Menu
in ,

Primeiros socorros pet: como usar o carvão ativado

Você sabia que o carvão ativado é um grande aliado contra a intoxicação de pets? Veja os benefícios e como usá-lo em uma situação de emergência.

Ter um pet é estar exposto a situações que muitas vezes fogem do nosso controle. Nesses 12 anos resgatando e cuidando de cães e gatos em situação de rua, já passei por inúmeros sustos. E se tem um item simples, de baixo custo, que nunca deixei faltar na minha farmacinha pet é o carvão ativado.

Ele é um composto de carbono poroso, muito conhecido por sua capacidade de absorver toxinas, gases, metais pesados e outras substâncias perigosas. Basicamente ele atua como uma esponja, impedindo que o corpo absorva rapidamente o que pode ser nocivo para o animal.

E essa propriedade pode fazer toda a diferença em situações de emergência envolvendo seu cachorro ou gato.

Quando o carvão ativado pode salvar vidas

Foto: Canva

O carvão ativado é especialmente útil em casos de intoxicação e envenenamento. Administrado corretamente, ele pode reduzir em até 75% a absorção de toxinas pelo organismo do animal.

Isso significa que, em uma situação de emergência, o carvão ativado pode te fazer ganhar tempo até que você consiga ajuda veterinária.

Algumas das situações em que o carvão ativado pode ser essencial

  • Intoxicação por plantas tóxicas, como lírio e azaléia;
  • Envenenamento por pesticidas, inseticidas, raticidas ou em casos intencionais com o uso de chumbinho;
  • Ingestão de alimentos prejudiciais, como chocolate, que contém teobromina, uma substância tóxica para cães e gatos;
  • Morder um sapo, pode causar intoxicação em animais curiosos;
  • Intoxicação por produtos de limpeza ou de combate a ectoparasitas.

Além disso, ele também pode ser útil em casos de diarreia e hemorragias. Sua capacidade de absorver toxinas e impurezas pode ajudar a aliviar os sintomas e acelerar a recuperação do seu pet.

Como usar o cartão ativado corretamente

Foto: Canva

Para o carvão ativado funcionar bem, utilize a quantidade certa. A dose é de 1 a 5 gramas por quilo do seu pet, se for em comprimido, ou 6 a 12 ml por quilo, se for diluído. Sempre misture o carvão ativado em pó com água antes de dar ao animal – nesse caso, o uso da seringa pode ajudar.

Carvão ativado é um suporte e não a solução

Lembre-se que ele não substitui o atendimento veterinário e serve apenas como primeiros socorros, para reduzir os danos e ganhar tempo até que seu pet possa receber tratamento adequado.

Outro ponto importante é nunca oferecê-lo a um animal inconsciente, pois o comprimido pode obstruir as vias aéreas e o líquido pode ir parar em locais indesejados como pulmão, prejudicando a situação do animal.

Tenha sempre carvão ativado em casa

Manter carvão ativado em casa oferece inúmeros benefícios em uma situação de emergência. Ao comprar armazene em local adequado e fique atento a data de validade. Proteja quem você ama!

Leia também:
Adotar um pet: benefícios que vão além do amor
Entenda por que não oferecer osso de couro para seu cachorro
Coleira com guizo para gato: entenda por que não usar
Gastrite em pets: causas, sintomas e tratamentos

Escrito por Adotei Um Pet

Letícia Lara, protetora, há mais de 12 anos resgatando e reabilitando animais em situação de vulnerabilidade.
Mãe de pet, que compartilha sua rotina e os cuidados com seus animais no perfil @adoteiumpet.

Leave a Reply