ou as de outros animais? Esse hábito se chama coprofagia e a aromaterapia pode ajudar na hora de solucionar esse comportamento. 

Como aplicar óleos essenciais nos pets?

Spray Desembaraçador com óleos essenciais, da Ser Natural
Spray Desembaraçador com óleos essenciais, da Ser Natural

Uma opção muito prática, por exemplo, são as embalagens em forma de roll-on, como o Blend Relax da Ser Natural.

A aplicação deve ser feita sempre em locais com pouco pelo e onde o pet não consiga lamber, como na parte interna da orelha e da nuca. Porém, é importante manter os óleos essenciais longe das mucosas, dos olhos e evitar que o pet absorva o óleo por meio de lambidas.

Além dos blends de óleos essenciais, outra maneira de obter as ações terapêuticas deles é através de produtos que contam com óleos essenciais em sua composição. É importante que eles sejam seguros para os animais e com formulações específicas para cães e gatos.

Conheça a Ser Natural: cosméticos veganos com óleos essenciais para os pets

Produtos de aromaterapia da Ser Natural para pets
 Cosméticos veganos com óleos essenciais para os pets, da Ser Natural

A Ser Natural, uma marca da Fórmula Animal, conta com produtos cosméticos veganos e sustentáveis para pets, que utilizam ingredientes de origem vegetal e óleos essenciais para promover o bem-estar dos animais de estimação.

Com fórmulas práticas e seguras para toda a família, os produtos são enriquecidos com propriedades farmacológicas dos óleos essenciais, que conferem benefícios terapêuticos e promovem a limpeza da pelagem dos pets.

O shampoo hidratante, por exemplo, é feito com óleo de coco e óleo essencial de laranja doce, e além de limpar, proporciona um banho relaxante e um aroma agradável.

Já o protetor solar, com fator de proteção 30, conta com o óleo essencial de capim-limão, que traz frescor, ânimo e sensação de bem-estar ao pet.

Livres de corantes, sulfatos, silicone, sais, parabenos e outros produtos sintéticos prejudiciais ao meio ambiente, os produtos da Ser Natural são ideais para banho, cuidados e bem-estar, sempre priorizando a qualidade de vida dos pets e a sustentabilidade.

Clique aqui para acessar o site e conhecer de perto os produtos que fazem a diferença na rotina de cães e gatos por todo o Brasil!

Gostou de conhecer os benefícios da aromaterapia para pets e os produtos da marca Ser Natural? Compartilhe este conteúdo com outros tutores que, assim como você, se preocupam com o bem-estar de seus filhos peludos!

Leia também:
3 maneiras de promover enriquecimento alimentar aos pets
Senciência e enriquecimento ambiental: conheça a verdade
A importância de escovar os pelos de cachorros e gatos
Os pets precisam tomar sol? Descubra agora!

Equipe Petiko

Escrito por Equipe Petiko

Para pessoas que amam seu pet. Feito por pessoas que amam os seus.

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Loading…

0

Comentários

0 comments

Mais artigos como este:

Brinquedos para filhotes de cachorro: confira as opções

Brinquedos para filhotes de cachorro: confira as opções

Por que os olhos dos gatos brilham no escuro?

Por que os olhos dos gatos brilham no escuro?